• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Duvida ligação Alternador

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
AmigUMMs
O meu alternador não tem ligação para conta rotações, se por acaso eu ligar o fio do conta rotações ao polo existente no alternador o que é que pode acontecer? Ponho esta questão porque mandei arranjar o alternador e desde que o montei não carrega a bateria será por ter-me enganado nas ligações? As duas unicas ligações no dito, uma tem um olhal que é apertado com uma porca e a outra é com um teminal.

AbraçUMMs

JSousa

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Um dos fios tem de passar pelo díodo excitador, caso contrário não carega a bateria. A forma de ver se o excitador tem corrente é a de ligar a ignição e a luz da bateria ter de acender. O esquema eléctrico tem o defeito de não ter essa ligação e a mim aconteceu-me o mesmo e como resolução tive de recorrer a um electricista profissional.

Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
AmigUMM Pedro
O busilis da questão é que a luz no painel acende quando ligo a chave e quando o motor pega apaga, portanto era de supor que o alternador estivesse a carregar. O meu"Mickey" gosta muito de mimos,não me deixa estar sossegado quando arranjo uma coisa dá-me logo outra para eu não o deixar sózinho.
AbraçUMMs

JSousa

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Então sendo assim deve ter sido a placa do alternador que foi à vida. Nada melhor do que ires a uma oficina de electricidade que alalise bem o alternador. O meu foi todo reparado na casa mais cara do Concelho de Vila Franca de Xira, mas também a melhor e gastei 90€(quase metade foi mão de obra) mas foi revisto de uma ponta à outra, ou seja foi reconstruido. Os bons pagam-se bem e vivem bem... Se mudares só a placa fica muito mais barato.

Se precisares de algo apita.

Abraço

Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
No meu se não me engano tem 3 fios
O terminal é para a lampada
Depois tenho 2 de olhal,um maior que é o que liga directamente á bateria(+)e é apertado com uma porca m6(10mm)
O outro é apertado directamente á carcaça do alternador,num dos parafusos compridos do alternador,é apertado com uma porca m5(8mm)

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
se for como o meu(bosch) tems 3 terminais para ligar.
1-um fio vermelho que esta ligado directo a bateria, este fio tem mais diametro que os outros, e tambem liga no terminal do alternador com maior diametro.
2- um fio preto de massa que liga no chaçi do alternador(algums alternadores nao tem terminal para ligar este fio pois faz massa pelas bases de apoio\aperto)
3- tems outro fio que esta ligada ao canhao de igniçao que vai "excitar" o alternador quando rodas a chave, aparece na ponta desse fio 12\13v se estiver sem chave nao tem corrente nenhuma(este terminal e daqueles achatados so de encaixe nao pode é ser ligado no terminal de atenuador de frequencias(caixinha preta que fica ao lado do terminal na parte posterior)

espero ter ajudado;)

Paulo Alves

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Pedro, Filipe e Paulo
O meu alternador só tem 2 sitios onde ligar fios, a instalação, essa sim, tem três fios dai a minha duvida inicial, ele foi todo reparado numa casa de confiança e garantiram-me que estaria impecacel (120€).
AbraçUMM

JSousa

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
quote:Originally posted by filipeumm

...
O outro é apertado directamente á carcaça do alternador,num dos parafusos compridos do alternador,é apertado com uma porca m5(8mm)

Filipe Pinheiro

O que te falta ligar não será este que já referi no meu post??

JSousa

UMM
Registo
12 Mai 2008
Pessoal
O "problema" era um fio partido numa caixa de junção perto da Bateria, a corrente que o arternador fornecia/gerava era cortada e não chegava à bateria. Problema resolvido.
AbraçUMMs

JSousa

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Olá

Tenho algumas dúvidas sobre o alternador.
Do que pude observar, à primeira vista:

1-Tenho uma zona estalada.
O alternador pode andar assim?
É grave?
É possivel a recuperação ou terei que arranjar uma peça nova?

2-Alguem pode dizer quais as ligações no alternador que estão identificadas na figura seguinte.

Acho que:
Preto - Massa
Vermelho - Bateria
Verde - ligação ao canhao de igniçao.
Amarelo - ???
Azul - ???

3-Testes
Ao rodar o alternador à mão, este faz um pequeno esforço sempre da mesma zona de rotação. Ainda não abri, pode também ser sujidade.
Vejam o video seguinte, Dá para fazer alguma análise?.
http://s380.photobucket.com/albums/oo244/eunema/UMM/restauro/2009_09_19/?action=view&current=MOV00016.flv

Com um voltimetro (com o sinal sonoro seleccionado, não sei o termo técnico:rolleyes:) medi as seguintes zonas, em ambas o multimetro deu sinal.

Destas primeiras análises, é possivel fazer algum tipo de avaliação do estado do alternador.
O próximo passo é limpar bem o material e dar nova vista de olhos.

Cumprimentos
Hernani:cool:

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Alguém e capaz de me ajudar:dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face::dizzy_face:

Cumprimentos

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
quote:Originally posted by joaocarneiro

Boas, hernani, tu és de que zona mesmo?

cumps,

JC

Olá
Durante a semana moro e trabalho na trofa. Aos fins de semana estou por Vila Real.

Para a semana vou levar o alternador para o electricista da minha empresa dar uma vista de olhos, mas gostava de saber para que servem estas ligações pois estou a pensar instalar um conta-rotações (ou pelo menos deixar a ligação feita para isso).

Cumprimentos

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
quote:Originally posted by joaocarneiro

Nunca fiz essa operação, mas se quiseres vir a gaia dou-te uma mãozinha :)

96 134 88 49

Abraço,

JC

Valeu companheiro

Vou dar um limpeza e deixar a um colega da empresa para ele dar uma vista de olhos num tempo livre:).
Assim que tenha novidades dou-te uma apitadela

deixo-te o meu contacto 939116767

Cumprimentos

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
inscrição das saidas:

D- = Negativo
B+ = Bateria( na maioria dos casos passa pelo regulador de carga do UMM)
W = excitador ( conta rotações)
Terminal = leva a corrente para as luzes
+ 61 = luz de carga bateria

A maioria dos alternadores dos UMMs trás apenas : D, D- , B+, Terminalestes últimos são os mais importantes.

Quanto á rachadela esta pode comtribuir para um mau funcionamento em rotação ( o eixo principal pode não estar alinhado) e com o tempo danificar-se.

cUMMprimentos

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

[email protected]

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

www.n-gestus.blogspot.com

www.lamastt.blogspot.com

http://satao.no.sapo.pt

Top Inferior