• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Dúvidas se é alter I ou II

Registo
23 Jul 2010
Ainda não percebi ao certo se tenho um Alter I ou II

Razões da dúvida:

- 12 de 1987
- Caixa de 4 de origem, vê-se na chapa nas instruções (actualmente caixa de 5)
- Não sei se a Direcção assistida que tem já vinha ou não.
- Atmosférico

A pergunta é. Existem Alter II de 4 velocidades com DA de origem?
Ou tenho mesmo um Alter I?

Tirem-me a dúvida de uma vez por todas.

Abraços

Alter II Atmosférico 12-1987

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Até sairam alter2 com tambores as 4... Vê as molas, o patim traseiro...

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Na minha opinião a melhor forma de diferenciar os Alter 1 dos Alter 2 é pelos tipos de molas...

Isto porque as molas de ambos não são compativeis entre eles, coisa que já não acontece com tudo o resto!

As molas dos alter 1 são mais estreitas!;)

tiagoncalves

Iniciado
Registo
6 Set 2010
Pois Ricardo, parece que é característica dos UMM amarelos, dá uam vista de olhos na apresentação do meu UMM Alter I / II TG, há lá algumas explicações coerentes que te podem elucidar...

Cumprimentos

t i a g o n ç a l v e s

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by MarioMachado

Na minha opinião a melhor forma de diferenciar os Alter 1 dos Alter 2 é pelos tipos de molas...

Isto porque as molas de ambos não são compativeis entre eles, coisa que já não acontece com tudo o resto!

As molas dos alter 1 são mais estreitas!;)

Amigo Mario, não é assim tão linear... Brevemente explico melhor, mas efectivamente existem Alter I com as molas exactamente iguais às do Alter II.

Passarinho

UMMzão
Registo
3 Fev 2007
as tua direcção assistida não é de origem, recordo-me de ela ter sido aplicada.

esses carros, eu costumo chama-los de alter 1,5!

trazem de origem as molas do alter 2, as alavancas pequeninas, o motor 2.5 atmosferico, mas todas as outras caracteristicas são do alter 1

travões, direcção, caixa...

Ah, e mais um promenor!!! essa série saiu com relações longas nos diferenciais!

quando abrires o teu, se ainda for de origem, vais ter uma surpresa :)

passarinho

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
...Ia jurar que todos os modelos Alter da UMM com molas estreitas seriam Alter 1!

Pelos vistos não é como pensava!

Pedro, assim que possas explica melhor isso, para ver se não volto a meter os pés pelas mãos...;)

Abraço.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by MarioMachado

...Ia jurar que todos os modelos Alter da UMM com molas estreitas seriam Alter 1!

Pelos vistos não é como pensava!

Pedro, assim que possas explica melhor isso, para ver se não volto a meter os pés pelas mãos...;)

Abraço.

Não estás a meter os pés pelas mão, tens razão quando dizes que o Alter I e II têm enormes diferenças na suspensão e não só, o próprio chassis é completamente diferente. Falando, claro está, da comparação directa entre un Alter I de 85 ou 86 e um Alter II, agora quando colocamos a vista num Alter I de 87 muita coisa pode divergir da ideia que temos de Alter I igual a Cournil. Brevemente colocarei aqui no ForUMM fotos de um Alter I que é um autentico Alter II até se perceber o ano de matricula...

tiagoncalves

Iniciado
Registo
6 Set 2010
Boa noite, essa das relações longas nos diferenciais é que me ficou atrás da orelha.

Porque sendo assim estamos perante uma caixa de 4 muito boa fora de estrada e com relações longas boas em estrada. Estou a falar bem ou a dizer a maior estupidez do mundo?

Cumprimentos

t i a g o n ç a l v e s

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Confirmo que o meu Alter 1 de Dez 1986, tem caixa de 4 (ZF)sempre foi motor 2.5 de origem, molas alter 1, relações longas dos diferenciais (não sei se são de origem mas os cubos da frente são Alter 1) e tinha direcção a braços que entretanto substitui por uma assistida.

Existem também diferenças a nível de chassis, principalmente na ancoragem das molas e a nível de chapa, não sei porque os Cournil e Alter 1 são muito mais resistentes à corrosão que os irmãos Alter 2.

cUMMprimentos;

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Tiago estás a dizer uma verdade que não é linear mas é verdade.

O facto de esse Alter 1,5 ter relações longas não é um facto universal, conheço mais Alter 1,5 que não as têm assim como Alter 1 de 85 que as têm
Coloca la a foto desse carro, estou curioso

cUMMps

UMM Cournil Entreperneur
Clássico 10-10-1984

UMM - Vencedor por Natureza - Vencedor na Natureza - UMM

tiagoncalves

Iniciado
Registo
6 Set 2010
Digo isto porque o meu é de 88 e de facto também tem algumas coisas do alter II e outras tantas do alter I como a caixa de 4 que me parecem ter relações longas.

Cumprimentos

t i a g o n ç a l v e s

Top Inferior