• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Duvida - tracção às 4 rodas Alter II ?!?

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Boas.
adquiri à poco tempo um Alter II 2.5TD e visto ser novo nestas andanças de veiculos TT tenho uma duvida.

Quando é que posso andar com a tração às 4 ligada? Posso rolar em alcatrão e em velocidade com tracção às 4 ou só as posso utilizar no monte devido ao autoblocante do diferencial trazeiro?
Desculpem a minha ignorancia, mas como em algumas conversas que tive fiquei com a impressão que se andasse com as 4 ligadas e fizese uma curva mais apertada poderia partir ou danificar algo devido ao autoblocante resolvi perguntar para não estragar o meu UMMenino LOL.

Desde já obrigado a quem me ajudar a esclarecer esta situação..

Vitor Proa

Nien

UMM
Registo
2 Fev 2007
Boas Vitor!

No UMM não deve andar com a tracção ligada em alcatrão, não deviso ao autoblocante traseiro, mas sim pelo facto de o umm não ter diferencial central, ou seja com a tracção ligada os diferenciais recebem a mesma "rotação", no fundo é um problema idêntico aos UMM que têm o diferencial de trás soldado (ou bloqueado), ao curvar cada roda percorre uma distância diferente, com alguma das situações que descrevi isso não acontece, e além de arriscar uma perda de controlo do carro/saida de estrada, força o material por vezes ao ponto de partir.

Mas já virá algém que perceba mais do que eu explicar melhor ;)

Daniel Suzano

Sou louco, por UMM's!!!

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Não é aconselhável, pois estás a esforçar a mecânica, e como ja disseram, como não há diferencial, ambos os eixos rodam o mesmo. E isto era optimo se as relações de ambos os eixos fossem iguais, mas não são, até porque normalmente á frente é dana 30 e atrás é dana 44, corrijam-me se estiver errado. pelo que há um eixo que roda mais que outro, e daí estar a esforçar estupidamente a mecânica. No entanto quando ando no mato e faço estrada pelo meio, tranco os cubos, e apenas altero de 4x4 para 4x2 quando entro na estrada, e vice versa. Neste caso tens a manga do eixo a rodar, mas desligada da caixa. O que não faz tanto mal. No entanto para andar a fundo em estrada, convém desligar também os cubos.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Desde já obrigado pelas vossas prontas respostas e esclarecimentos, espero ouvir mais opiniões para poder ficar mais informado acerca do funcionamento desta mecánica.

Já agora, haverá alguma solução para este "problema"? De algum modo poder-se há colocar/adaptar um diferencial central que corrija a questão?

Desculpem mais uma vez a minha ignorancia :p... e Obrigado a todos.

Vitor Proa

Nien

UMM
Registo
2 Fev 2007
Vitor,

UMM que é UMM é para andar fora de estrada!

O UMM até é um carro seguro, se não abusares dele com a estrada molhada, não vais precisar da tracção ligada.

Drº Lion, a relação dos diferenciais é a mesma (por carro) caso contrário ou montava pneus de dimensões em cada eixo ou assim que andasse com a tracção ligada alguma coisa tinha de partir!

Cumprimentos,

Daniel Suzano

Sou louco, por UMM's!!!

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:[

Já agora, haverá alguma solução para este "problema"? De algum modo poder-se há colocar/adaptar um diferencial central que corrija a questão?

Isso não é um problema, mas uma mais-valia! Se fosse como dizes atascavas assim que uma das 4 rodas começa-se a patinar.

Os LADAS são assim mas têm um bloqueio desligável do diferencial central. Mas se avaria lá ficam eles em qualquer lado.:cool:

A tracção só deve ser usada em terrenos com pouca aderência. JAMAIS deves usar a tracção em asfalto (só se tiver neve ou gelo por exemplo) caminhos em calçada ou cubo, etc.

Eu até evito usar em caminhos de terra lisa, além de não esforçar a mecânica sempre é mais divertido:D.

Contudo, ocasionalmente (de 2 em 2 semanas por exemplo) usa a tracção (em local prório) assim como as redutoras. Isso para dar uso ao material evitando que se estrague por falta de uso.

UMM abraçUMM

j.aldeia

I know what your thinking punk!
Your thinking did he fire six shots or only five?
Now to tell you the truth I forgot myself with all this excitement, but being this is a 44 Magnum, the most powerfull hand gun in the world and will blow your head clean off, youv'e got to ask yourself a question!
Do I feel lucky?
Well do ya punk?

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Aproveitando o tópico...
Os meus cubos não dão para desligar... não sei se é de origem ou não mas nunca vi outro UMM assim mas penso que não devo ser caso único...
Posto isto, as mangas de eixos rolam permanentemente... Com isto os problemas de desgaste mencionados bem como as limitações (ângulos de viragem) são permanentes.

Partindo de um principio que o UMM saiu assim de origem:
- Dado que tenho um Trofeú o qual afinadito (que não está) é carrito pa andar razoavelmente bem não acaba por ser um contra senso este tipo de cubos?
- Será pelo seu público alvo da altura ter um caracter competitivo e conduzir quase exclusivamente como o 4X4 ligado?

Abraço
Bruno

Registo
30 Mar 2006
Bruno tu deves ter os cubos dos UMM militares que são permanentes e não eram de origem em mais nenhuma carro que não alguns militares, na competição muita gente utilizava esses cubos devido à fiabilidade pois é menos uma peça a dar chatices.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Muito obrigado a todos.
Fiquei muito mais esclarecido à cerca do assunto. É que sempre tive esta duvida porque quando comprei o UMM o antigo dono (que até percebe alguma coisa de jipes, ou não tivesse ele já recuperado e restaurado uns quantos Cournil, Alter e até uns Willis) aconselhou-me a usar a tracção às 4 ligada em dias de chuva e especialmente em paralelo... Mas da unica vez que o fiz foi em alcatrão, e o resultado não foi maravilhoso uma vez que o UMMenino começou aos saltos quando fiz uma curva mais apertada :p:disappointed_relieved:...
Vá podem chamar de maçarico :D:D:D...

Mas não volto a repetir a graça uma vez que já me ajudaram...

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Obrigado pelo esclarecimento Valter.
Tou sempre a aprender mais sobre os nossos meninos.

Abraço
Bruno

RLima

UMM
Registo
14 Abr 2006
Um UMM faz mais em 4x2 do que muitos em 4x4

para precisarmos de ligar os cubos precisamos de:
. lama
. areia
. percursos impróprios para cabras montesas

em todas as outras situações só a puxar atrás os bichinhos passam em todo o lado :)

Rui Lima

UMM Alter II Turbo 92
UMM Alter II Pick up 93

Top Inferior