• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Documentos e burocracias

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Boas,

Ando a ver se adquiro umma maquina.
Algumas questões se levantam:
1) matriculas canceladas necessitam inspecção B, ok.
E transferência de propriedade, pode ser refeito o registo com um novo proprietário?
2) veículos abatidos, há salvação? Imaginemos que se encontrava o proprietário, ou é possível um 2º registo?

Ficam as questões.

Abraço,
Luis Matos

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Se as matrículas estiverem canceladas (falta de IPO, etc.), e seja possível a sua recuperação, todo o processo tem de ser efectuado com o anterior proprietário e somente depois se efectua a transferência de propriedade.
Dá um olho aqui Link
Para os abatidos ou cujo cancelamento tenha vindo pro proprietário, são considerados VFV, pelo que somente peças e "transplante" de nº de chassi.

pcosta

UMM
Registo
4 Jun 2014
Matrículas canceladas por norma não se pode trocar de proprietários senão dá uma bronca como me aconteceu quando fui pagar o imposto circulação acusou erro mas nada que não se tenha resolvido.
Podes comprar com documentos cancelados e pedes a um solicitador amigo que te registe o carro. Desta forma consegues fazer o restauro, fazer inspeção seguro e depois vais presencial ao balcão da AT e dizes querer pagar o imposto. Aquilo vai dar erro e aí fazemo-nos de “nabos” com não sei o que aconteceu e manualmente eles inserem o pagamento. Para receberem estão sempre prontos.
Comigo funcionou assim e já lá vão 5 ou 6 anos. E sem coimas.

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Obrigado malta, mais 2 questões:
@XPO: pode-se fazer transplante do nº de chassis :
opção a) no IMTT
opção b) ... no local (pronto ... vá ... pronto ...)?
@pcosta: O solicitador para fazer a mudança de propriedade, certo, "sem o anterior".

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Pode-se fazer transplante do nº de chassis :
opção a) no IMTT
opção b) ... no local (pronto ... vá ... pronto ...)?
Transplante de chassi obriga a corte, costura e disfarce das soldaduras.
Como deves depreender desta explicação, legal não é, portanto IMT está fora de questão.

Registo
22 Jan 2019
Eu falei com um solicitador e disse me que já não é possível fazer isto de mudar de propriedade se a matricula estiver cancelada por falta de ipo.

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Por falta de IPO é possível.
É consultar o site do IMT, que está lá tudo explicado.

Registo
22 Jan 2019
Por falta de IPO é possível.
É consultar o site do IMT, que está lá tudo explicado.
Já li e reli..... é tudo possível...mas...
Mas só é possível se restaurares o carro por tua conta e risco, e depois de estar pronto para ipo B, ires, e só depois da folha verde se consegue passar de proprietário.
Ou seja, compramos o umm, restaura-se um jipe que não é nosso legalmente, e depois há o risco de na hora de mudar de nome, perder se o rasto do ex proprietário, falecer, desistir de....

Há uma infimia hipótese mas que vale o que vale.... comprar hoje, assinar o modelo do IMT e daqui por não sei quanto tempo de estar restaurado já não se precisar de ir ter com o antigo dono, mas isto é no caso de existir boa fé do vendedor.
E também o modelo do imt pode ser alterado a qualquer momento, e aí.... chapéu.

Mas isto foi o que eu depreendi, não quero induzir ninguém em erro.

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
@CláudioSilva a unica hipotese é fazer como quando vendes um carro usado a um stand:
- Quem vende assina a folha de transferência sem data
- Quem compra assina um termo em como se responsabilizam por aquilo que se passar com o carro daqui para a frente.
- e pronto ... se calhar um documento do vendedor, tipo contrato de promessa compra e venda (declaração de venda, por exemplo)

Última edição:

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Estive para comprar um umm com matrículas canceladas por falta de ipo. Atenção que é tal e qual como o @CláudioSilva disse "Ou seja, compramos o umm, restaura-se um jipe que não é nosso legalmente, e depois há o risco de na hora de mudar de nome, perder se o rasto do ex proprietário, falecer, desistir de...."

Desisti depois de não ser possível a transferência de propriedade, via immt, online e solicitadores.

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
boas, nem sempre as matriculas estão canceladas por falta de inspecção!! podem até estar cancelada definitivamente e aí é impossível do carro voltar à estrada!!
No caso, de cancelamento por falta de inspecção basta apresentar o carro a um IPO mesmo sem aprovação na mesma, pode dar inicio ao junto do IMT.

cummps Miguel

Registo
22 Jan 2019
@CláudioSilva a unica hipotese é fazer como quando vendes um carro usado a um stand:
- Quem vende assina a folha de transferência sem data
- Quem compra assina um termo em como se responsabilizam por aquilo que se passar com o carro daqui para a frente.
- e pronto ... se calhar um documento do vendedor, tipo contrato de promessa compra e venda (declaração de venda, por exemplo)
Mas nesse em específico tens um stand... uma casa aberta.
A particular é muito diferente.... não havendo boas intenções é tramado.
boas, nem sempre as matriculas estão canceladas por falta de inspecção!! podem até estar cancelada definitivamente e aí é impossível do carro voltar à estrada!!
No caso, de cancelamento por falta de inspecção basta apresentar o carro a um IPO mesmo sem aprovação na mesma, pode dar inicio ao junto do IMT.

cummps Miguel
Errado.
Só com aprovação, entenda-se folha verde. Caso contrario as matriculas continuam canceladas pelo mesmo motivo.

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Cláudio!! eu não disse que as matrículas ficavam ativas disse que podias iniciar o processo do imt de ativação das mesmas!! ( esta informacao não é de mesa de café!!! foi facultada por eng do servico em causa que para o caso não interessa o nome) Miguel Esteves

Registo
22 Jan 2019
Cláudio!! eu não disse que as matrículas ficavam ativas disse que podias iniciar o processo do imt de ativação das mesmas!! ( esta informacao não é de mesa de café!!! foi facultada por eng do servico em causa que para o caso não interessa o nome) Miguel Esteves
Mas quando dizes "podes", estás a falar do comprador ou vendedor?
Parece me que nenhum dos dois....
No site do IMT são claros. Dentro da documentação necessária, uma delas é Aprovação na Inspeção B.
Não duvidando do que dizes, não acho coerente com o que está na legislação.

IMT:
Screenshot_20211217-150936_Chrome.jpg
Screenshot_20211217-151013_Chrome.jpg

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Acho que o acto de transmissão de propriedade de matrculas canceladas é que não é possivel.
Por isso n podes "comprar" matrculas canceladas.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
E que tal o seguinte:
- o vendedor preenche o pedido de reposição das matrículas.
- o vendedor preenche a declaração de compra e vende.
- o comprador passa um termo de responsabilidade
- o comprador fica com o carro, os documentos e as declarações
- o comprador faz ipo B e pede a reposição das matrículas
- o comprador faz transferência de propriedade.

Nesta situação o comprador fica com o carro e os documentos necessários para reverter toda a situação e o vendedor fica com o dinheiro e isento de responsabilidades. Mesmo que haja má fé por parte do vendedor, este já não pode fazer nada. O comprador tem o bem na posse dele, declaração de venda e comprovativo de pagamento.

Atenção, colocar a data na hora em que se assina a declaração de venda. Nunca deixar esse campo em branco.

Última edição:

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
@herrdoctor : falta "o comprador assina documento de transferência de matricula", porque este tem que ser sem data, mas o resto é isso mesmo!

Top Inferior