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Diário de bordo do finalmente.

cambraga

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18 Mai 2020
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Bom dia a todos.

Salvo melhor local para construir um diário de bordo, vou afixa-lo aqui. Para memória futura, e para delicia dos muitos, que tal como eu passam grandes temporadas a ler forum dos restauros ou verdadeiras obras de engenharia à portuguesa que o pessoal vai incrementando nas suas diversas máquinas.

Assim sendo vamos ao que realmente interessa. Este bom UMM, tal com referi na minha apresentação, já à longos anos que andava a fuçar a internet e a chatear todos os meu amigos e conhecidos com a pergunta, "...por acaso não conheces ninguém que tenha um UMM para vender?".
E assim se foram passado os anos e a resposta era sempre, "esses carros já são raros e estam tudos podres"... em fim aquela palavra amiga e de incentivo.

Por linhas muitos gerais este meu carro era usado maioritariamente em trabalho nas vinhas e olivais pelas terras transmontanas, mas que infelizmente a pessoa que lhe dava uso num azar da vida se finou, então a família teve a gentileza de me o vender. No manometro marca uns 303741 km mas que continuam intactos desde o dia em que o foi buscar pois aquilo so roda um bocadinho e depois faz trac-trac e volta a trás, tem tudo para se manter sempre com poucos km. Mesmo sendo de 87 e nao ter travões de disco em lado nenhum, aguentou-se bem a subir e descer o Marão pela velhinha IP4 (nada de mudernisses com túneis contemporâneas, isto apartir daqui é sempre à velha escola), e lá veio pela nacional até Braga, mas pelo caminho teve tempo de atingir uns vertiginosos 120Km\h um ruido enorme um barulho esquesito do lado esquerdo à frente que só reduzia quando lhe carregava parecia que pedia para andar para a frente, tem seguro inspeção funciona quase tudo a nível eléctrico e ferrugem que oragulhosamente apresenta alguns pontos aqui e ali, mas mais preocupante é o ponto por baixo da bateria. No domingo depois de uma lavadela e uma reposição dos niveis foi dar um passeio pelas serras aqui à volta ,só ainda não atinei com o bloquear dos cubos dianteiros talvez por precisarem de carinho, mas mesmo assim só com o eixo traseiro lansava-se bem às pedras nas subidas, a suspensão é que não pode ser chamada por esse nome, porque aquilo são mais uns caibros de madeira a fazer de amortecedores.

Muito bem chega de treta, vou divulgar umas fotos desde o dia 1 até ao dia de hoje, e todos este trabalho de recuperação\restauro que vão ser feitos ao longo do tempo\euros\disponibilidade mas sempre com muito carinho.

Esqueci de referi que desde o primeiro dia pega sermpre à primeirinha a frio e tem uma folga na direção de 1/4 de volta que faz com que pareça o AceVentura em África.
E a frase que ficou depois do passeio de domingo e que traduz na perfeição a experiência de conduzir um UMM, "...neste carro parece que conduzimos sempre com um soriso estupido na cara."

Cumprimento a todos e mais uma vez obrigado pelas boas palavras.
 

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Aldeia

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Gosto muito dos diários de bordo,ficamos à espera de novidades.

Para começar investe em pneus, nunca se devem usar pneus distintos em viaturas 4X4. Se puderes compra borracha de qualidade, os pneus reconstruídos não só não compensam como são bons para estragar rolamentos.
 

cambraga

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18 Mai 2020
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Boa noite a todos.
Passados quase 4 anos a fenix renasceu.
Por diversos motivos esteve os ultimos 3 anos em cima de "4 cepos", parei-o a andar mss desde isse dia nunca trabalhou o motor. Pois esta semana virei-me para o animal troquei os rolamentos dos cubos do eixo dianteiro, troquei o óleo rodei o motor à mão; e hoje de manhã foi só dar à chave e o motor pegou perfeitamente mesmo com gasóleo velho.
Hoje durante o dia foi trabalhando a espaços, mas sempre só no relenti. E sim, agora, com gasóleo novo.

Estes carro consegue trazer-nos muita felicidade, e eu hoje qundo ouvi o motor a trabalhar, fiquei radiante.

Surge apenas a luz vermelha do ponto de exclamação quando está no relanti, mas quando acelero a luz desliga, voltando a acender qd deixo de acelerar, só não percebo bem porquê.

Obrigado a todos.
 

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tutu

João Serra
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23 Mai 2011
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Boa noite a todos.
Passados quase 4 anos a fenix renasceu.
Por diversos motivos esteve os ultimos 3 anos em cima de "4 cepos", parei-o a andar mss desde isse dia nunca trabalhou o motor. Pois esta semana virei-me para o animal troquei os rolamentos dos cubos do eixo dianteiro, troquei o óleo rodei o motor à mão; e hoje de manhã foi só dar à chave e o motor pegou perfeitamente mesmo com gasóleo velho.
Hoje durante o dia foi trabalhando a espaços, mas sempre só no relenti. E sim, agora, com gasóleo novo.

Estes carro consegue trazer-nos muita felicidade, e eu hoje qundo ouvi o motor a trabalhar, fiquei radiante.

Surge apenas a luz vermelha do ponto de exclamação quando está no relanti, mas quando acelero a luz desliga, voltando a acender qd deixo de acelerar, só não percebo bem porquê.

