• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Cruzetas

whitexoc

UMM
Registo
10 Dez 2006
Mensagens
1.138
Localização
Portugal
Boa tarde
Alguem me pode explicar como se substitui as cruzetas do veio de transmissão?
Se possivel com algumas fotos

cUMMprimenTTos


Sérgio Silva-AlterII 90

 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Sérgio
Ora cá está uma coisa muito complicada de explicar.
Se estiver perto da Amadora eu ajudo-o na tarefa. Cuidado pois na montagem, para quem nunca fez este trabalho, estragam-se irremediávelmente muitas cruzetas.



UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Ao tópico

"Ora cá está uma coisa muito complicada de explicar"

Em realidade existem algumas maneiras para substituir as cruzetas. Aparentemente é só tirar os freios, remover as velhas e colocar umas novas e freiar tudo muito bem, certo? ERRADO, MUITO ERRADO!!!

Todo o trabalho poderá ser assim, simples, se algum artista cheio de boa vontade não andou, anteriormente à martelada aos olhais dos 4 dados, se eles (dados) não tiverem agarrados com unhas e dentes nos seus alojamentos (enferrujados), se estes não estiverem ovalizados, se não foram metidos à martelada e tiverem lixado (leia-se f**ido) os olhais com rebarbas, se, se ,se e se.

Como o Mário diz, o essencial para este tipo de reparação é um "BOM" torno de bancada e uma chave de caixa que entre livremente nos olhais. Depois é tudo uma questão de sensibilidade, sim sensibilidade, porque nem tudo em mecânica se resolve à martelada:dizzy_face: ou com uma rebarbadora:devilish:. Outra ferramenta essencial a ter à mão é uma lima pequena de “meia-cana”, ela servirá para remover todas as rebarbas que existirão nos bocais de entrada e saída dos dados (2 bocais por cada dado, 8 ao todo)

Um dos pontos a ter em conta é não remover/tocar a/na massa lub. dos dados(n). Se a cruzeta for lubrificável pelo exterior, apenas depois da sua total montagem deverá ser relubrificada. Se não tiver um ponto de massa, NÃO se pode juntar mais do que a que vem com ela, isto porque essa massa original é especial, tendo um efeito de "cola" que permite serem os dados manuseados durante as diversas fazes da montagem sem os roletes se separarem dos respectivos dados.

Quando falamos em "sensibilidade" referimo-nos à percepção que se tem que ter, de modo a sentirmos se um ou mais roletes se desprenderam/deslocaram ficando a impedir o total encaixe dos dados (um dos problemas mais frequentes:dizzy_face:, para além do enjambramento dos dados nos olhais durante a sua colocação:dizzy_face::dizzy_face:).

A mecânica é um dos muitos actos inteligentes do homem, a mudança de uma simples e modesta cruzeta poderá ser um bom exemplo disso. É preciso que na nossa cabeça esteja sempre presente o paralelismo dos diversos componentes, em cada um dos seus dois eixos principais. Isto é uma atitude mental que deverá ser sempre obrigatóriamente seguida.

Mais, se as vossas cruzetas não tiverem freios de topo visíveis, não quer dizer que não tenham. Eles poderão ser de topo, mas do tipo escondido (sem pontas aparentes para a sua remoção) ou interiores, ficando inseridos na parte interna dos dados, junto ao centro da cruzeta.

Confirmando o que se disse, até a colocação dos freios finais pode apresentar problemas para quem não está habituado. Senão vejamos, num dos eixos e depois da cruzeta montada no seu lugar (BEM!), colocar-se-á um dos dois freios num dos 2 encaixes que for mais fácil, depois ter-se-á de apertar no tal TORNO todo o conjunto de modo a que o dado, que terá que levar ainda o seu freio, comprima a cruzeta de encontro ao dado que já está freiado. Isto terá que ser feito com uma peça de menor diâmetro de modo a que se possa ao colocar o freio oposto, enquanto tudo ainda está sobre pressão. Não tentem meter tudo de uma vez, quero dizer, comprimir um eixo já com o último freio no lugar (no furo), porque a força que se exerce para a cruzeta ir para o seu lugar natural, impede que o freio (elástico) abra e encaixe na sua calha.

Mais uma coisa, as paredes dos furos onde irão morar os dados terão que estar muito bem limpos e livres de ferrugem e rebarbas ou imperfeições. Com cuidado utilizem uma lixe de água para limpar esses orifícios e ponham um pouco de massa lubrificante antes da montagem dos dados (os lubrificantes deverão ser sempre utilizados em locais muito apertados!!!):blush:

Se os dados entrarem de chapéu:dizzy_face: (sem qualquer resistência) nos seus alvéolos, algo de errado se passa:dizzy_face::dizzy_face:. Reverifiquem se a cruzeta é a indicada:astonished: ou se existem danos nos furos:angry:. Os dados não podem ficar a dançar nos seus furos, os dados não poderão ter qualquer tipo de folga, PONTO!:angry::angry:

Se a cruzeta estiver certa, e o dado entra fácilmente com a pressão de um dedo (sem força nenhuma), se não houver danos nos olhais, podem se fazer uma série (muitos) de pontos com um punção de bico que irá repuxar material para o interior do orifício e colmatar a referida folga:p. Se mesmo assim a folga perssistir, nada há a fazer, apenas uma peça nova soluciona o problema:dizzy_face:

Como vêm não é uma reparação fácil, apesar de o parecer. Nada na vida é:angry:(n).


UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Eu substitui um na transmissão de trás e um no semi-eixos da frente
Algumas dicas:
-Usei o método do torno e chave de caixa sem dúvida mais fácil e seguro

-Para evitar martelar na velha cortei o dado central com uma rebarbadeira(com cuidado) ficou mais fácil de tirar os rolamentos velhos e evita-se o uso da martelada.

-Antes de colocar a cruzeta nova passa uma lixa nos olhais de forma a retirar a ferrugem e lixo e deixar tudo bem liso
Utilizei ainda uma lim de meia cana para retirar calos provocados pela cruzeta antiga (tinha partido e batia nos olhais)

-Lubrifica bem onde os rolamentos vão entrar.

Pela minha experiência foi mais trabalhoso tirar a cruzeta antiga do que colocar a nova, portanto se for muito difícil é porque algo está errado

Há ainda uma questão de colocar o veio na posição correcta
Ou seja o alinhamento das cruzetas do veio
Procura aqui no forumm pois há um tópico que explica a posição correcta.

Um abraço

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.785
Localização
Portugal
Épáa eu disse que era mais ou menos como estava nos link´s...foram os 1ºs que apareceram na busca no google e youtube:cool:
Tudo o que já foi dito é 99% correcto,á excepção de quando dizem que é proibido o uso do martelo,o martelo não é nenhuma ferramenta de destruição massiça:cool:,desde que seja usado com metodo e onde realmente é necessario.
Na remoção se os dados não sairem bem no torno ou prensa nada como uma "porrada" seca para descolar,na prensa não se controla muitas vezes a força que se está a fazer podendo muitas vezes empenar os assentamentos dos dados,e o torno por muito bom que seja quando a força é demasiada pode ceder...
Na montagem sim é obrigatorio que a cruzeta consiga ser montada sem recorrer a martelos,mas mesmo assim depois de estar montada muitas vezes precisa de uma "pancadinha" para encostar todos os dados aos freios de modo a ficar com o seu movimento livre,sem prisões em qualquer ponto do seu movimento.
 
Registo
8 Jun 2006
Mensagens
1.238
Localização
Portugal
Amigo Filipe

Certamente que tem razão:p, quantas eu já retirei e recoloquei com a ajuda de um martelo (grande!):blush:.

Mas aqui há um pequeno problema, que é o seguinte; Ao falarmos num forum não sabemos para quem, voluntáriamente, falamos. Não conhecemos as pessoas, não sabemos da sua habilidade e conhecimentos. O mais natural (como foi referido) é aleijarem-se ou danificarem as peças ao utilizarem métodos mais expeditos.

Em realidade existem tantas formas de desmontar/montar cruzetas, como maneiras existem de fazer bacalhau, temos é que ver se ninguém se queima no forno ou se corta com a faca...

O uso desapropriado de um martelo num dado da cruzeta pode levar à sua fractura, ou mais rapidamente ao seu enjambramento, para não falar no saltar dos roletes se estes não estiverem "sempre" acompanhados/aconchegados, no seu interior, pela cruzeta.

Quanto à fiabilidade de um torno para retirar/recolocar estas peças, penso que se "UM TORNO" de bancada de oficina a sério, não for capaz de executar a tarefa, ou algo de muito errado se passa com as peças a substituir, ou o torno é da marca Ling Fu Chau:dizzy_face:, ou o operador deveria ter deixado a tarefa para um profissional.

Como disse num dos meus primeiros post, lá por estarmos a trabalhar em mecânica, não quer dizer que nos retirem a sensibilidade nem o cuidado de uma observação mais atenta. Todas as peças devem ser "compreendidas", observadas e analizada a sua posição, função, e trabalho. Somente após isso se deve proceder á sua montagem final. Já agora... Nunca detem fora:angry: uma peça velha (qualquer que ele seja:astonished:), logo que comprem a nova:p. Poderão haver diferenças imperceptiveis e depois não haverá comparação possivel. Nas cruzetas isto é frequente.

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"
 

FerreiraJMC

UMMzito
Registo
7 Jul 2008
Mensagens
74
Localização
-
Boas....
Eu substitui todas as cruzetas da minha máquina (4 da transmissão e 2 á frente), custaram-me 20 euras cada..... não foi dificil... as da frente é que dá mais trabalho e mais complicação.....
cUUMps

JoseFerreira=UMMCournilEntrepreneur83


cU M Mprimentos Barcelenses a todos ........
 
Top Inferior