• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

(Dica) ponto de ancoragem para guinchar-se

Latitude

UMM
Registo
12 Dez 2008
Caros,

quem nunca se viu numa situação atascado e sem hipótese de desatasque pois nada em redor é ponto de ancoragem?!

ao navegar num forumm pude encontrar uma excelente forma para naquelas situações onde as árvores estão distantes, não temos uma âncora ou outro ponto de ancoragem para o guincho nos desatascarmos, fica a dica para construir um com algum trabalho:

material sugerido e que deve estar sempre no UMM:
- pá
- corda grossa
- manilhas
- tronco de madeira ou tábua dos caminhos de ferro que me parece muito boa ideia 1 ou 2 em secções mais pequenas

1º passo construir um fosso em frente ao UMM paralelo ao parachoques
]

arranjar um pedaço de tronco de árvore e cinta-lo convenientemente com ponto de ancoragem com manilhas
]

colocar o tronco dentro do fosso e deixar as manilhas e cintas de fora do fosso
]

tapar convenientemente o fosso para criar maior resistência para o desatasque
]

sugiro a corda grossa pois eventualmente poderemos ou não deixar o ponto de ancoragem no local, i.e., se for um local de muitas visitas já lá fica para a próxima e poderá ajudar outros, se a situação foi excepcional devido a ter chovido muito ou não termos pneus de tracção acho conveniente que se retire todo o material de forma a não poluirmos o ambiente, pelo menos a corda utilizada.

possivelmente muitos de vós têm esta informação como instinto, mas parece-me muito importante neste espaço de partilha a divulgação desta informação.

eu já estive numa situação muito parecida, se soubesse disto tinha-me desenrascado mais facilmente, até porque quantas vezes não nos aventuramos sozinhos?

e porque nem sempre é possível que o jipe que nos acompanha consiga também atravessar o obstáculo e colocar-se após o mesmo de forma a ser um ponto de ancoragem...

fica a informação.

abraço

MonteMonteMonteMonte
e
AmigosAmigosAmigosAmigos

o meu UMM: https://for-umm.pt/oldthreads/6369

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Ora aí está uma dica de grande importância, agora já sei porque razão o "Aloevera" há uns tempos atrás andava aqui pelo forumm à procura de uma "solipa" de comboio...:D

Ainda posso acrescentar mais uma dica para aqueles casos de atascanso em terrenos de areia.

É só consultar o seguinte tópico:

https://for-umm.pt/oldthreads/10772
:D:D:D

Cumprimentos.

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas

Em terreno de areia o melhor é enterrar o pneu suplente, estas técnicas costumam chamar-se a técnica do Homem morto

Cumprimentos
Rui Martins

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Obrigado pela partilha de informação, muito preciosa, principalmente nas situações delicadas em termos de ancoragem ;)

cUMMprimenTTos
M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Eh pah este topico fez-me rir que nem um perdido...
quem le o titulo do topico...

quem "NEM LE" uma palavra nos posts...e recorre logo a primeira foto..."passa-se" ....a minha leitura da foto logo de imediato foi:

"quem foi o artista que foi abrir uma cova ou sepultura para enterrar um cadaver"...
possas acerto de contas??!?!?...e ainda por cima a NOITE...

depois vejo a segunda foto...e um pedaco de uma arvore - o tronco com corda em volta do mesmo.
Depois pensei possas atirar o tronco para a cova - SO pode ser bruxaria!!!....ai credo o que anda pelo forum UMM!!!
Depois a pa....e enterraram o tronco...mais parecia um "excerto" do filme "Blair Witch"!!!

eu parti-me a rir...e Latitude o trabalho que te deu tirar as fotos de noite...ja imaginas-te se a policia esta ao longe a ver o teu "papel" ...eles pensam que foste para ali enterrar alguma mala com "notas" ....

Agora a serio, claro que o Latitude tem merito so pelo trabalho que se deu e ao tirar fotos e vir ca partilhar - acho impecavel isso - denota a dedicacao e interesse (falo mesmo a serio)

Mas Latitude ..."nos todos" sabemos que e' sempre em ultimo caso uma possibilidade ter que recorrer a esta solucao.
Nao havera por ai ja "solucoes no mercado" ?...pois eu sei "caras" e a ter "que pagar" etc...etc...

