• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Dana 44 - Autoblocante

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Boas companheiros,

Por curiosidade, ao fazer a substituição da valvolina LSD do meu diferencial Dana 44, decidi abrir a tampa do diferencial para ver como estavam as anilhas do autoblocante.

IMG_20210811_181129.jpgIMG_20210811_181124.jpg

Ou estou muito cegueta, ou não encontrei nenhuma anilha 😅

Estarei a ver mal?

Também não deveria ter uma espécie de "mola" para fazer tensão às anilhas do autoblocante?

Abraços

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Quando se abre a tampa da ponte e não se vê as anilhas é bom sinal...
No minimo significa que estão inteiras e ainda no sitio...😅
As anilhas não dão para ver, o máximo que dá para ver são apenas as orelhas de um conjunto de anilhas...
Talvez consigas ver apenas um bocadinho da anilha "Belleville" ou anilha mestre, reforçada ou de mola porque na prática é essa anilha que por ser côncava fornece a tenção de atrito ao conjunto de anilhas, salvo erro são 9! 20220119_074558.jpg

Última edição:
Registo
14 Dez 2011
Quando se abre a tampa da ponte e não se vê as anilhas é bom sinal...
No minimo significa que estão inteiras e ainda no sitio...😅
As anilhas não dão para ver, o máximo que dá para ver são apenas as orelhas de um conjunto de anilhas...
Talvez consigas ver apenas um bocadinho da anilha "Delvill" ou anilha mestre, reforçada ou de mola porque na prática é essa anilha que por ser côncava fornece a tenção de atrito ao conjunto de anilhas, salvo erro são 8! Visualizar anexo 22442
Mario só para atualizares o teu post

Anexos

• 20220119_231945.jpg
    20220119_231945.jpg
    52 KB · Visualizações: 190

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Obrigado Luís.
Nesse esquema que apresentas a Belleville não tem as orelhas de contenção!
Já tinha ouvido falar mas nunca tinha visto...
Obrigado Luis

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Em 2008 troquei as anilhas do autoblocante do meu jipe.
Tenho aqui fotos das velhas para mostrar a quem nunca as viu...
20220121_203706.jpg20220121_203655.jpg20220121_203641.jpg20220121_203556.jpg
As duas anilhas de mola estavam fissuradas por isso troquei tudo antes que fosse tarde...
20220121_203749.jpg
Já agora ficam a referência para o caso de alguém precisar.
20220121_204007.jpg20220121_203952.jpg

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Pronto, já sei a quem pedir socorro um dia que precise de arranjar o meu diferencial...!!! :whistle: :alien:
Por mim tudo bem...
Terei todo o gosto em ajudar.
Trocar as anilhas é um trabalho de dificuldade moderada, o pior é se as velhas já andarem partidas aos bocados dentro do diferencial!
Quando isso acontece há muito mais em jogo, mas tudo se arranja😉

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Em 2008 troquei as anilhas do autoblocante do meu jipe.
Tenho aqui fotos das velhas para mostrar a quem nunca as viu...
Visualizar anexo 22556Visualizar anexo 22557Visualizar anexo 22558Visualizar anexo 22559
As duas anilhas de mola estavam fissuradas por isso troquei tudo antes que fosse tarde...
Visualizar anexo 22560
Já agora ficam a referência para o caso de alguém precisar.
Visualizar anexo 22561Visualizar anexo 22562

Obrigado pela partilha! 👌👌👍👍

Ao tirar as anilhas fora e colocar as novas, como afinou o diferencial? (Pinhão com a roda coroa)

O diferencial sai fora ao tirar estas 2 "abraçadeiras" abaixo, mas depois precisa de ser afinado parte ficarem os dentes a casar antes de voltar a colocar certo?

Screenshot_20220121-234647.jpg

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Quando se trocam apenas as anilhas do autoblocante não é preciso afinar o grupo cônico!
Basta marcar todas as peças antes das desmontar para que depois na montagem voltem ao mesmo sitio...
Atenção que são precisas algumas ferramentas especiais para colocar o grupo cônico no interior da ponte!

Última edição:
Registo
14 Dez 2011
Quando se trocam apenas as anilhas do autoblocante não é preciso afinar o grupo cônico!
Basta marcar todas as peças antes das desmontar para que depois na montagem voltem ao mesmo sitio...
Atenção que são precisas algumas ferramentas especiais para colocar o grupo cônico no interior da ponte!
Mario só costumo usar as maos e jeito.
Já desmontei e montei uns quanto e ferramenta é o minimo.
É mais paciencia e jeito

Registo
26 Mar 2012
No meu partiu as anilhas.. e única coisa que estragou foi a conquilha na zona onde leva as meias luas....
Solução:
Cortei as orelhas as anilhas (tinha umas extras) e voltei a montar, ou seja o auto blocante está inativo, e até agora zero problemas

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Já agora aproveito para tirar esta dúvida de 1 milhão euros:

É possível testar o autoblocante com o jipe no elevador e as duas rodas o ar?
Deveriam as rodas rodar as duas no mesmo sentido?

Em todo terreno, cruzamento eixos, a roda que está no ar deveria conseguir passar alguma energia para a roda que está no solo?

Obrigado 🙂

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
yep é isso mesmo, levantas o carro e ambas têm de rodar no mesmo sentido. aqui fica um video de exemplo (não é LSD)

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
yep é isso mesmo, levantas o carro e ambas têm de rodar no mesmo sentido. aqui fica um video de exemplo (não é LSD)

Opa... Então já levei barrete com um Dana 44 dianteiro que comprei... 😔😔

Supostamente eixo todo revisto, rolamentos, retentores e anilhas autoblocante novas.

Desde o primeiro dia que montei, mesmo antes de sair da oficina, testei com o método acima e nada.
Resposta do vendedor: isso só no mato

No mato, cruzamento de eixos e nada
Resposta do vendedor: isso só a direito

Enviei vídeos deste género do YouTube
Resposta do vendedor: isso no UMM não é assim, o carro adaptasse ao terreno

Enfim, estou a ver que autoblocante nem vê-lo

Última edição:

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Opa... Então já levei barrete com um Dana 44 dianteiro que comprei a um dos vendedores no norte... 😔😔

Supostamente eixo todo revisto, rolamentos, retentores e anilhas autoblocante novas.

Desde o primeiro dia que montei, mesmo antes de sair da oficina, testei com o método acima e nada.
Resposta do vendedor: isso só no mato

No mato, cruzamento de eixos e nada
Resposta do vendedor: isso só a direito

Enviei vídeos deste género do YouTube
Resposta do vendedor: isso no UMM não é assim, o carro adaptasse ao terreno

Enfim, estou a ver que autoblocante nem vê-lo
Ainda vais receber a resposta que perdeste o autoblocante pelo caminho...!!! :whistle: :alien:

badumm

UMM
Registo
2 Ago 2018
Ainda vais receber a resposta que perdeste o autoblocante pelo caminho...!!! :whistle: :alien:

É triste Eduardo, mas é verdade...

No anúncio estava uma relação atmosférica, com autoblocante de mola.
Perguntei se podia ser relação turbo, com autoblocante na mesma. Tudo ok, preço justo para o vendedor, como não há muitos Dana 44 dianteiros no mercado, um gajo come e cala.

Depois de montado, parecia que era o segredo dos deuses como testar autoblocante...

Enfim, não mata mas mói
Mais valia dizer, vai sem autoblocante, do que mentir...

Prefiro 1 verdade do que 1.000 mentiras

Top Inferior