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Dicas pa ligar ventoinha

Registo
11 Fev 2010
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viva malta...
no meu umm tinha uma ventoinha que ao ligar o corta corrente ficava logo ligada... mas como me disse o pedro alcenane ao qual agradeço plas dicas que da, nao é bom po motor logo a ventoinha ligada que o motor nem chega aquecer é como se andasse sempre frio...
entao pra ja enaquanto nao tenho disponibilidade pa comprar pa por em condiçoes, queria por a ventoinha aligar po interruptor no interior do carro...
se alguem souber ao certo como fazer isso digam!? o que ligar e desligar, etc...
é melhor por um rele não é? e o botão tambem tem de ser algum em especial?
desculpem a xatice de escrever tanto...

UMM
abraço
 

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
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Mais uma vez, Google a responder:



Essa é a forma mais simples e uma das correctas de ligar a ventoinha. Se os fusiveis (fuses) não forem colocados no circuito, fica ainda mais facil com as respectivas desvantagens.

Na figura, o ECM (Electronic Control Module) pode ser substituido por um simples interruptor!

cUMMprimentos
Benjamim
 

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
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Boas

A fazer essa ligação nova eu só acrescentava um comando manual da ventoinha.
O que poderia prevenir alguns riscos no caso de falha no sistema de accionamento automático da ventoinha.


Abraço
Bruno
 
Registo
26 Out 2007
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ola
Como ja esta esplicado mas no meu fiz da seguinte maneira( mas atençao tenho a ventoinha de origem no carro por isso atençao com a temperatura) Ligas o negativo a massa (Chassi do carro nun parafuso ) e ligas um fio do positivo a um interruptor dos bons nao plastico,mas sim de metal e ligas a um fio com fusivel depois e meter a pau com a temperatura logico isso e para desenrascar nao definitivo
Olha se nao souberes fazer isso vens ca um sabado com o xaruto e arranja-se isso na boa

Pedro Marques
Contacto: 966489745

coordenadas GPS N39.4851379 W8.6601943
 

TEBI

UMM
Registo
6 Set 2006
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É normalmente por causa dessas "instalaçoes"!!! que os UMM,s tem sempre fios ligados uns em cima dos outros....
ligar uma ventuinha direta a bateria:devilish::devilish: (não se ponham a inventar).
Vão ao topico do UMM do Alfredo (BRUTOS) fiz-lhe isso na semana passada, com valvula aplicada ao radiador(ATENÇAO AOS GRAUS DA VALVULA EM RELAÇAO AO TERMOSTATO)tem que ser sicronizado um com o outro... , e comando no interior do carro, com instalaçao toda certinha...detesto ver fios a monte!!!as coisas tem a sua forma de ser feitas....(atençao ao motoventilador a aplicar):):) Se não for bem feito, val mais manter o original:D:D:D (na minha opiniao)

UMM abraço
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas
deixo aqui um esquema o qual é fácil de interpretar para fazer a ligação da ventoinha eléctrica.



Legendas:

Vermelho- Bateria

Amarelo - Fusivel

Azul - relé

Verde Alface-Interruptor manual(activação da ventoinha quando desejada)

Cinza - Válvula termoestato

Verde escuro - ventoinha

Neste caso a activação do relé/ventoinha é efectuada através do negativo.

peço desculpas pelo tamanho da imagem, talvez a melhor forma de a visualizar podem recorrer á impressão da imagem.



cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


Dias
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Made in Portugal



www.ummnelodias.blogspot.com

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Registo
11 Fev 2010
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malta... obrigado desde ja pelas respostas e dicas, no fim de semana penso ja poder ver isso com olhos de ver, tenho andado sem tempo po bichinhumm... se nao for no sabado de manha, so pa depois outra vez, porque a noite lisboa ver o benfas:) carrega benfica.
bem depois digo como ficou ou se me apareceram mais duvidas...
obrigado a todos mais uma vez...
abraços
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
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relativamente ao rele e fusivel, de quantos amperes recomendão? sei que dependerá da ventoinha, mas de um modo geral 30 A chega?


Carripana on the way ...
 

Fante

UMM
Registo
5 Out 2008
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Ok, obrigado a todos. como na ventoinha não tinha a amperagem lá ficou um fusivel de 15A se quimar muito logo coloco um de maior amperagem.
Como não percebo muito pouco de relés, aqui fica um esquema para nabos como eu, achei muito facil:

[/URL]
[/URL]

seguindo a dica eu liguei o 86 à chave, para evitar que a ventoinha continue a trabalhar depois de desligar o motor, de resto no meu caso foi canja depois deste esquema. Há, optei pelo colocar o interruptor/valvula no negativo, de resto é igual.
 
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