• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Deposito de combustivel Alter II 89 alimentação/retorno

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Boa tarde, peço desculpa pela abertura deste topico, pois este assunto ja foi bastante debatido por aqui, mas ....

Quem conhecer o interior destes depositos e mesmo quem não conheça, pode me explicar como funciona este tubos de alimentação e retorno?, o numero 1 tenho quase a certeza que e o da alimentação e o numero 2 o do retorno, pois parece-me que era assim que estava montado, e nessa altura dando a bomba manual o gasoleo chegava facil cá acima aos filtros.

Desmontei o deposito para uma pequena limpeza exterior, e nem sequer o despejei completamente, tendo no interior 2 ou 3 litros de gasoleo, mas agora tenho o seguinte misterio, o tubo 1 parece estar completamente fechado nao gtendo qualquer fluxo nem de entrada nem de saida , o tubo 2 e deixa o gasoleo sair e entrar livremento. mas eu tenho quase a certeza que o gasoleo devia sair pelo tubo 1, mas agora nem sai gasoleo nem entra.

1 - mais perto motor
2 - mais longe do motor

Alguem me sabe dizer que diabo se passou?

deposito.jpg

Anexos

• deposito.jpg
    deposito.jpg
    102,8 KB · Visualizações: 185

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Fácil de explicar.
O depósito deve estar com algum lixo que acabou por se soltar devido à manipulação do depósito.
O lixo acabou por se prender na rede de pré filtragem que está na base de aspiração do tubo de alimentação, no caso é o tubo identificado com o número 1.
É um problema crônico nesse tipo de depósitos...
Eu tive de limpar o meu por causa do mesmo entupimento do tubo de aspiração!
Usei uma cafeteria elétrica para lavar o interior com água a ferver.
Ajuda sempre com a ajuda de desengordurante do tipo mistolim ou similar!

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Fácil de explicar.
O depósito deve estar com algum lixo que acabou por se soltar devido à manipulação do depósito.
O lixo acabou por se prender na rede de pré filtragem que está na base de aspiração do tubo de alimentação, no caso é o tubo identificado com o número 1.
É um problema crônico nesse tipo de depósitos...
Eu tive de limpar o meu por causa do mesmo entupimento do tubo de aspiração!
Usei uma cafeteria elétrica para lavar o interior com água a ferver.
Ajuda sempre com a ajuda de desengordurante do tipo mistolim ou similar!
Percebi que tenho problema complicado entre mãos , já agora podias me ajudar explicando melhor qual a técnica de desentupimento desta situação? Tenho a cafeteira e o mistolim, preciso de saber é forma de trabalhar 😉

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Pelo que vejo na foto esse depósito já entregou a "alma ao criador" com tanta mazela já deve ter andado na guerra, não seria melhor pensar em comprar uma coisa em condições...!!! :cool: :alien:

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Despeja a água a ferver para o lado direito do depósito.
A rede de pré filtragem está nesse espaço entre o bocal de abastecimento e extremidade do depósito!
Podes usar ar comprimido para purgar os tubos do depósito.
É um trabalho de braços e paciência...

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Pelo que vejo na foto esse depósito já entregou a "alma ao criador" com tanta mazela já deve ter andado na guerra, não seria melhor pensar em comprar uma coisa em condições...!!! :cool: :alien:
Essa seria a melhor solução de certeza ;), mas é uma questão de euros, e como ele não verte , queria tentar resolver a coisa, tambem sei que "quem não tem dinheiro, não tem vicios", mas .... quem sabe

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Despeja a água a ferver para o lado direito do depósito.
A rede de pré filtragem está nesse espaço entre o bocal de abastecimento e extremidade do depósito!
Podes usar ar comprimido para purgar os tubos do depósito.
É um trabalho de braços e paciência...
Colocar a pistola de ar comprimido no bocal de abastecimento pode resolver a situação? ou vai rebentar com alguma proteção no interior?
Pergunto tambem se este bocal de alimentação tem algum tipo de valvula de retenção ou algo assim, ou esta simplesmente livre?

Registo
22 Jan 2019
Vê no meu tópico do restauro do RJ.
Sugerido pelo luispsilva , enchi com ácido clorídrico, (15l) e o resto água. Deixei umas 4 ou 5 horas a "marinar" 😁, depois ia vazando um bocado , para tirar peso, metia uma corrente daquelas dos cães fininha lá dentro, sempre a segurar a outra ponta do lado exterior claro, abanar, abanar.... depois no fim vazar tudo, e lavar muito bem com água e algum detergente para tirar restos do ácido.
No final soprei os 2 tubos com o compressor.
Ficou muito melhor, gastei uns 15€ no ácido.

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Boas
Voltando a este assunto, e após seguir alguns conselhos aqui explicados, limpei o depósito e aparentemente está desentupido.
Testando com a bomba manual de borracha tipo banana, puxa o gasóleo com facilidade, e já repeti a operação tirando alguns litros de gasóleo.
Mas acontece o seguinte, com o sistema todo montado, o motor a trabalhar, ao fim de 15, 20 minutos algo começa a obstruir a vinda do gasóleo ao ponto de o motor parar e até a bomba manual de borracha ficar espalmada.
Desligo o tubo de acesso ao pré filtro dou à bomba manual e sai litros e litros de gasóleo sem nunca obstruir.
Gostava de ler as vossas opiniões acerca do que está a provocar isto.
Será que alguém tem fotos do interior do depósito, Alter II 89, para eu tentar perceber o mistério? O depósito já foi cortado noutros tempos, não em meu puder e possivelmente já nem tem rede, mas isso não sei.
Possivelmente vou ter que o cortar para ver o que se passa, mas alguém aqui já pode ter passado pelo mesmo.
Cummps. para todos

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Provavelmente um estrangulamento. Tens passagem de combustível, mas em caudal insuficiente.

