• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Diferencial traseiro

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Bons dias. Já andei a investigar aqui no fórum mas o melhor é mesmo perguntar a que sabe.
Com o motor está arranjado está na altura de verificar o que ficou por fazer. Quando comprei o carro notei logo que diferencial faz um zumbido forte. Agora que tenho andado muito mais com o carro verifiquei nas curvas apertadas uns ruídos estranhos, como se algo quisesse sair do sitio, um ou dois segundos depois a andar a direito e volta ao sitio . Estive a conversar com o mecânico e ele diz que, apesar de não fazer este tipo de trabalho há uns 20/30 anos, que pode avançar com o arranjo. Aparentemente quando era mais novo era um arranjo que se fazia com frequência, só está um pouco preocupado com a álgebra ... não sei exatamente porque motivo. Ele faz o trabalho mas eu tenho de comprar as peças.
Como é que eu identifico o diferencial para encomendar peças, Alter turbo 1991?
O manual técnico de oficina é o suficiente?
Para alem dos rolamentos e retentores o que é que eu devo partir do principio que tem ou deve de ser ou deve ser substituído? Existe algum kit no mercado?

XPO

UMM
Registo
23 Abr 2014
Antes de mais é preciso ver ao certo o que tem o "paciente".
Pode ser desde rolamentos a dentes da roda de coroa e pinhão lixados, passando pelas anilhas do diferencial no lixo.
Acho que primeiro é abrir e avaliar o estado dos componentes para não se estar a comprar tudo sem necessidade.

• Like
Reações: VCR

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Ui...!
Diferencial seco sem valvolina! Será?🤔
Tira o bejon de purga e vê se saí valvolina limpa e cerca de 2 litros, se sai valvolina e limalhas ou se não saí nada!
Esse diferencial pode estar a rodar sem lubrificação suficiente o que pode estar a originar a tal zuada e os estalos em manobras mais apertadas...!

• Like

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Seco não está porque a valvolina foi substituída quando o comprei e não está a pingar. O mecânico disse na altura tinha mais água que valvolina, o que não pode ser saudável.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Ora vamos direto ao assunto...ruído sempre o meu fez desde novo, são as anilhas sincronizadoras a trabalhar...!!!
Agora quem compra um carro usado sem saber o passado...tem de rever tudo...e se não encontrar nada colocar o produto indicado e verificar se continua a fazer o "tal" barulho... que se for igual ao que o meu faz, "nema problema"...!!! :cool: :alien:.

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Ora vamos direto ao assunto...ruído sempre o meu fez desde novo, são as anilhas sincronizadoras a trabalhar...!!!
Agora quem compra um carro usado sem saber o passado...tem de rever tudo...e se não encontrar nada colocar o produto indicado e verificar se continua a fazer o "tal" barulho... que se for igual ao que o meu faz, "nema problema"...!!! :cool: :alien:.

Eduardo eu não consigo ouvir o motor ;-)

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Não tenho ideia, até porque o preço depende de muitos fatores, mas se pesquisares nos vendedores habituais já ficas com uma ideia!

• Like

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Não Andes mais com isso deves ter alguns rolamentos gripados e já a geito de partir pelo que dizes devem ser os das rodas. Mas só vendo.
Já que vais abrir convém verificar a afinação do diferençal

• Like

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Eu aposto nos rolamentos da roda. Mas se já está a ser acompanhado por um mecânico, nada melhor do que ele para te ver isso.

Existe por aqui algures fotos das tampas dos diferenciais. Por aí já podes saber que diferencial tens.

Se ligares para o Passarinho ele diz-te quais as referências para identificar os eixos e também qual o material necessário para a reparação.

• Like

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
O mecânico vai ver mas não me parece que seja o rolamento da roda ... os rolamentos fazem um "zumbido" diferente, pelo menos no carro.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
O mecânico vai ver mas não me parece que seja o rolamento da roda ... os rolamentos fazem um "zumbido" diferente, pelo menos no carro.
Já foi desmontado alguma coisa no carro...isso não será as maxilas dos travões a roçar nos tambores ferro com ferro

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Qualquer mecânico te consegue identificar facilmente se é o veio de transmissão, rolamento do pinhão de ataque, diferencial, rolamentos da roda ou travões.
O ruído é só quando viras? Para ambos os lados? É quando aceleras ou travas? O ruído vem de que lado?

VCR

UMM
Registo
16 Nov 2014
Já foi desmontado alguma coisa no carro...isso não será as maxilas dos travões a roçar nos tambores ferro com ferro
Não é de certeza. O mecânico quando pegou no carro em 2016 para mudar filtros e líquidos disse-me logo que o diferencial não estava a 100%, por causa do zumbido e posteriormente do estado em que estava a valvolina. Quando voltou da oficina e para testar a finação do sistema de injeção puxei por ele na via do infante e o zumbido está pior. Eu acredito que seja um problema do diferencial porque quando faço curvas apertadas oiço uns estalos que normalizam depois de andar uns metros a direito.

O ruido parece-me que vem de traz e não é de uma roda ... acho que só fiz curvas apertadas para a direita.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Uma parte do problema já consegui identificar!
Tens um sintoma conhecido como diferencial a cantar!
Esse zumbido acontece porque o pinhão e roda de coroa estão gastos, provavelmente porque andou com pouca valvolina ou valvolina e água...
Quando isso acontece os rolamentos devem estar igualmente em mau estado e quase de certeza que as anilhas do autoblocante não estão lá a fazer nada!
Mesmo assim segue o conselho que te dei, tira a valvolina e vê como ela está e se há limalha!
É importante que faças alguma coisa antes que isso se embrulhe tudo!

Top Inferior