• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Curiosidade

Ajlr

UMMzito
Registo
2 Nov 2006
Esta semana quando fui a Penacova encontrei esta situação. Se calhar normal para alguns, mas para mim como foi a primeira vez que vi, aqui deixo o meu testemunho. Vejam se conseguem descobrir onde está o factor estranho nesta foto?

Eu ajudo.:D É que o smart vai atrelado á autocaravana, e as luzes do smart funcionam exactamente como de um atrelado, isto é quando a caravana faz pisca o smart também.:astonished:

cUMMprimenTTos
A. Ribeiro

Um dos sinais mais evidentes que existe vida inteligente no espaço é que eles nunca tentaram contactar-nos!

Zeumm

UMM
Registo
19 Out 2007
Está engraçado.
Mas tu viste o cabo de ligação?

Abraços

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Já vi uma mas um pouco diferente. A autocaravana era um autocarro convertido e tinha um reboque com um Smart, mas sem essas ligações nas luzes (usavam as luzes do reboque). A matricula é holandesa e claro é só para quem pod€.......

Mas está engraçado/curioso o sistema, mais ainda porque o Smart tem as 4 rodas no chão!

UMM abraçUMM

j.aldeia

Vivemos e morremos... Disfrutem do intevalo!

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Faço ideia a cara dos portageiros da Brisa quando veêm um apetrecho desses,ou dizem que passou um Smart sem pagar ou nem sabem o que cobrar de portagem:D:D
Em questão á ligação,será que são só os farois...e em termos de travões?Tambem devia travar:cool:e já agora nas subidas podia haver um dispositivo automatico para pôr o Smart a funcionar e dar um empurrãozinho:D:D

Chamaeleo

UMM
Registo
14 Ago 2007
É bom que nao se esquecam de colocar a chave para a direcção não trancar..........

Ajlr

UMMzito
Registo
2 Nov 2006
Eu passei por ele na IP3 e sai mais a frente, como também saiu na minha saida deixei-o passar e fui uns Km´s atras. O sistema de ligação era uma barra de ferro e todas as luzes funcionavam como as da auto caravana, presença, stop, piscas. Achei estranho pois creio que é proibido rebocar outra viatura na via publica.

cUMMprimenTTos
A. Ribeiro

Um dos sinais mais evidentes que existe vida inteligente no espaço é que eles nunca tentaram contactar-nos!

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros!
Aprender até morrer! :p
Tal como o amigo Ribeiro ficou surpreso, eu também fiquei porque nunca tinha visto antes.
Muito interessante sem dúvida.
Também quero atrelar um Smart nos meus "umeémes"!!! :D
A situação das luzes eu consigo fazer igual, agora os €€€ para comprar o Smart é que está mais dificil.. :D:D
Obrigado pela partilha!

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Será que em Portugal nos autorizam a rebocar ao menos um Aixam ? Ou poderemos ser multados por excesso de velocidade? E qual veículo é multado ? O que reboca ou o rebocado? Curioso paradoxo...

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas "Brummble" :)

O limite de velocidade de um conjunto (viatura que reboca + viatura rebocada) é sempre o limite máximo da viatura que tem inferior limite de velocidade.

No exemplo que deste, se rebocares um Aixam com uma viatura ligeira, o limite máximo de velocidade do conjunto fica definido pelo limite de velocidade do Aixam, dado que será a viatura com limite de velocidade inferior.

No caso de infração por excesso de velocidade, creio que a viatura a ser multada é a que reboca.

Ribeiro, pelo que sei podes rebocar uma viatura na via publica desde que o conjunto esteja devidamente sinalizado, quando o elemento de ligação é estático, tornando assim solidário todo o conjunto e obviamente quando se respeita o peso máximo rebocável.
Não é permitido rebocar com corda, corrente, tensores elásticos e afins, mas se for com um elemento estático (ex barra metálica, cilindro metálico) devidamente homologado, está autorizado.

Se não estou em erro é assim que funciona. ;)

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

Jagoz

Administrator
Staff
Registo
28 Mar 2006
O que eles estavam a utilizar é quase de certeza uma lança, como se usava nos carros da tropa para rebocar carros sem condutor.

Penso que o sistema passe por um triangulo equilátero onde um dos lados é preso ao carro da frente e os outros dois ao traseiro. Assim ele faz as curvas sem precisar do condutor, e mais não sei!!

Se não for com isso, não faço ideia de como se faz!

UMM abraço
Jagoz | José Sardinha

Registo
8 Jun 2006
Ao tópico

O sistema não te nada de novo:). Já durante a 2ª Guerra Mundial os JEEPs tinham este processo de serem rebocados, ou de se puderem juntar dois ou mais para puxar veículos/peças de artilharia mais pesados. Nessa altura o tal triângulo era montado substituindo o pára-choques original, normalmente nas unidades de artilharia.

Basicamente é um triangulo com um dos lados solidário com o pára-choques do veiculo rebocado, tendo o vértice oposto munido de uma argola que será enganchada no JEEP que tracciona. Quando não estava em uso o triângulo era subido e preso à grelha do carro (ficando, obviamente, com a argola voltada para cima). O veiculo que é puxado não necessita de condutor!!! Conforme o da frente vira o outro segue-lhe...:astonished:

Já experimentei pessoalmente o zingarelho (com dois JEEPs) e funciona na perfeição. Ao exceder uma velocidade segura (?) sente-se, nas curvas, o veiculo de trás a empurrar (a ter tendência a empurrar:angry:) a traseira do carro da frente, de resto tudo normal:cool:.

Um abraço

João

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
quote:Originally posted by mjcm

Aprender até morrer! :p

x2

Quer dizer, numa terra onde nunca acontece nada, só lá passa um fenómeno desses quando anda fora...

Pena não haver informação mais detalhada sobre o sistema.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Top Inferior