• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

COURNIL GU 81

Registo
29 Mai 2020
Olá a todos,

Este é o meu novo companheiro para os fins de semana.

É um Cournil de 81, e conta com algumas alterações.

Pelo que percebi já andou por aqui pelo forum e já estava parado há algum tempo :)

Fotos de quando o fui buscar (fez uma viagem de 120km) ahaha
COURNIL GU.jpg
COURNIL GU 2.jpg

Neste momento conta com:
  • Motor TD
  • Travões disco 4 Rodas
  • Direção assistida ( de um mercedes 190) (daí a redução da grelha)

Em termos de pontos a melhorar/fazer:

• Revisão total
    • Oleos
    • Correiras
    • Travões
    • Etc

• Mecânica
  • Resolver aquecimento ( carro em estrada a subir tende a aquecer um pouco) (Resolvido)
    • Reparar radiador (Feito)
    • Bomba Água (Feito)
    • Termostato (Feito)
    • Colocar Ventoinha (Feito)
    • Reparar Bomba Injetora Bosch (Feito)
    • Retirar direção assistida aplicada (Feito)
    • Escape (Feito)
    • Reparar velocimetro
    • Amortecedores novos (Feito)

• Chapa/Exterior
    • Alterar Grelha (Feito)
    • Capo Original (Feito)
    • Farolins originais (Feito)
    • Resolver alguns pontos de possivel ferrugem (Feito)
    • Aplicar para choques traseiro original (Feito)
    • Pintar Jipe (Feito)
    • Trocar Pneus/jantes (Feito)

• Para a frente e se possivel (€)
    • Trocar portas
    • Trocar estrutura e lona (Feito - comprada de fibra)

Para já é o que me recordo assim em primeira instancia, qualquer sugestão será bem vinda.

Obrigado
Hugo Ferreira

Última edição:
Registo
29 Mai 2020
Bom Dia,

Ora então,

Estes dias foi tempo de andar a mexer no UMM

Mudados todos os óleos e filtros, correias trocadas, revisão aos travões com pastilhas novas e de seguida tratar do tema do aquecimento.

Relativamente ao mesmo:

Radiador fora, todo limpo por quem sabe e já voltou ao sitio,

Antes
radiador.jpgradiador.jpg

Depois
radiador 2.jpgradiador 3.jpg

E já montado no sitio, adicionei também uma ventoinha com um interruptor no tablier de forma a poder ligar quando necessário

Radiador ventoinha.jpg

Relativamente ao aquecimento, noto claras melhorias face ao anterior. num proximo passo irei retirar, ou eventualmente furar a chapa que tenho na frente de forma a que a entrada de ar se torne maior.

Outra questão que tenho é relativamente a Jantes/pneus. Neste momento tenho uns 31/105/R15, contudo o tipo de percursos que faço é maioritatiamente estrada (passeios alcatrão entre aldeias com algumas subidas e descidas) e tinha em vista fechar um negocios de uns 205/70/16 com respetivas jantes.

Para este tipo de deslocações aconselham? Faz sentido comprar?

Qualquer sugestão será bem vinda!

Obrigado!

Registo
29 Mai 2020
Com o motor turbo não deveria arrastar. São pneus reconstruídos? Não terás a bomba com pouco débito? Para mim essa é das medidas mais equilibradas no UMM.

Sim os pneus são reconstruidos pelo que percebi. Em termos de pressões o que é que costumam usar?

A bomba está adiantada. Será um ponto provavelmente a ver. O débito da mesma que eventualmente pode ser mesmo daí.

Obrigado

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Pois isso está aí uma máquina fantástica para mato...estrada só se for com uns pneus 9.00...e que a diferença para um cournil normal e só o motor que tem mais alma mas a relação final vai ser igual

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
Penso que uns 215 80 16 seja talvez o melhor compromisso para estrada, e o que utilizam os toyotas militares e rolam muito bem.
Eu usei 7.50 muito agressivos e reconstruidos em alcatrao sentia falta de pulmao, mas se fosse novos e piso estradista tinha um bom compromisso, equivalente o 235 85 16, mas se na largura perder um poquito acho que fica no ponto

Registo
29 Mai 2020
Penso que uns 215 80 16 seja talvez o melhor compromisso para estrada, e o que utilizam os toyotas militares e rolam muito bem.
Eu usei 7.50 muito agressivos e reconstruidos em alcatrao sentia falta de pulmao, mas se fosse novos e piso estradista tinha um bom compromisso, equivalente o 235 85 16, mas se na largura perder um poquito acho que fica no ponto

Sim nunca será uma máquina em termos de velocidade de ponta. O objetivo era para perceber tendo em conta os percursos que vou fazer com ele qual poderia ser a melhor combinação.

Provavelmente até poderei ficar na mesma com os que tenho quando quiser ir para o monte com ele.

Mas era para perceber se achavam que faz sentido, ou com que set podia ficar melhor servido. Acho que sendo assim vou continuar a procura mais um bocado para eventualmente tentar encontrar uns 215 ou 235 em vez de fazer ja a troca para os 205/70/16. :)

E obrigado pelos feedbacks! :)

Registo
29 Mai 2020
Bom Dia,

Por aqui continuo a por mãos à obra no Cournil.

Já tratei de furar a chapa da frente (depois ponho fotos do resultado) de forma a que o motor respire melhor.

Outro ponto que tenho de resolver é o que mostro no link do video em baixo.

O carro pega sempre bem à primeira sem problema, contudo a frio tende a ir a baixo facilmente.

Alguma ideia do que poderá ser?

Afinação da bomba injetora? (ele neste momento tem a bomba adiantada/avançada) Velas?

Já troquei os filtros todos oleos etc nesta ultima revisão que lhe fiz

Obrigado

Última edição:

Cenoura

UMM
Registo
29 Mai 2019
Boas, Velas não me parece. Pois penso que não pegaria tão bem como pega.
Sei que as bombas CAV Condiesel têm uma válvula vulgarmente denomiado por "valvula de arranque a frio" que regula para ali alguma coisa no arranque do motor. Não sei se é uma dessas bombas tens, nem sou grande entendido disso. Podes é pesquisar na secção dos motores por "valvula de arranque a frio" e ver o que o pessoal diz.
cumps

Top Inferior