Registo
29 Abr 2014
Tens uma obstrução sem duvida.

- Retira a tampa do deposito e testa de novo. Pode o deposito estar a vacuo
- tira o sensor de nivel e expreita para ver se tens rede. Se tiveres tira-a e mete um pre filtro em linha.
- vê o teu filtro de gasoleo se não está cheio de porcaria.

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
Provavelmente um estrangulamento. Tens passagem de combustível, mas em caudal insuficiente.
Nesse caso, ou é dentro do próprio depósito, ou na bomba manual, pois o tubo do depósito para a bomba comprei novo, a bomba também é nova.
Será a próprio bomba que tem pouco caudal? Mas se fosse esse o problema quando desligo o carro o formato da bomba devia voltar ao normal? ou seja deixar de estar espalmada logo de imediato? E ele só volta ao normal ao fim de alguns minutos ou se eu desligar o tubo do depósito
Tens uma obstrução sem duvida.

- Retira a tampa do deposito e testa de novo. Pode o deposito estar a vacuo
- tira o sensor de nivel e expreita para ver se tens rede. Se tiveres tira-a e mete um pre filtro em linha.
- vê o teu filtro de gasoleo se não está cheio de porcaria.
Já testei algumas destas situações.
- Já tirei a tampa, por causa do vácuo, mas acontece à mesma.
- filtro gasóleo também é novo.
- em relação à rede, eu no meu deposito não consigo visualizar o local onde estará a rede por causa da chapa que está no interior, mesmo se o sensor do nível.

Registo
29 Abr 2014
@Eduardo Filipe permite-me discordar categoricamente.
Isso é meio caminho para rebentar a injeção!
O filtro não é parte do problema, é solução.

@fernandomcm de facto ha depositos que não dão.

Enfia um arame pelo tubo de pesca e rasga a rede. Ja fiz isso num depósito sem ver a pesca.
Se ja tiraste a tampa do depósito o vacuo so pode ser da bomba manual para montante.

99% de certeza que tens rede.

Registo
17 Mar 2017
Faz uma experiência, filtro de gasóleo fora e ligação directa...!!! :whistle: :alien:

Eduardo desta vez discordo a 200%...
se está com problemas e provavelmente com lixo no deposito... isso era matar uma bomba injectora escusadamente...

quanto aos sintomas... tira essa bomba de mama fora... se não for boa qualidade é mais que suff pra ser dai a razão dos teus problemas!

fernandomcm

Fernando Marques
Registo
23 Mai 2012
@Eduardo Filipe permite-me discordar categoricamente.
Isso é meio caminho para rebentar a injeção!
O filtro não é parte do problema, é solução.

@fernandomcm de facto ha depositos que não dão.

Enfia um arame pelo tubo de pesca e rasga a rede. Ja fiz isso num depósito sem ver a pesca.
Se ja tiraste a tampa do depósito o vacuo so pode ser da bomba manual para montante.

99% de certeza que tens rede.
Não consigo enfiar o arame o tubo dentro do depósito deve de fazer curvas de 90°, já tentei até com um filamento de cabo de aço, só falta tentar com fio de nylon grosso, mas isso não tenho
Eduardo desta vez discordo a 200%...
se está com problemas e provavelmente com lixo no deposito... isso era matar uma bomba injectora escusadamente...

quanto aos sintomas... tira essa bomba de mama fora... se não for boa qualidade é mais que suff pra ser dai a razão dos teus problemas!
Se eu tirar a bomba de mama, não tenho forma de levar o gasóleo até aos filtros para tirar o ar da tubagem
Faz uma experiência, filtro de gasóleo fora e ligação directa...!!! :whistle: :alien:
Filtro é novo

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
Tens uma bomba de 12v,para puxar o gasóleo? Sempre percebias a quantidade de gasóleo que passava.

Se fores de perto, tenho um depósito sem estar a ser usado

Registo
17 Mar 2017
eu no meu, devido ao problemas presistentes que tive com lixo no deposito até o trocar... no sitema original, furei tudo a 10mm até chegar ao filtro, e tirei as valvulas da bomba de origem.

agora quando quero ferrar gasoleo, uso o sangrador que lá tem de origem e uma bomba de vacuo... até podes usar a bomba de mama para fazer esse vacuo até chegar gasoleo ao filtro.

quanto ao deposito de 89, se for igual o meu de 89, a pesca faz 2 curvas a 90 e a ponta com rede fica por baixo da chapa vertical mais na traseira do deposito, só lá chegas abrindo o deposito na parte de trás, não dá ipotece

migumm

UMM
Registo
10 Ago 2008
Já retirei algumas redes do tubo de pesca nunca abri os depósitos não sei existem diferenças nos depósitos convencionais sem a típica mama do alter1, mas nos outros nunca tive problema em retirar por vezes é normalmente mais difícil retirar a rede dentro do deposito que arrancá-la pois esta soldada ao fundo do deposito!!

Depois é preciso muita paciência para fazer a lavagem do deposito isso será o passo mais importante , tendo em conta o que descreves a bomba de puxe manual deve estar sempre na posição inicial!!! ou seja para fora caso contrario é um sinal claro de obstrução do circuito no há duvida.

se fores da zona de Lisboa posso emprestar um deposito.

cUMMps

Top Inferior