• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Discussões e outros mimos

Registo
15 Fev 2009
Boas rapaziada,

depois de mais uma vez assistir a uma discussão animada com entradas esporadicas de uns e outros(eu incluido), que terminou com todos a conterem-se de intervir e expor mais claramente aquilo que pensam, venho partilhar um pequeno estudo sobre confiança e actividade comum entre pessoas geograficamente dispersas:

http://www.cisco.com/cisco/web/UK/pdfs/Cisco_Psychology_report.pdf

Está em inglês, e tem sido para mim uma referencia ao longo dos anos. Espero que ao le-lo percebam a importancia de existirem discussões acesas porque do dialogo sai a luz.

No meu entendimento simplista:

nada como umas boas cabeçadas para a malta se entender, e se no fim forem para o monte e terminarem a noite com uma jantarada bem regada, ainda melhor!

Na ausencia dessa capacidade de fundir experiencias(in vino veritas), nada como uns miminhos verbais no final da festa para acalmar os animos.

Por isso meus amigos não temam a discussão aberta e até acesa, temam sim a falta dela, a apatia, a formalidade, e a hipocrisia... Acham mesmo isso mais bonito? Eu não.

Só conhecemos realmente as pessoas quando nos confrontamos com elas, e todos temos os nossos dias.

No meu entender às vezes é preciso saber quando parar, e no caso da discussão do topico do hotspot especial de janeiro resolvi respeitar as indicações do organizador - o Ricardo - sem ter exposto alguns aspectos desse encontro que me pareciam relevantes. Fi-lo por PM para ele directamente.

Quanto aos outros, é sempre um prazer trocar algumas palavras com todos vós, e não faltarão outras oportunidades. E se entretanto nos reunirmos lá, ficará sempre a possibilidade de trocar impressões com um galão e umas torradinhas ao lado(minis logo de manhã é dose...).

Cumps,

JC

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Boa Noite João,

Partilho em parte um pouco da tua opinião, as discussões quando são claras e onde cada um defende um ponto de vista são sempre proactivas e todos ficamos a ganhar quando partilhamos o nosso ponto de vista, no entanto o que se têm assistido últimamente em alguns post são discussões e ataques pessoais que em nada contribuem para o henriquecimento do tópico e assunto em questão, fazendo com que as restantes pessoas se afastem do tópico e se desviem por vezes do assunto em questão.

Com essa atitude todos ficamos a perder, e além do mais não nos podemos esquecer que este forUMM é de acesso comum a toda e qualquer pessoa dentro e fora desta grande comunidade.

Há que ter isso em conta, e por isso também foram criadas as PMs e os TM:D:p.

Até breve e boas aventuras ao volante do UMM.

P.S. Bom link para leitura.

Registo
15 Fev 2009
Bom Norberto, uma parte desse documento refere-se a questões interculturais. No nosso caso temos também uma ampla dispersão de idades/maturidade/experiencia, o que ainda acentua mais certas diferenças.

No meu entender é preciso dar espaço às pessoas para polirem certas arestas entre si, mesmo que a meio de um topico interessante. Nesse topico, pudeste observar que pelo menos um, senão mesmo os principais intervenientes desse debate mais aceso até tiveram a capacidade de brincar com a situação e mesmo de se retratar... se persistiram nos seus pontos de vista, certamente, até porque ainda não estavam clarificados. Tive pena de não dar continuidade a algumas brincadeiras em curso, e mesmo em expor mais um par de argumentos para discussão comum. Fi-lo por respeito a quem lançou o topico que pediu para a malta "largar a presa".

O que é certo é que no meio destas situações aparece sempre alguém a puxar para o topico, para o cerne da questão e não creio que se façam omoletas com os ovos na caixa. Na minha opinião é o que deveriam fazer os que se afastam do topico com questões ainda em aberto: apelar ao topico, e assim os intervenientes fora de tom percebem a dissonancia e lá vão afinando...

De certo modo estou a particularizar apenas no sentido de dar corpo a algumas ideias que doutra forma seriam dificeis de expor.

