• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Dúvidas várias - Cournil 83

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Este degrau é de origem ou é enxerto?


Eu a pensar que tenho um caixa zf (MA junto a 1ª) e tenho uma placa UMM no topo?


Esta chapa já foi sapateirada, ok. Mas porque tenho o travão de mão no centro da chapa e não junto ao banco, e assinalei uma chapa/remendo - Já aqui andou um overdrive/PTO ou isto é mesmo assim e eu é que ando com o óculos sujos?


Não encontro o número do quadro. Estaria supostamente por baixo a buzina, certo? Os enxertos já sairam fora...


Alguém me tem um esquema dos fuzíveis? Qual é pra quê, força...

A ultima inspeção foi em abril de 2004, mas o selo tem sido pago sempre. Estou em risco de cancelarem a matrícula?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Para mudar as correias do alternador e bomba de vácuo, tenho que tirar o radiador fora?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
Olá,

resposta á 1 pergunta, esse degrau não é de origem o do cournil tem sitio para reboque, e o parachoques é completo.

Ok pode ZF a minha do alter 1 tb tinha chapa da UMM se for vermelha de ferro com tampa de aluminio é ZF.

A chapa não sei, sei que a do Alter 1 tem um rasgo tapado com uma tampa e 2 parafusos no sitio da manete do overdrive/ tomada de força.

3 acho que é do outro lado.

UMM abraço
Samuel Sousa

 
Registo
11 Out 2007
Mensagens
577
Localização
-
Boas
Pela primeira foto, esse degrau, parece estar na porta do passageiro, e nao é de origem...

A caixa de velocidades parece ZF mas so com uma foto com menos zoom é que se consegue ter a certeza...

Quanto ao resto, o buraco é para o overdrive e o numero de quadro é precisamente onde dizes, pelo menos no meu é....

espero ter ajudado

UMM abraço

 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Obrigado pelos respostas.

O degrau é efectivamente na porta do passageiro. Se não é de origem, saltará fora.

A caixa também me parece ZF, mas fiquei com dúvida com aquela placa...

Devo concluir que todas as placas vinham preparadas para o overdrive ou ele veio de origem e foi retirado? Estou mais virado para esta última, a caixa já foi trocada (a placa indicadora das mudanças indica uma UGO), talvez tenham removido o overdrive para não ter que o arranjar...

Tenho que tentar limpar devidamente essa área a ver se o número de chassi está escondido debaixo do lixo...

Quanto às correias, ninguém me diz se tenho mesmo que tirar o radiador para lá chegar?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
Registo
11 Out 2007
Mensagens
577
Localização
-
Boas

É possivel trocar as correias sem retirar o radiador, mas é extremamente dificil.
É mais facil retirar o radiador e trocar as correias, sem o radiador consegues ver bem os esticadores.
Aconselho-te a verificar o estado do esticador da correia da bomba de agua pq o rolamento pode estar gripado...

Para fazer isso tudo com o radiador no sitio tens de o desapertar so pela parte de cima e puxar para a frente, depois retirar a ventoinha e trabalhar nesse espaço...

UMM conselho, tira o radiador e faz o serviço, falo por experiencia propria...

UMM abraço

 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Obrigado Pedro, a ver se amanhã de manhã tenho tempo para fazer isso.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!


hehe passo a explicar o pouco que sei

Degrau é enxerto para algum velhote que usava o jipe na brigada do reumatico
A chapa e perfeitamente normal. quase todas as caixas saíam com uma chapa dessas, e é uma ZF de certeza absoluta pois eu tenho duas dessas e uma UGO e ta de caras.
Mais.... deixa ca ver

Quanto a essa chapita, todos jipes de fabrica, cournis sairam com a furaçao para o overdrive, nada mais nada menos que uma tampinha que depois de retirada fica com um buraco igual aos da caixa de transferencias para meter um fole igual de borracha ou napa.
O travao de mao no meio, no meu nao veio assim de fabrica, em quase todos nao veio, mas o do JARBAS tambem e assim, ve nas soldaduras do travao de mao onde encaixa ao chassis, facilmente vez se é aldrabice ou nao. Se for diz aqui a malta sff.
Inclusivé havia cournis com 3 lugares sentados a frente e o travao de mao era chegado a esquerda como no meu e no geral dos carros.
Nº de Quadro, supostamente debaixo dessa traquitana toda, deveras pegar em fairy, ou fayri ou la como se chama, nunca com uma lixa, com algo tipo um pano, escovinha de aço e tentar tirar o lixo que esta ai todo, ou entao retirar tinta, os numeros esta gravados muito a leve, e como o teu e de porta curta ainda pior.

cUMMps
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Completando o meu raciocinio.

Onde tens essa tampa, ia antigamente o travao de mao, e onde ta o travao de mao e enxerto porque isso nao tem acabamento UMM

Essa chapa veio de um Alter e nao e original do cournil porque a do cournil so tem relevo junto as manetes de mudanças.
Isso foi posto aí e de seguida tapado o buraco do travao do alter e posto o teu mais atras
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Como ninguem nasce ensinado.
apos uma conversa de 5 minutos os dois cournis do jarbas tambem sao como o teu.

heheheh

Afinal secalhar o facto de o travao de mao estas ai ja começa a ser de origem Uiii.

cUMMps
 

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Mensagens
1.850
Localização
Portugal
o teu cournil e porta curta como os dois que tenho e o do Ducatumm e tds que me passar nas maos, o travao de mao e ao centro, como esta nas fotos os gaijos das inspecçoes nunca gostaram muito disso, a caixa foi mudada pois esse modelo saiu com a hugo, ZF so se foi ja os primeiros testes, essa chapa esta original essa pequena chapa serve para a manete do guincho mecancio ou overdrive, e para a a tomada de força, o degrau mete rebarbadeira em cima esta a mais, o numero de chaci existe uns modelos mais antigos que nao eram no mesmo sitio, um dos meus nao sei onde fica e o do ducatumm tb nao descobrimos...qualquer duvida passa um fim de semana em albergaria que se fala e ves as minhas makinas ao vivo..abraço



vitoria nao e chegar em primeiro mas sim concretizar os sonhos e objectivos
 
Top Inferior