• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

"cunha" das molas

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas,

hoje ao inspecionar as molas reparei que a do lado direito não tem uma espécie de cunha entre o feixe de molas e o diferencial, coisa que o lado direito tem.

Qual a função desta cunha???
Tem algum problema andar assim???
Devo pôr uma do lado direito ou tirar a do lado esquerdo???

Obrigado e desculpem tantas perguntas

Cumprimentos
Ricardo Marques

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Boas
Deve ser um Cournil ou AlterI,se for as cunhas são de origem e deve ter dos dois lados
As cunhas servem para colocar o diferencial no ângulo correcto com o solo para garantir a lubrificação
de todos os orgãos do diferencial.

Rui Martins

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas Rui,

por acaso é um Alter II

aconselhas então a arranjar uma cunha para o lado que falta??? ou tiro a que tem???

Cumprimentos
Ricardo Marques

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
essas cunhas servem para desfaser a direcçao quando se vira...
sem elas as rodas dificilmente se alinhao em linha recta
mas isso ou se tem ou nao se tem
agora com uma sim outra nao,nao pode ser

Paulo Alves

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
sim Mario quando disse isso era naquela de que assim e que nao pode ser mesmo.pois se ficar uma com e outra sem ate o diferencial\carro fica torto.:cool:

Paulo Alves

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Viva,
Por acaso alguém sabe onde é que posso mandar verificar o ângulo de castor no meu eixo? A razão prende-se com o facto de ter trocado o D30 por um D44 e a direcção não estar como deve ser. Já coloquei as tais cunhas mas mesmo assim ficou um pouco instável...

Fernando

Registo
30 Mar 2006
Em principio uma loja de pneus que tenha um bom banco de medidas para alinhar direção deve conseguir ver o angulo de caster dos nossos carros ou então desmanchas uma manga de eixo completa e traças uma linha imaginaria a passar pelo centro das rotulas da manga e tentas comparar com uma linha perpendicular ao solo utilizando para isso um esquadro ou prumo, mas tens de te certificar que quando vais fazer a medida o eixo fica com uma altura ao solo igual à que teria se tivesse montado e com a roda no chão.
Não faço a minima ideia de qual será o angulo ideal mas não deve fugir muito do 0º.

Valter Ferreira
Clube UMM
Socio nº 0058
http://s1.darkpirates.com.pt/c.php?uid=41601

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Boas

Eu coloquei umas cunhas do diferencial de traz e da frente para poder reduzir o angulo que faz entre o diferencial e o veio de transmição. Tive a espertar as molas e a aumentar os brincos e o angulo era muito grande e com o tempo as cruzetas iam a vida. Com a colocação das cunhas o angulo ficou muito reduzido.

Abraço
Ricardo Ribeiro

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
boas onde compraste essas cunhas e quanto custou? se um gajo precisar de futuro assim ja se sabe...;)

Paulo Alves

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas Ricardo,

Qual a altura dessas cunhas???

Como é que são montadas??? Todas com a parte mais fina para o centro do carro???

Cumprimentos
Ricardo Marques

Pedro

UMM
Registo
25 Set 2006
Ou eu sou muito magoo :cool: ou entao nao tenho essas cunhas.
O pessoal isso faz mesmo falta???:blush:
ja agora deve existir a frente e atras??
isto de ser muita pinço é do camano.
abracumm

Pedro
Clube UMM 149

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Estas cunhas normalmente eram utilizadas so nos cournil e AlterI,nao sei se era por ter direcao nao assistida ou se o angulo do diferencial foi alterado no AlterII.
Sao usados so no dif. da frente e com a parte mais fina para o centro do carro

Filipe Pinheiro

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Boas

Estas cunhas foram feitas aqui por um torneiro amigo. Em relação ao preço não sei porque nao me levou nada A parte mais grossa da cunha tem 10mm e a parte mais fina vai morrer a 1mm. As cunhas estao montadas com a parte mais fina para o lado exterior do carro, ou seja, na frente a parte mais fina esta montada para a frente e na trazeira esta montada para a trazeira do carro, isto porquê:
A parte mais grossa tem que ficar sempre voltada para a caixa porque é para fazer subir sempre o diferencial na zona onde encaixa a cruzeta do veio de transmição para assim reduzir o angulo do veio.