Resta-me acrescentar que existe uma diferença abissal entre educação e polidez/delicadeza. Não vale a pena esconder o sol com a peneira, até porque a perfeição é uma busca incessante e um forum é um espaço de debate, logo sujeito a discussão aberta e de vários calibres dada a natureza dos seus intervenientes. Portanto se querem um cartão de visitas para dar aos senhores da TV ou de outro lado qualquer, arranjem uma pagina institucional para o forumm... (já agora - uma excelente ideia - creio que existe uma pagina do facebook do hotspot do porto... nada mais apropriado...digo eu...)

espera lá, mas o forumm é um forum, nada mais do que isso, um espaço de discução por excelencia portanto parece-me interessante o problema... como ter um espaço de discussão em que não se discute verdadeiramente com corpo e alma, com emoção, com envolvimento? Um local onde se discuta de bata branca e luvas de latex, com exposições claras objectivas e sinteticas. Simples, não se pode. Talvez num pais nordico qualquer, com um pequeno nicho da população. Não em portugal, com porugueses, não com a nossa cultura. E dou graças a Deus por isso.

Se quiseres ter um espaço desses, sim, certamente que as PM's emails e telefonemas terão de ser usadas com muita frequencia para não deixar transparecer para o povo o que se passa nos bastidores. Ainda recentemente experimentei uma situação desse tipo em que parte da informação foi veiculada num forum aberto e outra transitou nos bastidores. Precisamente para tentar impedir que se perdesse o momentum e que com a minha delicadeza de elefante não tivesse capacidade de orientar as agulhas sem me picar em alguma. E sou-te mesmo muito franco ao dizer que não acredito que os resultados tenham sido melhores por isso.
Se tudo fosse debatido em canal aberto talvez tivesse tido outro desfecho, mas isso já são devaneios.

Claro que certas vezes lá ocorre um exagero, como o que se pode verificar no topico da visita à umm com venda de peças a condizer... reparaste que a certa altura as pessoas interessadas no topico ignoravam os comentários offtopic como se eles não existissem? E tão simples practica faz com que os mecanismos de noção do ridiculo e respeito proprio dos infractores dispare a ponto de perceberem que é tempo de parar?

Ao topico:

é um excelente artigo, apreciem, e não permitam que uma leitura mais apressada de uma opinião a um topico qualquer vos tolde o julgamento.

cumps,

JC

ummfly

UMM
Clube UMM
Registo
30 Mar 2006
Boas João,

Na minha opinião o que faz mesmo falta a essas pessoas por vezes é conhecerem-se pessoalmente e não apenas virtualmente.;)
Até breve.

Registo
23 Jul 2010
Concordo com os dois, mas não posso deixar de realçar o último ponto de vista do Norberto:

"o que faz mesmo falta a essas pessoas por vezes é conhecerem-se pessoalmente e não apenas virtualmente".

Lembram-se de um dos meus primeiros posts aqui neste forumm sobre o HOT SPOT? Vou recuperar:

21 de Setembro de 2010

"Criamos um HOT SPOT UMM PORTO.
Um local no Porto onde todos os Ummistas do Grande Porto (e todos os que queiram aparecer) possam conviver, partir para um café, beber umas "mines", mostrar as máquinas, conhecerem-se pessoalmente, trocar contactos e a cima de tudo criar ideias mais objectivas de quem são realmente as pessoas que vimos "postar" diariamente aqui".

Existem pessoas que, depois de as conhecer pessoalmente entendo o sentido dos seus posts, outras que passei a ser mais tolerante, outras que me surpreenderam pelo que escrevem quando na realidade do frente a frente não me pareciam que o fizessem de determinada forma.

Somos todos diferentes e isso é que é importante, mas isso não motivo para que haja troca de acusações em sinal aberto e acusações de falta de inteligência.

Bem haja

Alter II Atmosférico 12-1987

Registo
15 Fev 2009
Não tenho duvidas disso :)

Ricardo, o hotspot é uma iniciativa espectacular e essa é uma das razões da minha participação. E é também por isso que quando surge uma oportunidade de dar uma mão faço o que vejo e posso. Podes sempre contar com isso.

Cumps,

JC

Top Inferior