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Deposito de combustivel Alter II 89 alimentação/retorno

fernandomcm

Fernando Marques
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23 Mai 2012
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Boa tarde, peço desculpa pela abertura deste topico, pois este assunto ja foi bastante debatido por aqui, mas ....

Quem conhecer o interior destes depositos e mesmo quem não conheça, pode me explicar como funciona este tubos de alimentação e retorno?, o numero 1 tenho quase a certeza que e o da alimentação e o numero 2 o do retorno, pois parece-me que era assim que estava montado, e nessa altura dando a bomba manual o gasoleo chegava facil cá acima aos filtros.

Desmontei o deposito para uma pequena limpeza exterior, e nem sequer o despejei completamente, tendo no interior 2 ou 3 litros de gasoleo, mas agora tenho o seguinte misterio, o tubo 1 parece estar completamente fechado nao gtendo qualquer fluxo nem de entrada nem de saida , o tubo 2 e deixa o gasoleo sair e entrar livremento. mas eu tenho quase a certeza que o gasoleo devia sair pelo tubo 1, mas agora nem sai gasoleo nem entra.

1 - mais perto motor
2 - mais longe do motor

Alguem me sabe dizer que diabo se passou?

deposito.jpg
 

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MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Fácil de explicar.
O depósito deve estar com algum lixo que acabou por se soltar devido à manipulação do depósito.
O lixo acabou por se prender na rede de pré filtragem que está na base de aspiração do tubo de alimentação, no caso é o tubo identificado com o número 1.
É um problema crônico nesse tipo de depósitos...
Eu tive de limpar o meu por causa do mesmo entupimento do tubo de aspiração!
Usei uma cafeteria elétrica para lavar o interior com água a ferver.
Ajuda sempre com a ajuda de desengordurante do tipo mistolim ou similar!
 

fernandomcm

Fernando Marques
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23 Mai 2012
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Fácil de explicar.
O depósito deve estar com algum lixo que acabou por se soltar devido à manipulação do depósito.
O lixo acabou por se prender na rede de pré filtragem que está na base de aspiração do tubo de alimentação, no caso é o tubo identificado com o número 1.
É um problema crônico nesse tipo de depósitos...
Eu tive de limpar o meu por causa do mesmo entupimento do tubo de aspiração!
Usei uma cafeteria elétrica para lavar o interior com água a ferver.
Ajuda sempre com a ajuda de desengordurante do tipo mistolim ou similar!
Percebi que tenho problema complicado entre mãos , já agora podias me ajudar explicando melhor qual a técnica de desentupimento desta situação? Tenho a cafeteira e o mistolim, preciso de saber é forma de trabalhar 😉
 

Eduardo Filipe

SupremUMM
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5 Dez 2010
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Júpiter
Pelo que vejo na foto esse depósito já entregou a "alma ao criador" com tanta mazela já deve ter andado na guerra, não seria melhor pensar em comprar uma coisa em condições...!!! :cool: :alien:
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Despeja a água a ferver para o lado direito do depósito.
A rede de pré filtragem está nesse espaço entre o bocal de abastecimento e extremidade do depósito!
Podes usar ar comprimido para purgar os tubos do depósito.
É um trabalho de braços e paciência...
 

fernandomcm

Fernando Marques
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23 Mai 2012
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Pelo que vejo na foto esse depósito já entregou a "alma ao criador" com tanta mazela já deve ter andado na guerra, não seria melhor pensar em comprar uma coisa em condições...!!! :cool: :alien:
Essa seria a melhor solução de certeza ;), mas é uma questão de euros, e como ele não verte , queria tentar resolver a coisa, tambem sei que "quem não tem dinheiro, não tem vicios", mas .... quem sabe
 

fernandomcm

Fernando Marques
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23 Mai 2012
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Despeja a água a ferver para o lado direito do depósito.
A rede de pré filtragem está nesse espaço entre o bocal de abastecimento e extremidade do depósito!
Podes usar ar comprimido para purgar os tubos do depósito.
É um trabalho de braços e paciência...
Colocar a pistola de ar comprimido no bocal de abastecimento pode resolver a situação? ou vai rebentar com alguma proteção no interior?
Pergunto tambem se este bocal de alimentação tem algum tipo de valvula de retenção ou algo assim, ou esta simplesmente livre?
 
