• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

cubos das rodas

raimummdo

UMM
Registo
1 Out 2007
Boas pessoal é assim eu tenho um alter II de 93 :Dcada vez k ligo as 4x4 :astonished:eek:iço um barulho tipo uma porta com falta de oleo na roda do lado do motorista(n) k pudera ser:thinking:
desde ja agradecido. é k hoje nao pude resistir em sujar os peneus de lama :)Ela voltou(a lama)

Registo
8 Jun 2006
Amigo Raimummdo

Muita coisa:astonished:! Vamos ao mais simples:D:

Se nada faz ao andar normalmente (4x2):cool:, poderá ser uma das cruzetas do semi-eixo, provavelmente a da roda desse lado (se o tal ranger vier da frente), a "chorar" por ter falta de massa (como eu:dizzy_face:). Se for esse o caso, o remédio não ficará por lubrificar a referida peça (mesmo que tenha ponto de lubrificação!), se já ouve esse tipo de ruído a cruzeta deve estar "gripada" (seca)e os roletes já devem ter dado a alma ao Criador. Apenas uma substituição da cruzeta resolve o problema. Se for esse o "berbicacho", não é cara a sua resolução.

Já agora... Sente esse barulho apenas em movimento ?

UMM abraço

João

Registo
8 Jun 2006
Amigo Raimummdo

Provavelmente será o que foi referido(?). Tente verificar se existe folga nessa cruzeta. Para isso ligue as 4x4, os 2 cubos e engate a 1ª e com o motor parado, carro a direito e bem travado de mão, levante essa roda com um macaco (se for um gorila é melhor que um saguim). Com a roda no ar (apenas uns cms), tente rodar o pneu para a frente e para trás. Agora, ou visualmente ou por apalpação, poderá verificar se existe folga na referida cruzeta. ATENÇÃO, MUITO CUIDADO com os dedos pois é uma zona onde facilmente se poderá entalar, os movimentos deverão ser pequenos (1/8 de volta para cada lado).

Apesar de possivelmente não notar qualquer folga, não quer dizer que a cruzeta não esteja seca e "gripada" e que não seja daí o tal barulho de porta de castelo com fantasmas:astonished:.
Mais uma vez, tenha muito cuidado ao sentir com a mão essa folga.

Poderá também (com o pneu ainda no ar), mas agora com a roda toda voltada para um lado e apenas esse cubo ligado (cx.s desengatadas), rodar o pneu e verificar se ouve o tal barulho (a roda voltada faz "trabalhar" mais a cruzeta).

UMM abraço

João

a.m.

UMM
Registo
29 Nov 2006
boas, amigo raumundo não sei se ajuda mas aqui vai :
quando eu começei a ouvir esse tal barulho de ranger, levei o "asa branca"ao mecanico, pusemo-lo no ar e era falta de massa,lubrificou e aproveitei e lubrifiquei toda a maquina e o mecanico disse-me que a cruzetas estavam boas, a verdade é que até agora nunca mais rangeu.
vê lá se e como o companheiro joão se tem folga ou isso...espero ter contribuido com alguma coisa nem que seja atrapalhar mais eheh.
abracumms

a lama é nossa amiga!!!

Top Inferior