• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Duvida medida pneus Cournil

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Boa tarde amigos,

Tenho a seguinte duvida em relação há medida dos pneus para colocar, eu pretendo colocar uns pneus no meu cournil 79 um bocado mais largos que os originais e até um pouco mais altos, se ficassem a facejar a carroçaria (guarda lamas), seria perfeito, acho que fica mais bonito e com um ar mais imponente. Mas que medida seria essa, visto que sou um leigo na matéria.

Entretanto já estou a tratar da homologação dos pneus com a UMM e já tenho as medidas disponível, mas nao sei quais escolher...

De salientar que vou fazer estrada, as vezes passeios no monte, mas nada de TT, dai presumo que seria um pneu misto correto?

acho que um pneu assim ficaria perfeito no Cournil:

Aguardo as vossas opiniões.

Obrigado.

Quando não dá mais... vou de lançoooooo :)

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Em jante 16 podes utilizar o 235/70R16 ou se queres mais alto o 235/85R16.

Nessas medidas deves conseguir o aspecto que desejas.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Obrigado Aldeia, depois de pesquisar um pouco tinha chegado mais ao menos a essa conclusão.

mas com certeza acho que vou ter outro problema, como o Cournil não tem direcção assistida, acho que vou ter que comer um boi todas as vezes que quiser sair com ele , se usar estes pneus nao?

ou será pacifico ? lol

Obrigado.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Será mais difícil, mas não terás que comer um boi (mas isso é subjectivo, não conheço o teu "caparro"). Convém ter os pneus na pressão correcta para não custar tanto, com pneus vazios aí será complicado.

Cournil Lisboa

Paulo Nunes
Registo
29 Jun 2018
Olá Hugo,

Tenho um Cournil sem DA, com pneus "old school".
Sou um "atleta" de secretária, e não tenho problemas nas manobras.
Realmente, a tirar da garagem, ou a estacionar em cidade, com ângulos muito apertados, farto-me de virar e revirar a "roda", mas depois em utilização normal, não sinto qualquer dificuldade.

Em estradas de terra, nem se pensa mais nisso.

É a minha opinião.

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Boas Hugo,

No meu UMM Alter 2 Turbo tenho a medida 265/75R16 e recomendo vivamente, é uma medida multifacetada.

Pessoalmente, prefiro um pneu mais largo para dar mais estabilidade lateral aos nossos UMM.
No entanto, se não tencionas fazer muitos passeios fora de estrada, a medida sugeria pelo Aldeia é melhor para estrada (pneu mais estreito e ligeiramente mais alto).

Apenas um conselho: se mantiveres os brincos originais, vais ficar com os pneus dianteiros muito próximos da chapa (cava da roda).
Irão tendencialmente roçar na cava da roda, numa situação de ligeiro cruzamento de eixos.

Espero ter ajudado! :)
Abraço

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Vai pelo Aldeia. Pneu com mais de 235 sem DA torna-se complicado... 85 de altura pode ser demasiado para o pulmão do 2.1d (partindo do princípio que ainda lá anda esse)

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
UMM Alter Turbo 12/92

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Ora viva,

Quanto ao motor tambem tinha pensado nisso, mas o meu cournil veio com um motor XD3P logo a partida é um 2500D por isso é que coloquei essa possibilidade :)
Para mim o maior senão continua mesmo a ser a DA.

Vamos ver como corre ... :)

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Uma dúvida camaradas, no livrete tenho como medida de pneus o seguinte: 7.00-16 isso quer dizer o que mesmo ? 🤔 qual a equivalência ?

Obrigado

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Uma dúvida camaradas, no livrete tenho como medida de pneus o seguinte: 7.00-16 isso quer dizer o que mesmo ? 🤔 qual a equivalência ?

Obrigado

Não há equivalência, tens de andar com pneus com marcação 7r16, eles não perdoam!

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Sim... não foi isso que escreves-te no inicio do tópico? :unsure:

Sim é um facto, mas depois com o decorrer das coisas deixei esta historia da homologação para o fim, e andava aqui nas pesquisas e como vi alguns "internautas" a falar de equivalências etc etc suscitou-me a duvida porque se fosse possível uma equivalência e esta correspondesse ao que pretendo, nem ia perder mais t€mpo :D :D :D

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Sim é um facto, mas depois com o decorrer das coisas deixei esta historia da homologação para o fim, e andava aqui nas pesquisas e como vi alguns "internautas" a falar de equivalências etc etc suscitou-me a duvida porque se fosse possível uma equivalência e esta correspondesse ao que pretendo, nem ia perder mais t€mpo :D :D :D

Equivalência tens, deve andar a volta de uns 215/85 R16, o problema é que os senhores das operações STOP (já nem digo centros de inspecção) só querem saber do que esta nos documentos e marcado no pneu.

O meu Feroza tem marcado 195R15 e muito mais facilmente se arranja uns 195 70 R15 ou 195 75 R15 do que os 195R15.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
A CAMAC vende pneus SAT dessa medida, com a vantagem de praticamente não necessitares assistência na direcção.

HUGO_NSS

UMM
Registo
28 Mar 2019
Era o que eu estava a ver, e já agora onde se compra camac ? E que eles só tem loja B2B ! Outra coisa, n sabia que foram eles que equiparam os umm no Dakar

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Ainda há um mês estavam lá, mas agora já não vejo.

Tens aqui um jogo novo, vendido por um UMMista a um preço muito jeitoso.

Tens aqui outro jogo só que usado. Este são muito bons:

Top Inferior