• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Debate combustíveis

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas,

No seguimento do outro tópico vamos a mais um porque até houve alguma adesão!

Pragontas! (perguntas)
1 - gasolina 95 e 98 qual a diferença
2 - qual a principal caracterista/função do uso/índice octanagem?
3 - qual aa principal função do cetano
4 - diferença entre Cetano e octano

No fim de contas para terminar

5 - combustíveis premium e low Cost que diferenças existem?

Abracumm

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Começo por responder à questão 5
Mais uma vez falo por experiência própria e não por conhecimento técnico ou científico sobre o tema...
Para mim é tudo igual ao litro!
Ou seja, é tudo igual por isso o que fizer mais barato é o melhor.
O meu UMM come tudo o que entrar no depósito, incluindo óleo de fritar que agora até já nem compensa, mas nos tempos em que isso não era sabido de toda gente como (alternativa) ao diesel o meu jipinho andou muitos kms com óleo de fritar...

tutu

João Serra
Registo
23 Mai 2011
Nos meus carros e mota, e nos camiões uso Prio, nunca tive/tivemos problemas e sempre se poupam uns trocos. E dantes quando estava na tropa e gastava 2 depositos por mês ia abastecer a Espanha.. O pessoal diz isto e aquilo do gasoleo espanhol, mas não vejo os espanhois com os carros avariados :unsure:

PedroAA

UMM
Registo
1 Nov 2021
A octanagem é simplesmente a capacidade de retardar a explosão.
As pessoas acham que quanto mais melhor, mas não tem nada a ver - apenas pela octanagem, claro.

Há carros que até limitam a octanagem máxima a 95 (vários Hondas, se não me engano, por exemplo).

A questão da gasolina 98 ser “melhor”, prende-se muito com o facto de, sendo mais cara, tende a ter mais aditivos na fórmula.

Por curiosidade - há o mito de que grandes motores precisam de grande octanagem..: pois bem, na terra dos motores grandes (não confundir motores grandes com grandes motores, não é necessariamente a mesma coisa!) não há gasolina comum com mais de 94 octanas!!!

IMG_4715.jpeg

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
A octanagem é simplesmente a capacidade de retardar a explosão.
As pessoas acham que quanto mais melhor, mas não tem nada a ver - apenas pela octanagem, claro.

Há carros que até limitam a octanagem máxima a 95 (vários Hondas, se não me engano, por exemplo).

A questão da gasolina 98 ser “melhor”, prende-se muito com o facto de, sendo mais cara, tende a ter mais aditivos na fórmula.

Por curiosidade - há o mito de que grandes motores precisam de grande octanagem..: pois bem, na terra dos motores grandes (não confundir motores grandes com grandes motores, não é necessariamente a mesma coisa!) não há gasolina comum com mais de 94 octanas!!!

Visualizar anexo 35049
Por acaso no meu Honda VTI que para quem não sabe, é um menino dos anos 90 com motor atm com 160 cv tenho muito melhor resposta e desempenho com qualquer gasolina de 95 octanas do que com as de melhores marcas de 98!
Sempre foi assim!
O motor fica meio embrulhado em baixas com a 98, é preciso puxar pelas rotações acima das 6 ou 7 mil para andar bem...

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Boas,

No seguimento do outro tópico vamos a mais um porque até houve alguma adesão!

Pragontas! (perguntas)
1 - gasolina 95 e 98 qual a diferença
2 - qual a principal caracterista/função do uso/índice octanagem?
3 - qual aa principal função do cetano
4 - diferença entre Cetano e octano

No fim de contas para terminar

5 - combustíveis premium e low Cost que diferenças existem?

Abracumm

Quanto ao cetano, no diesel é das primeiras coisas que se analisa quando um motor tem determinados probelmas.
Se gostas deste tipo de questões e de matérias pesquisa por motores Dual-Fuel, que abres tipo uma caixa de pandora. São motores a 4 tempos, que trabalham a gás na natural sem a utilização de velas (spark). Usam a injeção de diesel para substituir as velas. Um motor que apresenta knocking ou temperaturas de escape muito elevadas, se tiver tudo ok com a waste gate das primeiras coisas a analisar a seguir é o cetane number.

Top Inferior