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22 Jan 2019
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Vê no meu tópico do restauro do RJ.
Sugerido pelo luispsilva , enchi com ácido clorídrico, (15l) e o resto água. Deixei umas 4 ou 5 horas a "marinar" 😁, depois ia vazando um bocado , para tirar peso, metia uma corrente daquelas dos cães fininha lá dentro, sempre a segurar a outra ponta do lado exterior claro, abanar, abanar.... depois no fim vazar tudo, e lavar muito bem com água e algum detergente para tirar restos do ácido.
No final soprei os 2 tubos com o compressor.
Ficou muito melhor, gastei uns 15€ no ácido.
 

fernandomcm

Fernando Marques
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23 Mai 2012
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Boas
Voltando a este assunto, e após seguir alguns conselhos aqui explicados, limpei o depósito e aparentemente está desentupido.
Testando com a bomba manual de borracha tipo banana, puxa o gasóleo com facilidade, e já repeti a operação tirando alguns litros de gasóleo.
Mas acontece o seguinte, com o sistema todo montado, o motor a trabalhar, ao fim de 15, 20 minutos algo começa a obstruir a vinda do gasóleo ao ponto de o motor parar e até a bomba manual de borracha ficar espalmada.
Desligo o tubo de acesso ao pré filtro dou à bomba manual e sai litros e litros de gasóleo sem nunca obstruir.
Gostava de ler as vossas opiniões acerca do que está a provocar isto.
Será que alguém tem fotos do interior do depósito, Alter II 89, para eu tentar perceber o mistério? O depósito já foi cortado noutros tempos, não em meu puder e possivelmente já nem tem rede, mas isso não sei.
Possivelmente vou ter que o cortar para ver o que se passa, mas alguém aqui já pode ter passado pelo mesmo.
Cummps. para todos
 

Aldeia

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Provavelmente um estrangulamento. Tens passagem de combustível, mas em caudal insuficiente.
 
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29 Abr 2014
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Tens uma obstrução sem duvida.

- Retira a tampa do deposito e testa de novo. Pode o deposito estar a vacuo
- tira o sensor de nivel e expreita para ver se tens rede. Se tiveres tira-a e mete um pre filtro em linha.
- vê o teu filtro de gasoleo se não está cheio de porcaria.
 

fernandomcm

Fernando Marques
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Provavelmente um estrangulamento. Tens passagem de combustível, mas em caudal insuficiente.
Nesse caso, ou é dentro do próprio depósito, ou na bomba manual, pois o tubo do depósito para a bomba comprei novo, a bomba também é nova.
Será a próprio bomba que tem pouco caudal? Mas se fosse esse o problema quando desligo o carro o formato da bomba devia voltar ao normal? ou seja deixar de estar espalmada logo de imediato? E ele só volta ao normal ao fim de alguns minutos ou se eu desligar o tubo do depósito
Tens uma obstrução sem duvida.

- Retira a tampa do deposito e testa de novo. Pode o deposito estar a vacuo
- tira o sensor de nivel e expreita para ver se tens rede. Se tiveres tira-a e mete um pre filtro em linha.
- vê o teu filtro de gasoleo se não está cheio de porcaria.
Já testei algumas destas situações.
- Já tirei a tampa, por causa do vácuo, mas acontece à mesma.
- filtro gasóleo também é novo.
- em relação à rede, eu no meu deposito não consigo visualizar o local onde estará a rede por causa da chapa que está no interior, mesmo se o sensor do nível.
 