Agora imagina la tu uma questao que ainda vai por a rir mais o pessoal...
Se nao temos uma arvore em REDOR do jipe ou do local de resgate...onde vamos nos buscar um tronco desse tamanho???

(so estou para aqui a pegar contigo e por toda a gente a rir...mas que e' um caso possivel o ter que usar o exemplo das fotos ai isso e'!)...agora nao havera ai solucoes mais rapidas e menos complexas? ...(esquece a parte do ter que "comprar e pagar")

<<< o palhaco de GORRO e' candidato a proxima re-habilitacao ou reconstrucao facial....ISTO SE o cabo ou manilha nao lhe acerta na cabeca e resulta num fechar os olhos de vez...(refiro-me a posicao IMPONENTE do artista = local errado para estar a assistir)

Toma la ouve la o gajo a falar "australiano" para ti...

Mas ha tantas solucoes por ai...eu penso ser um das mais rapidas e facilimo de arrumar o "saco da merenda"...entre outras solucoes que existem no mercado.

P.S. EDIT ao topico por causa do Mario Machado - nao meu menino a "sulipa" nao era para isto...era sim para criar aqui em Londres uma "micro bancada" de trabalho ...pois o espaco nao e' muito aqui na cidade mas ate se montava uma coisa assim e com a bancada de trabalho a ser uma sulipa...mas infelizmente as sulipas tem quimicos muito fortes e eu nao gosto de quimicos...(dao-me azia).

P.S.2 - Pessoal agora nao vao por esses campos fora "roubar" as alfaias aos lavradores...(principalmente aquelas que sao "parecidas" a ferramenta que o video demonstra)!!!:cool::D

P.S.3 - e mister latitudiii...na penses que te estou a atacar...estou somente a usar a situacao e as fotos, pois ate penso que nao foram tiradas por ti etc..etc...;)

Abraco e nao atasquem
:)
Carlos Pires

Latitude

UMM
Registo
12 Dez 2008
Caro Carlos Pires,

quem não te conhece certamente ao ler o que escreveste iria pensar que me estavas a passar um autentico atestado de burrice (que até posso ser) e sou certamente muito inexperiente em TT pois ando nisto à pouco tempo e também com pouco tempo para andar nisto...

no inicio do teu topico dizes o mais importante e penso eu que o mais acertado e era inevitável todo o restante texto

"quem "NEM LE" uma palavra nos posts...e recorre logo a primeira foto..."passa-se" ....a minha leitura da foto logo de imediato foi:"

pois que lê com atenção o meu post tem que reparar que menciono esta situação como desenrascanço e uma alternativa completamente improvisada, pois menciono que na ausência de âncoras (home made ou toda xpto e cara) poderá usar um recurso certamente disponível na natureza e à mão, afinal é neste meio de eleição que nos fazemos conduzir horas e horas, sendo que nos poderemos fazer transportar com algum material facilmente utilizável para esta situação.

o tronco de madeira que aconselho a ter, que poderá ser uma "solipa" de comboio como refere o amigo Mário Machado que até brinca com o facto de à tempos teres andado à procura de uma (talvez para este tipo de desenrasque mas depois descobriste outras técnicas e abondonaste a ideia de transportares no UMM este material que acabará por sujar o jipe) (na brinca) poderá servir para este ou até outro tipo de ajuda em TT, nunca será de mais ter material a mais...

eu já conhecia essas soluções avançadas e sem dúvida muito fiáveis, pena o dispêndio financeiro não estar ao meu alcance, mas também se pudesse preferiria ter um UMIMOG para TT e um UMM para me passear, não tendo contento-me com o UMM e penso que num aspecto lúdico me divertirei mais numa de desenrasque que aplicando materiais previamente concebidos para determinada função... aqui se vê os verdadeiros entendidos em TT, pois se não o TT passa a estar ao alcance de todos, até aqueles que possuem esses ditos SUV e Alroads que o mercado oferece...mas esses chamariam sempre a assistência em viagem...

eu gosto é de puro e duro... e se tenho que sujar as mãos que seja para me divertir...

mas eu conheço-te (pelo menos onlinemente) e tinhas que vir meter a tua colher e causar alguma polémica...

