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"Ora cá está uma coisa muito complicada de explicar"
Em realidade existem algumas maneiras para substituir as cruzetas. Aparentemente é só tirar os freios, remover as velhas e colocar umas novas e freiar tudo muito bem, certo? ERRADO, MUITO ERRADO!!!
Todo o trabalho poderá ser assim, simples, se algum artista cheio de boa vontade não andou, anteriormente à martelada aos olhais dos 4 dados, se eles (dados) não tiverem agarrados com unhas e dentes nos seus alojamentos (enferrujados), se estes não estiverem ovalizados, se não foram metidos à martelada e tiverem lixado (leia-se f**ido) os olhais com rebarbas, se, se ,se e se.
Como o Mário diz, o essencial para este tipo de reparação é um "BOM" torno de bancada e uma chave de caixa que entre livremente nos olhais. Depois é tudo uma questão de sensibilidade, sim sensibilidade, porque nem tudo em mecânica se resolve à martelada:dizzy_face: ou com uma rebarbadora

. Outra ferramenta essencial a ter à mão é uma lima pequena de meia-cana, ela servirá para remover todas as rebarbas que existirão nos bocais de entrada e saída dos dados (2 bocais por cada dado, 8 ao todo)
Um dos pontos a ter em conta é não remover/tocar a/na massa lub. dos dados

. Se a cruzeta for lubrificável pelo exterior, apenas depois da sua total montagem deverá ser relubrificada. Se não tiver um ponto de massa, NÃO se pode juntar mais do que a que vem com ela, isto porque essa massa original é especial, tendo um efeito de "cola" que permite serem os dados manuseados durante as diversas fazes da montagem sem os roletes se separarem dos respectivos dados.
Quando falamos em "sensibilidade" referimo-nos à percepção que se tem que ter, de modo a sentirmos se um ou mais roletes se desprenderam/deslocaram ficando a impedir o total encaixe dos dados (um dos problemas mais frequentes:dizzy_face:, para além do enjambramento dos dados nos olhais durante a sua colocação:dizzy_face::dizzy_face

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A mecânica é um dos muitos actos inteligentes do homem, a mudança de uma simples e modesta cruzeta poderá ser um bom exemplo disso. É preciso que na nossa cabeça esteja sempre presente o paralelismo dos diversos componentes, em cada um dos seus dois eixos principais. Isto é uma atitude mental que deverá ser sempre obrigatóriamente seguida.
Mais, se as vossas cruzetas não tiverem freios de topo visíveis, não quer dizer que não tenham. Eles poderão ser de topo, mas do tipo escondido (sem pontas aparentes para a sua remoção) ou interiores, ficando inseridos na parte interna dos dados, junto ao centro da cruzeta.
Confirmando o que se disse, até a colocação dos freios finais pode apresentar problemas para quem não está habituado. Senão vejamos, num dos eixos e depois da cruzeta montada no seu lugar (BEM!), colocar-se-á um dos dois freios num dos 2 encaixes que for mais fácil, depois ter-se-á de apertar no tal TORNO todo o conjunto de modo a que o dado, que terá que levar ainda o seu freio, comprima a cruzeta de encontro ao dado que já está freiado. Isto terá que ser feito com uma peça de menor diâmetro de modo a que se possa ao colocar o freio oposto, enquanto tudo ainda está sobre pressão. Não tentem meter tudo de uma vez, quero dizer, comprimir um eixo já com o último freio no lugar (no furo), porque a força que se exerce para a cruzeta ir para o seu lugar natural, impede que o freio (elástico) abra e encaixe na sua calha.
Mais uma coisa, as paredes dos furos onde irão morar os dados terão que estar muito bem limpos e livres de ferrugem e rebarbas ou imperfeições. Com cuidado utilizem uma lixe de água para limpar esses orifícios e ponham um pouco de massa lubrificante antes da montagem dos dados (os lubrificantes deverão ser sempre utilizados em locais muito apertados!!!):blush:
Se os dados entrarem de chapéu:dizzy_face: (sem qualquer resistência) nos seus alvéolos, algo de errado se passa:dizzy_face::dizzy_face:. Reverifiquem se a cruzeta é a indicada:astonished: ou se existem danos nos furos:angry:. Os dados não podem ficar a dançar nos seus furos, os dados não poderão ter qualquer tipo de folga, PONTO!:angry::angry:
Se a cruzeta estiver certa, e o dado entra fácilmente com a pressão de um dedo (sem força nenhuma), se não houver danos nos olhais, podem se fazer uma série (muitos) de pontos com um punção de bico que irá repuxar material para o interior do orifício e colmatar a referida folga

. Se mesmo assim a folga perssistir, nada há a fazer, apenas uma peça nova soluciona o problema:dizzy_face:
Como vêm não é uma reparação fácil, apesar de o parecer. Nada na vida é:angry

n).
UMM abraço
João
"Conduza UMM pedaço da nossa história"