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29 Abr 2014
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@Eduardo Filipe permite-me discordar categoricamente.
Isso é meio caminho para rebentar a injeção!
O filtro não é parte do problema, é solução.

@fernandomcm de facto ha depositos que não dão.

Enfia um arame pelo tubo de pesca e rasga a rede. Ja fiz isso num depósito sem ver a pesca.
Se ja tiraste a tampa do depósito o vacuo so pode ser da bomba manual para montante.

99% de certeza que tens rede.
 
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17 Mar 2017
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Faz uma experiência, filtro de gasóleo fora e ligação directa...!!! :whistle: :alien:

Eduardo desta vez discordo a 200%...
se está com problemas e provavelmente com lixo no deposito... isso era matar uma bomba injectora escusadamente...

quanto aos sintomas... tira essa bomba de mama fora... se não for boa qualidade é mais que suff pra ser dai a razão dos teus problemas!
 

fernandomcm

Fernando Marques
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23 Mai 2012
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@Eduardo Filipe permite-me discordar categoricamente.
Isso é meio caminho para rebentar a injeção!
O filtro não é parte do problema, é solução.

@fernandomcm de facto ha depositos que não dão.

Enfia um arame pelo tubo de pesca e rasga a rede. Ja fiz isso num depósito sem ver a pesca.
Se ja tiraste a tampa do depósito o vacuo so pode ser da bomba manual para montante.

99% de certeza que tens rede.
Não consigo enfiar o arame o tubo dentro do depósito deve de fazer curvas de 90°, já tentei até com um filamento de cabo de aço, só falta tentar com fio de nylon grosso, mas isso não tenho
Eduardo desta vez discordo a 200%...
se está com problemas e provavelmente com lixo no deposito... isso era matar uma bomba injectora escusadamente...

quanto aos sintomas... tira essa bomba de mama fora... se não for boa qualidade é mais que suff pra ser dai a razão dos teus problemas!
Se eu tirar a bomba de mama, não tenho forma de levar o gasóleo até aos filtros para tirar o ar da tubagem
Faz uma experiência, filtro de gasóleo fora e ligação directa...!!! :whistle: :alien:
Filtro é novo
 

vego

Diogo
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25 Set 2018
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Tens uma bomba de 12v,para puxar o gasóleo? Sempre percebias a quantidade de gasóleo que passava.

Se fores de perto, tenho um depósito sem estar a ser usado
 
Registo
17 Mar 2017
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Estarreja-Aveiro
eu no meu, devido ao problemas presistentes que tive com lixo no deposito até o trocar... no sitema original, furei tudo a 10mm até chegar ao filtro, e tirei as valvulas da bomba de origem.

agora quando quero ferrar gasoleo, uso o sangrador que lá tem de origem e uma bomba de vacuo... até podes usar a bomba de mama para fazer esse vacuo até chegar gasoleo ao filtro.

quanto ao deposito de 89, se for igual o meu de 89, a pesca faz 2 curvas a 90 e a ponta com rede fica por baixo da chapa vertical mais na traseira do deposito, só lá chegas abrindo o deposito na parte de trás, não dá ipotece
 

migumm

UMM
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10 Ago 2008
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Já retirei algumas redes do tubo de pesca nunca abri os depósitos não sei existem diferenças nos depósitos convencionais sem a típica mama do alter1, mas nos outros nunca tive problema em retirar por vezes é normalmente mais difícil retirar a rede dentro do deposito que arrancá-la pois esta soldada ao fundo do deposito!!

Depois é preciso muita paciência para fazer a lavagem do deposito isso será o passo mais importante , tendo em conta o que descreves a bomba de puxe manual deve estar sempre na posição inicial!!! ou seja para fora caso contrario é um sinal claro de obstrução do circuito no há duvida.

se fores da zona de Lisboa posso emprestar um deposito.

cUMMps
 
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