eu não levo a mal, isto é um espaço de partilha e todos nós formamos opiniões em relação uns aos outros... amanhã se me virem num qualquer passeio e vierem entregar-me uma "solipa" de comboio para estar desenrascado direi que já tenho no UMM todo o material de desenrasque necessário mas agradecerei ficando com ela pois não sei o dia de amanhã, ainda ta emprestarei quando ficares atascado e não estiveres munido do material xpto que demora a vir da Austrália, também te empresto a pá, corda e manilhas...

tou a meter-me contigo...afinal o burro sou eu...e não hà bruxaria alguma...

abraço

MonteMonteMonteMonte
e
AmigosAmigosAmigosAmigos

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Possas....tava a espera "dela"...

Comecei a ver a dimensao do post-resposta...e disse pronteees! ja vais levar "carlos" ...
Mas nao li em zig zag e reconheci uma postura amiga e de entendimento..SAFA foi por pouco!

Latitude, sim e' isso mesmo "onlinemente"...
de modo algum ataco pessoas que nao conheco...no forum UMM somente comento situacoes que sao apresentadas...
E como se diz e' uma opiniao e vale o que vale...mas nao tenhamos MEDO de justificar os casos com "factos", e' por isso que estamos em forum.

Isso de "entendidos" e' complicado, existem muitos que se dizem entendidos ou ate sao reconhecidos como tal ...mas olha que eu nao levo esse rotulo.
Posso e' ter ja visto e vejo diariamente muita coisa em contacto directo ou indirecto.

Quanto a solipa foi boa ideia...porque nao!...fazer uma em miniatura e oferecer-ta!
:)))

Quanto a desatascancos nao sera necessario pois nao me meto por maus caminhos..fui crismado sabes e fiz as comunhoes todas!
Olha fizeste-me rir ...e ainda continuo...mais ate de alegria pela tua reaccao pois essa atitude e' uma delas.

O que me estava a dar comichao era so mesmo a falta de qualidade nas coisas...mas ainda bem que sublinhas que tinhas conhecimento das outras solucoes de resgate e ancoramento.

Pois tu ja viste uma coisa, se eu li em zig zag, outros so olham para as fotos e nem lem os comentarios e pensam que agora a coisa e':
Toca a arranncar TRONCOS e mete-los nas malas para desatascar o pessoal???
NOTA: eu li e reli tudo ...comecei foi em zig zag...

Va olha obrigado pela achega como tambem ao Mario Machado que ainda vai levar com uma solipa tb!!!
:)

Continua com essa atitude...e' isso mesmo
E obrigado pelas palavras...

P.S. o material vem da nova zelandia - ali ao lado. - mas nao fiquem a espera do material, metam-se a fazer voces mesmo "mas com meios e ferramentas"...

Mas a maxima que eu gosto que o pessoal apanhe e' so mesmo nao fazer sucatice e executar tarefas dentro das normas do aceitavel e dentro dos parametros de seguranca etc..etc..etc.. em vez de virar-mos chacota e motivo de critica pelos motivos errados etc...pois o nosso querido forum UMM tem as portas abertas a todos e todos sao bem vindos tanto a participar como a ler o conteudo e eu como um simples membro do proprio forum UMM nao gostava que o nosso forum UMM fosse motivo para tal chacota ou "gozo"....so isso

"no expresso le-se: Latitude troca UMM por tractor com "ancora perfuradora" como extra!"

Abraco
CP

:p

Latitude

UMM
Registo
12 Dez 2008
Caro Carlos Pires,

entendidos, como referes este é um local público e de livre arbítrio...

eu também fiz as comunhões todas e soiu crismado e não é por isso que volta e meia lá fico atascado...é somente porque me meto nelas...

no hard fellings...

e não foi nenhuma descasca...

abraço

MonteMonteMonteMonte
e
AmigosAmigosAmigosAmigos

Latitude

UMM
Registo
12 Dez 2008
Caros,

Parece-me que o Mário tem dormido bem descansado e não o incomoda ter criado um suspense e estar 3 dias descansado na sua cadeira vendo que ninguém vem aqui resolver o dito suspense...

