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Duvida ligação Alternador

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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AmigUMMs
O meu alternador não tem ligação para conta rotações, se por acaso eu ligar o fio do conta rotações ao polo existente no alternador o que é que pode acontecer? Ponho esta questão porque mandei arranjar o alternador e desde que o montei não carrega a bateria será por ter-me enganado nas ligações? As duas unicas ligações no dito, uma tem um olhal que é apertado com uma porca e a outra é com um teminal.

AbraçUMMs

JSousa
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Um dos fios tem de passar pelo díodo excitador, caso contrário não carega a bateria. A forma de ver se o excitador tem corrente é a de ligar a ignição e a luz da bateria ter de acender. O esquema eléctrico tem o defeito de não ter essa ligação e a mim aconteceu-me o mesmo e como resolução tive de recorrer a um electricista profissional.


Pedro
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JSousa

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12 Mai 2008
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AmigUMM Pedro
O busilis da questão é que a luz no painel acende quando ligo a chave e quando o motor pega apaga, portanto era de supor que o alternador estivesse a carregar. O meu"Mickey" gosta muito de mimos,não me deixa estar sossegado quando arranjo uma coisa dá-me logo outra para eu não o deixar sózinho.
AbraçUMMs

JSousa
 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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Então sendo assim deve ter sido a placa do alternador que foi à vida. Nada melhor do que ires a uma oficina de electricidade que alalise bem o alternador. O meu foi todo reparado na casa mais cara do Concelho de Vila Franca de Xira, mas também a melhor e gastei 90€(quase metade foi mão de obra) mas foi revisto de uma ponta à outra, ou seja foi reconstruido. Os bons pagam-se bem e vivem bem... Se mudares só a placa fica muito mais barato.

Se precisares de algo apita.

Abraço


Pedro
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filipeumm

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29 Mar 2006
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No meu se não me engano tem 3 fios
O terminal é para a lampada
Depois tenho 2 de olhal,um maior que é o que liga directamente á bateria(+)e é apertado com uma porca m6(10mm)
O outro é apertado directamente á carcaça do alternador,num dos parafusos compridos do alternador,é apertado com uma porca m5(8mm)
 

stretx

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31 Mar 2006
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se for como o meu(bosch) tems 3 terminais para ligar.
1-um fio vermelho que esta ligado directo a bateria, este fio tem mais diametro que os outros, e tambem liga no terminal do alternador com maior diametro.
2- um fio preto de massa que liga no chaçi do alternador(algums alternadores nao tem terminal para ligar este fio pois faz massa pelas bases de apoio\aperto)
3- tems outro fio que esta ligada ao canhao de igniçao que vai "excitar" o alternador quando rodas a chave, aparece na ponta desse fio 12\13v se estiver sem chave nao tem corrente nenhuma(este terminal e daqueles achatados so de encaixe nao pode é ser ligado no terminal de atenuador de frequencias(caixinha preta que fica ao lado do terminal na parte posterior)

espero ter ajudado;)

Paulo Alves
 

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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Pedro, Filipe e Paulo
O meu alternador só tem 2 sitios onde ligar fios, a instalação, essa sim, tem três fios dai a minha duvida inicial, ele foi todo reparado numa casa de confiança e garantiram-me que estaria impecacel (120€).
AbraçUMM

JSousa
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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quote:Originally posted by filipeumm


...
O outro é apertado directamente á carcaça do alternador,num dos parafusos compridos do alternador,é apertado com uma porca m5(8mm)


Filipe Pinheiro

O que te falta ligar não será este que já referi no meu post??
 

JSousa

UMM
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12 Mai 2008
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Pessoal
O "problema" era um fio partido numa caixa de junção perto da Bateria, a corrente que o arternador fornecia/gerava era cortada e não chegava à bateria. Problema resolvido.
AbraçUMMs

JSousa
 

eunema

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22 Mai 2008
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Olá

Tenho algumas dúvidas sobre o alternador.
Do que pude observar, à primeira vista:

1-Tenho uma zona estalada.
O alternador pode andar assim?
É grave?
É possivel a recuperação ou terei que arranjar uma peça nova?



2-Alguem pode dizer quais as ligações no alternador que estão identificadas na figura seguinte.


Acho que:
Preto - Massa
Vermelho - Bateria
Verde - ligação ao canhao de igniçao.
Amarelo - ???
Azul - ???



3-Testes
Ao rodar o alternador à mão, este faz um pequeno esforço sempre da mesma zona de rotação. Ainda não abri, pode também ser sujidade.
Vejam o video seguinte, Dá para fazer alguma análise?.
http://s380.photobucket.com/albums/oo244/eunema/UMM/restauro/2009_09_19/?action=view&current=MOV00016.flv

Com um voltimetro (com o sinal sonoro seleccionado, não sei o termo técnico:rolleyes:) medi as seguintes zonas, em ambas o multimetro deu sinal.




Destas primeiras análises, é possivel fazer algum tipo de avaliação do estado do alternador.
O próximo passo é limpar bem o material e dar nova vista de olhos.


Cumprimentos
Hernani:cool:
 

eunema

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22 Mai 2008
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Alguém e capaz de me ajudar:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

Cumprimentos
Hernani:cool:
 

eunema

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22 Mai 2008
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quote:Originally posted by joaocarneiro

Boas, hernani, tu és de que zona mesmo?

cumps,

JC

Olá
Durante a semana moro e trabalho na trofa. Aos fins de semana estou por Vila Real.


Para a semana vou levar o alternador para o electricista da minha empresa dar uma vista de olhos, mas gostava de saber para que servem estas ligações pois estou a pensar instalar um conta-rotações (ou pelo menos deixar a ligação feita para isso).

Cumprimentos
Hernani:cool:
 

eunema

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22 Mai 2008
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quote:Originally posted by joaocarneiro

Nunca fiz essa operação, mas se quiseres vir a gaia dou-te uma mãozinha :)

96 134 88 49

Abraço,

JC


Valeu companheiro

Vou dar um limpeza e deixar a um colega da empresa para ele dar uma vista de olhos num tempo livre:).
Assim que tenha novidades dou-te uma apitadela

deixo-te o meu contacto 939116767

Cumprimentos
Hernani:cool:
 

Dias

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16 Mai 2007
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inscrição das saidas:



D- = Negativo
B+ = Bateria( na maioria dos casos passa pelo regulador de carga do UMM)
W = excitador ( conta rotações)
Terminal = leva a corrente para as luzes
+ 61 = luz de carga bateria

A maioria dos alternadores dos UMMs trás apenas : D, D- , B+, Terminalestes últimos são os mais importantes.

Quanto á rachadela esta pode comtribuir para um mau funcionamento em rotação ( o eixo principal pode não estar alinhado) e com o tempo danificar-se.

cUMMprimentos

Dias
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