Obrigado a todos.
Boa maquina! Força nisso! 😁
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Essa deve ser a luz de falta de vácuo!
Verifica o depressor, pode estar seco!
Convém meter óleo antes que seja tarde demais!
Já agora agradeço a partilha da experiência...😃
 

cambraga

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18 Mai 2020
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Boa tarde a todos.
A última semana serviu para, aos pouquinhos, porque trabalhar no aminal não é tratefa fácil qualquer afazer dá sempre muita luta. Lá consegui mudar os óleos dos eixos com 80w90, sei que principalmente para o traseiro não é o aconselhável, mas é longe preferivel que andar seco ou sem nenhum. Mandei pôr ferodo nas meias luas dos tambores da frente e meti-os ao sitio. Ao desmontar o do lado direiro tinha as molas pquena que fixam as meias luas do ferodo no respetivo lugar, podres e não consegui arranjar igual, por isso com uns preguinhos arame e umas anilhas lá fiz umas parecidas.
Agora ando a acamar os travões mas não está a ser facil afinar a coisa a roda direita está sempre a travar mais e o afinador está no mínimo.
No eixo traseiro tenho de trocar o retentor pois estar a pingar muito e pode ficar seco.
Troquei também os rolamentos dos cubos da frente. Mas acho que não vou passar sem uma revisão bem feita ao eixo da frente porque quando ligo a tracção às 4, faz muito barulho e parece que tende a fugir muito para a direita.
E assim vão sendo os dias UMMespetaculo.
 

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Aldeia

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Vou-te dar um conselho. Não percas tempo com esses travões e investe em discos.
 

cambraga

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18 Mai 2020
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Vou-te dar um conselho. Não percas tempo com esses travões e investe em discos.
Aos bocadinho estou a chegar a essa conclusão, mas espero que não chegue ao ponto de ter de aprender da pior maneira possível.
 

Aldeia

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Estás a gastar dinheiro 2 vezes e com sorte, só com algum cagaço pelo meio.

Os travões implicam diretamente na tua segurança e também na dos que se cruzam contigo. Em qualquer Alter 1 ou Cournil, há, pelo menos para mim, duas alterações que se impõem. Travões em condições e direção assistida. Os travões por motivos óbvios e a direção, não sendo assistida, é um perigo para quem anda no monte e não tem consciência do que tem nas mãos (por falar disso, evita meter os polegares por dentro do volante, especialmente se estiveres em TT).
 

cambraga

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18 Mai 2020
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Estás a gastar dinheiro 2 vezes e com sorte, só com algum cagaço pelo meio.

Os travões implicam diretamente na tua segurança e também na dos que se cruzam contigo. Em qualquer Alter 1 ou Cournil, há, pelo menos para mim, duas alterações que se impõem. Travões em condições e direção assistida. Os travões por motivos óbvios e a direção, não sendo assistida, é um perigo para quem anda no monte e não tem consciência do que tem nas mãos (por falar disso, evita meter os polegares por dentro do volante, especialmente se estiveres em TT).
Quem diz os polgares diz a mão toda; é negativo o volante é sempre por fora. Mas sim tenho de investir nesse material. Mas já agora o servo-freio do meu funciona bem com os discos?
 

Aldeia

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Quem diz os polgares diz a mão toda; é negativo o volante é sempre por fora. Mas sim tenho de investir nesse material. Mas já agora o servo-freio do meu funciona bem com os discos?

Acho que safa, mas não é o ideal. Usa o sistema do Pagero ou dos outros aqui doumentados.
 

cambraga

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18 Mai 2020
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Boa noite a todos.

Chegou a hora de lhe esticar a molas, estava muito baixo na frente. Queria fazer eu este trabalho, mas acabei por levar o material ao Manuel das Molas em Guimarães; foram mais 5cm mas quando as montar tiro umas fotos para ver a diferença.


20240427_174030.jpg


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20240426_083459.jpg
Foi também dia de desempenar aletas do radiador.

Cumprimentos a todos.
Acho que safa, mas não é o ideal. Usa o sistema do Pagero ou dos outros aqui doumentados.
Desde já obrigado pelas boas dicas. Mas já agora é possível ou melhor, é fácil aplicar um servo freio do alter 2?
 

cambraga

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18 Mai 2020
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Bom dia a todos.

Esqueci de mencionar que se trocou 2 sinoblocos que estavam mais estragados....
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Saiu assim não foi a rebarbadeira.

Estes carros são mesmo uns aminais de trabalho, sempre prontos mesmo com algumas feridas.

Não troquei os 4 porque, 2 ainda estavam razoáveis e como diz Sr. Manuel das molas o material de agora é fraco.

Cumprimentos e bom Domingo.
 

cambraga

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18 Mai 2020
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Boa noite, noite que aqui está a ficar bem feia com esta chuva toda.
Mas siga, estes dias a mimha máquina do aço andava a BOTAR muito fumo preto e a ficar sem força, li por aqui que podia ser muita coisa mas logo para começar era sinal de gasoleo a mais ,mistura a ficar marada.
Causas bomba injetora a ficar marada ( e ainda por cima a minha é Licas e toda gente diz mal dela), gasoleo a mais ou Ar a menos.
Comecei pelo filtro do gasoleo estava fino, da parte do filtro do ar estava descansado porque o troquei à pouco tempo, mas os sintomas continuavam.
Assim e já a pensar em levar bicho à FamaDiesel, lá me ocorreu abrir o tubo do ar de forma a ficar direto, e BINGO máquina já nao Botava o fumo preto.
Tirei a caixa fora para comprar outro filtro e eis que reparo que estao umas luvas metidas no tubo de tomada de ar. Este animal está a respirar bem aspira tudo.

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Já agora quantos dos nossos UMM's de é que ainda ostentam orgulhosamente este autoculante do AR
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cambraga

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18 Mai 2020
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E já agora se me pudessem ajudar, a saber onde é que é suposto meter óleo nesta bomba de bácuo
 

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