Mário vem aqui e partilha essa tua sabedoria pois não é que o João tem razao e o raio da sulipa é mesmo pesada...além de que suja o jipe todo...aquilo deve levar um óleo qualquer para se aguentar ao tempo...

anda lá e elucida-nos a todos para ficarmos mais sabedores...

ou vais obrigar um gajo a estar presente num "help group" e apareces com as tais estacas e fazes o brilharete...

olha que tenho todo o gosto em estar presente, tens é de vir ao Norte com as estacas...

abraço

MonteMonteMonteMonte
e
AmigosAmigosAmigosAmigos

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
quote:Originally posted by Latitude

Caros,

Parece-me que o Mário tem dormido bem descansado e não o incomoda ter criado um suspense e estar 3 dias descansado na sua cadeira vendo que ninguém vem aqui resolver o dito suspense...

.....hahaha tambem me fez rir!
Sim o Mario pelos vistos tambem gosta de ver o pessoal dormir mal ...sim e' que ha gente que faz log in ao forum quando esta na cama...nao devo de ser o unico! lol..que doenca.

Em relacao ao que o Mario diz...infelizmente nao estou a ver e admito a minha falta de visao...ou se calhar falha-me a maaamoria.

gostava de ter respondido ao desafio lancado por ele...mas tanto eu e se calhar outros nao vislumbra-mos a coisa...

va la vai-te atafulhar de comida e espero que te engasgues!!!
E' o nosso contributo para tere uma (des) agradavel refeicao!:cool:

pois as noites em branco a pensar no assunto dao cabo das costas...
e no teu caso se te engasgares uma pancadinha nas costas resolve isso!

(off topic)
tenho pena quanto as telenovelas...ate estava a ver se encontrava o tlm do amigo para lhe ligar e deixar a conversa fluir...

Va vem entao para ca postar as estacas dos feijoes.

Carlos Pires

Registo
11 Out 2007
Boas

Mario, peço desculpa por usar as tuas fotos, mas é disto que falas...

UMM abraço

Latitude

UMM
Registo
12 Dez 2008
Espectáculo...

resolvido o suspense...

Obrigado pela partilha Pedro...

Mário eu penso que o Pedro merecia bem os 3 pontos pois afirma que as fotos utilizadas são tuas:D podes vergastar-te um pouco mais...

realmente é bem melhor solução que enterrar o raio da sulipa pois só o trabalho em cavar o buraco, com esta técnica tinha-se desatascado 20 UMM's...

Boa partilha de informação e formação...

vou testar esta técnica para no dia que tenha mesmo de a utilizar não fazer má figura e me tenha mesmo de agarrar a um tronco e começar a cavar...

abraço a todos...

MonteMonteMonteMonte
e
AmigosAmigosAmigosAmigos

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

O conhecimento não ocupa lugar e não paga imposto (por enquanto :D).
Bom tópico com informação de valor.

Mário, como já aqui foi dito por outro companheiro, a técnica que eu conheço para ancorar em areia é enterrar o pneu suplente, na vertical, amarrando a cinta à chave de rodas, estratégicamente colocada no centro da jante (por trás).

Escusado será dizer que a pressão dos pneus deve estar o mais baixo possivel.

Venham outras técnicas para aprender mais alguma coisa.. ;)

cUMMprimenTTos

M Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Bruno

UMM
Registo
20 Nov 2007
Boas

Boa partilha de conhecimentos, não só do Latitude.

Latitude a técnica aqui demonstrada é usada em Montanhismo em especial para resgates na neve.
Como é obvio na neve (ao contrário do Gelo) não se encontram pontos de ancoragem com facilidade e este método é usado para por exemplo retirar uma vitima que caiu numa crevasse (fenda na neve).

Mário desconhecia essa técnica, obrigado pela partilha.

Abraço
Bruno

zeza

UMMzito
Registo
30 Jul 2010
Este Aloevera é demais, parte tudo com este magnifico sentido de humor :):):)
E depois...parte-se todo a rir e ninguém o ajuda a "colar-se" de novo ao sitio...então?!!
Ele ta-me sempre a descascar e eu olha...lá aguento.
Mas o que interessa é que todos os topicos com coments dele são sempre de rir e sinceramente, acho isso muito bom, torna os topicos faceis e agradaveis de se ler.venha mais disso :):)
Abraços

Top Inferior