• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

descentrar jantes

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Mensagens
106
Localização
Portugal
Boas pessoal,

O que acham de descentrar as jantes? Tem implicacoes a nivel mecanico?

Cumprimentos,
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Tudo depende do que queiras fazer e qual a utilidade do teu UMM.
Na minha opinião...desde que seja bem feito....não há nenhum tipo de problema de maior.

faz isso numa casa da especialidade, o trabalho tem que ficar muito bem feito;)


Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
Mensagens
3.096
Localização
Portugal
Ustaka,

também te aconselho a não o fazeres (apesar de ter rolamentos e rotulas para vender...)

Esteticamente fica mais agressivo, mas a médio prazo a carteira é que sofre.

Cumprimentos,

Passarinho


www.pecas-umm.com
 

eunema

UMM
Registo
22 Mai 2008
Mensagens
1.285
Localização
Portugal
Boas

Para teres uma ideia da influência, imagina apertares um parafuso com uma chave de roquete e em seguida, o mesmo parafuso mas com uma extensão. Uma vez que tens maior offset, o problema maior será mesmo nos desalinhamentos.

Obviamente que vai esforçar a mecânica, mas pessoalmente não vejo isso como o fim do mundo, o mais importante é que seja um trabalho bem feito.

Tudo depende daquilo que queiras fazer com o jipe e das jantes e dos pneus que uses. Se calhar, a lama estraga muito mais do que umas jantes descentradas....



Esboço um orgulhoso sorriso por cada imperfeição do restauro do eunema.

Cumprimentos
Hernani
 

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Mensagens
106
Localização
Portugal
Boa tarde,

Obrigado pelas respostas. Ideia apagada da mente:cool:. Pelas explicações os espaçadores provocam o mesmo esforço na mecanica do UMM.


Cumprimentos,
 
Registo
21 Set 2009
Mensagens
376
Localização
Portugal
camarada, tenho pneus 238/85 16 e jantes descentradas as 16 de triangulos viradas ao contrario, nada a apontar... e saem uns 7 cm fora da carroçaria

UMM= Uma Maquina de Monte...
 

ustaka

UMMzito
Registo
3 Jul 2012
Mensagens
106
Localização
Portugal
Boas,

Neste momento, (desde ontem), tenho pneus 235/75 R15 e ficaram bastante bonitos no carro. Ficaram quase à face da carroçaria. Logo que possa coloco fotos

Cumprimentos,
 

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Mensagens
381
Localização
-
Depende da utilização do jipe, em estrada acredito que o desgaste não seja notório, mas se fores para o mato, qualquer cacetada mais a sério numa das rodas, seja uma pancada lateral ou frontal, vai aumentar o esforço exercido na mecânica do eixo.. se juntares uns pneus agressivos, é ver o esforço a aumentar cada vez mais. Alguma vez irá ceder. Agora isso depende muito da condução, tanto pode ceder por excesso de abuso ou simples pancada azarada. Não quer dizer que faças isso e quebre no primeiro dia em que vás para o mato, mas em vez de quebrar ao fim de 8 anos, quebra ao fim de 2 por exemplo.

A única diferença desta opção para os espaçadores é simplesmente cada roda ficar mais leve, ou seja o jipe não perde tanta aceleração.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

bitaum

UMM
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
381
Localização
-
Desculpem lá vir desenterrar um tópico antigo, mas estava a fazer umas contas de cabeça e usando o meu caso como exemplo (em que tenho 150mm de distancia horizontal entre o prato onde a jante encosta até à vertical dos plásticos da aba da roda), nunca deveria montar jantes com mais de 50mm de offset, de modo a não ficarem saídas

Digo isto porque se aos 150mm de espaço retirar-mos metade da largura de uma jante normal de 8 polegadas com offset zero (150-100=50mm).

Ou estou a deixar de fora algum fator?

Na realidade nem devia ser 50mm mesmo, pois o pneu sai sempre um pouco para fora da jante (depende do pneu..)

Obg.

 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Já foi desenterrado à uns anos, e eu volto a desenterrar, porque antes prefiro desenterrar tópicos do que abri-los de novo.

As contas que o ultimo amigo comentou parecem-me bem, mas existe a questão da barriga dos pneus, e essa depende de medida para medida de pneu. Segundo as minhas contas que pretendia rodar os centros da minhas jantes de triangulos de 15", reparo que 40mm de offset já pode ser demais para uns pneus 235/75R15, ou parece-me ficar a "pisar o risco".

Pretendia rodar os centros de jantes de modo a eliminar as pequenas bolachas traseiras de 9 mm que servem para afastar as jantes das pinças de travão traseiras, e também claro, colocar as jantes mais à face para ganhar pinta.

A questão que coloco, alguém que tenha as mesmas jantes que as tenha descentrado e instalados os mesmos pneus e que possa partilhar que medidas usou para as rodas ficarem res-ves com os plásticos da cava da roda.

 

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Mensagens
7.232
Localização
Portugal
Como cada um tem a sua opinião eu dou a minha...

Não sou nada adepto de descentrar jantes.

Estou farto de ver pessoal que faz isso e depois vende as jantes. Porquê? Para começar é um trabalho que tem de ficar MUITO BEM feito. As razões são evidentes, não vale a pena comentar. Além disso implica repintar as jantes e para reverter é muito mais complicado. Prefiro 50 vezes o uso de espaçadores do que mexer nas jantes. À anos que os uso e nunca se me desapertou uma roda. E saem mais baratos.

Nuno cada um sabe de si, mas eu deixava estar como está.




 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Cada cabeça sus sentença!
Eu detesto ver os espaçadores, sou capaz de perdoar se for em jantes de alumínio.
A questão de reverter preocupa-me pois acredito que um dia meta uns 31/10,5 e depois não posso jogar o centro da jante como se pode fazer com os alargadores.

 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
mais simples e comprar jantes de outros modelos ja com offset ou largura desejada e se nao for de 5 furos alterar a furaçao



Equipa de competição Serralhariaajoao sponsor Euro4x4parts.com
 

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Mensagens
1.361
Localização
Portugal
Também já ponderei essa ideia que como é lógico é mais viável que descentrar jantes, mas o que encontro tem o mesmo offset.
Obra era alterar os 5 pernos originais no UMM para 6 furos "japoneses", atrás fazia-se bem, à frente é que não estou bem a ver. Mas é algo que ainda vou estudar.

 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
Tudo eh possível mas o ganho e menor, pois se arranjar umas jantes e alterar tem sempre as outras para mudar, se partir um semi eixo, já tem de levar mais lavoura em cima.....o dias uma vez colocou atrás um sistema de manhã de eixo como a frente, assim só muda o semi eixo mesmo, mas obrigado a fazer uns suplentes, para caso parta tem já de substituição....já alterei de 5 furos para 6 o contrário é igual, um dos furos e igual, basta fazer um molde de furação e furar as jantes depois de soldar 5 dos 6 furos


Equipa de competição Serralhariaajoao sponsor Euro4x4parts.com
 
Top Inferior