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Cuidados com a Bateria húmidas com ácido

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Existem algumas regras que devem ser seguidas quando se manuseiam baterias de arranque.



1. Armazenagem e transporte

- Armazenar em posição vertical e em lugares frescos e secos.
- Deixar colocada a tampa de protecção no polo positivo.

2. Colocação em serviço

- Baterias húmidas com ácido
- Estão cheias de fábrica com ácido de 1,28g/ml de densidade e carregadas para funcionamento.
- Recarregar em caso de potência de arranque insuficiente.
- Baterias carregadas em seco
- Remover as tampas, introduzir o electrólito até à marca de nível máximo (a temperatura da bateria e do electrólito não deve ser inferior a 10ºC).
- Deixar a bateria em repouso 20 minutos; observar o nível do electrólito, abastecer novamente se necessário.
- Pôr as tampas, limpar possíveis gotas de electrólito caídas.


3. Montagem no veículo

- Desligue o motor e todos os equipamentos consumidores de energia eléctrica.
- Evite curto-circuitos potenciais. Por exemplo, não coloque ferramentas sobre os bornes da bateria, pois pode provocar um curto-circuito.
- Durante a desmontagem, desconectar em primeiro lugar o polo negativo.
- Antes da montagem, limpar o suporte da bateria.
- Limpar os terminais, quer da bateria, como dos cabos, impregnando-os com vaselina ou produto similar.
- Colocar e prender bem a bateria.
- Ao efectuar a montagem, conectar primeiro o polo positivo.
- Assegurar que os cabos estão bem fixos aos polos da bateria.

4. Recarga

- A bateria deve ser recarregada fora do veículo.
- Procurar ter uma ventilação suficiente no recinto durante a carga.
- As baterias devem ser recarregadas com um carregador de corrente contínua.
- Conectar o polo positivo da bateria no polo positivo do carregador, e o negativo com o correspondente.
- Ligar o carregador à corrente 220V somente quando tiverem sido conectados os terminais à bateria. Ao finalizar a recarga, desconectar primeiro o carregador DOS 220V.
- Como intensidade da corrente de carga, sugere-se 1/10 da sua capacidade nominal (Ah).
- Se a temperatura da bateria ultrapassar os 55ºC, interromper o processo.
- A bateria está completamente carregada, quando a tensão de carga não aumenta mais durante o período de 2 horas.

5. Manutenção

- Manter a bateria limpa e seca.
- Não utilizar nenhum suposto produto regenerador da bateria.
- Não abrir as baterias sem tampões.
- Nas baterias com tampões, rever o nível de electrólito e repor até ao nível máximo com água destilada.
- Recarregar a bateria em caso de um potência de arranque insuficiente.

6. Cuidados quando está fora de serviço

- Recarregar a bateria e armazená-la em local fresco. Se permanecer montada no veículo durante um período de tempo grande, desconectar o terminal negativo.
- Verificar periodicamente o estado de carga e, se necessário, recarregá-la.


 

PedroUMM

UMMzão
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31 Mar 2006
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-
Boa informação.

Diz-me uma coisa. É possivel que na operação de mudança de bateria(a antiga descarregou por completo), em que tudo corre como tem de correr, mas no fim fica uma vela isolada, isto num motor a gasolina.


"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"
 
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30 Mar 2006
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Bruno, obrigado pela partilha de informação, é bastante util para todos.

Nada como saber o que se tem nas mãos quando se mexe em baterias, uma coisa tão comum e tão desconhecida de todos.

A par das baterias, são os pneus. É a unica coisa que nos põe em contacto com o chão e é onde se quer gastar o minimo possivel.



cUMMprimenTTos
MiguelGomes
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www.ClubeUMM.pt
www.TURBO.pt
 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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quote:Originally posted by PedroUMM

Boa informação.

Diz-me uma coisa. É possivel que na operação de mudança de bateria(a antiga descarregou por completo), em que tudo corre como tem de correr, mas no fim fica uma vela isolada, isto num motor a gasolina.


"A TUA LUTA FOI DÁDIVA TOTAL"

Penso que não passou de uma simples coincidência.

 

bruno-991

UMM
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31 Jan 2010
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Portugal
quote:Originally posted by MiguelGomes

Bruno, obrigado pela partilha de informação, é bastante util para todos.

Nada como saber o que se tem nas mãos quando se mexe em baterias, uma coisa tão comum e tão desconhecida de todos.

A par das baterias, são os pneus. É a unica coisa que nos põe em contacto com o chão e é onde se quer gastar o minimo possivel.



cUMMprimenTTos
MiguelGomes
CT1 FAR
www.ClubeUMM.pt
www.TURBO.pt

Fala dos Pneus e com razão mas tudo o que se agarram e eles até ao chassi do veiculo, incluindo o sistema de travagem.

 
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