Acho que na foto da para perceber algo

Qualquer coisa é so dizer

Abraço
Ricardo Ribeiro

trekker

UMM
Registo
30 Mar 2006
Viva,
Não vou bater o pé, mas segundo pude em tempos apurar numa revista americana da especialidade, esse ângulo que estás a introduzir só vai provocar maior desgaste e vibrações no eixo e na cruzeta, isto porque segundo eles, a cruzeta de baixo tem de estar na mesma posição que a de cima, ou seja, paralela à mesma e não com o veio apontado à saída da caixa. Pelo que percebi na altura, a forma de alterar isso, seria com um sistema de dupla cruzeta...

Fernando

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Pois eu bato o pé :D
Ricardo e porque é que montaste essas cunhas?Foi por ter levantado o jipe como?Nos brincos ou so espertaste as molas?
Se so espertaste as molas nao precisavas de nada disso pois o que ganhas com o esperto nao chegas ao limite da cruzeta(para ganhar altura que as cruzetas nao aguentassem tinha quer ser com um esperto fora do normal,mas aí tambem o comprimento das molas nao podia ser o mesmo)as cruzetas estão la para isso mesmo,para transmitir movimento de dois eixos paralelos que nao estao no mesmo eixo longitudinal(acho que é isto:blush:) a melhor maneira de compensar grandes diferenças sera usar cruzetas duplas.
Se aumentaste os brincos e adicionaste as cunhas dessa forma ainda pior!Pois estas a limitar ainda mais o angulo dessa cruzeta e claro perdes o efeito de caster que o correcto é ter a rotula de suspensão superior atrasada em relação á inferior.

Filipe Pinheiro

Marques

UMMzito
Registo
16 Fev 2007
Boas Filipe,

vamos lá esclarecer isto:D:D:D
eu ainda não os montei mas já os tenho só falta montar uns brincos com mais 5cm que os originais. Quantos ás cunhas pus a dúvida pois a minha direcção em certas velocidades e principalmente a curvar ligeiramente para a esquerda dava saltos parecia uma mula enraivecida, numa das breve inspecção a olho nú (ou seja eu a olhar para o xaruto como um burro a olhar para um palácio tal o meu entendimento de mecânica) descobri que as molas da frente uma tinha essa cunha outra não. Depois de falar com algumas pessoas quase tão entendidadas em mecânica como eu conclui (não sei se bem) que a causa dos saltos da direcção seria a falta/excesso de cunhas nas molas. Resolução um belo sábado à tarde eu de chaves em punho e vái de tirar a cunha que lá estava resultado (pelos menos para já) a direcção ficou mais mansa.
Pergunta, agora este fim de semana vou ver se monto os brincos novos que faço em relação ás cunhas??? deixo sem??? ou devo mandar fazer umas e com que medidas???

desculpem o testamento

Obrigado pela ajuda, pois os meus conhecimentos de mecânica são muito escassos

Cumprimentos
Ricardo Marques

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Marques no teu caso se vais por os brincos maior na frente aconselho-te a montares as cunhas com a parte maior(grossa) para a frente do carro para manter o mesmo angulo de caster do diferencial.
Se estiveres do lado esquerdo do jipe a olhar para a roda,ao pores os brincos maiores o diferencial vai rodar no sentido anti-horario certo?Vai ficar o bujon do nivel de oleo mais baixo,então tens que por as cunhas com a parte maior para a frente para o diferencial voltar á posição original.A questão das cruzetas do veio de transmissão já é outra historia,ou aguentam essa diferença adicional ou tens que partir para umas cruzetas duplas.

Filipe Pinheiro

triquiti

UMM
Registo
2 Abr 2006
Bons dias

Levantei o carro expertando as molas, aumentando os brincos (12cm a frente e 14cm a traz) e retirei-lhe a barra estabilizadora.
Sem as cunhas o angulo do entre o dif. e o veio era muito grande, ao colocar as cunhas o angulo entre o dif. e o veio é reduzido, o angulo que faz é igual ao de um carro com as molas pasmadas e brincos de origem.

Foto do diferencial da frente

Foto diferencial trazeiro

Foto da cunha

Altura da cava da roda ao chao

Altura da cava da roda a parte superior da jante

Como subi um pouco o carro voltei as jantes ao contrario para poder ter um pouco mais de largura.

O centro da jante foi dessoldado, rodado e soldado de novo.

Qualquer coisa é so dizer
Abraço
Ricardo Ribeiro

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Eu estou como diz o outro, "ou sou muito magoo ou então não percebo de que raio estão a falar". O meu UMM não tem essas cunhas e está com problemas na D.A., será por falta das cunhas?

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

Top Inferior