• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Cournil, faróis, piscas e motor limpa vidros

Eliseu78

Iniciado
Registo
21 Jul 2009
Boas ando de volta de um Cournil83 já há muito tempo cheguei agora à parte eléctrica, vamos ver quem sai vencedor nesta batalha! Então cá vão as Duvidas:

1-Luzes qual a sequencia normal do comutador de luzes aquele q tem o símbolo da Citroën?

2-Piscas, antes de ser desmontado fazia piscas a frente mesmo sem os farolins de traz montados. Agora não faz nenhum. Eu desconfio q possa ser por a bateria estar muito fraca (nem dá sinal de motor de arranque, só com encosto). No caso dos faróis luz de presença e travão dá luz, embora fraquinha, os piscas podem precisar de ter os 12V por causa do relé, será assim?

3-Duvida prende-se com o motor limpa Vidros, já vi aqui no forum alguma coisa sobre o assunto, mas fiquei sem saber, ele tem 2 bornes, na sua posição montado um fica por cima outro em baixo, a qual deles deve ser ligado o fio com corrente continua?

Com os melhores cUMMprimentos
Obrigado

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
Boas tardes.

1 - quando rodas o comutador este deve rodar na direcção do vidro, e primeiro para mínimos e depois para médios. Quando empurras o comutador para o vidro dá máximos.
(o Alex tem razão...)

2 - Os piscas precisam de muita voltagem para trabalhar... isso de certeza que é da bateria.

3 - isso só olhando para o meu... não te sei responder

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Boa noite!

1 - No meu, para ter máximos empurro o comutador para o vidro, não o puxo para mim.

2 - Será da bateria...

3 - Se bem me lembro, o de baixo é que fica com corrente contínua.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

Dias

UMM
Registo
16 Mai 2007
Boas
quanto ás questões 1 e 2 a justificação já foi dada pelo Nunumm e Alex.
referente á questão 3 o borne superior tem corrente continua vinda da caixa de fusiveis, o borne inferior trás corrente continua vinda da caixa de fusiveis, passa pelo canhão de ingnição e pelo interruptor.

cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...

Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com

http://www.youtube.com/user/DiasUMM

http://satao.no.sapo.pt

Eliseu78

Iniciado
Registo
21 Jul 2009
Boas malta desde já muito obrigado pela ajuda!
Realmente as luzes tinha ao contrario, quando desmontei fiz uma marca a eding o q me leva a querer q já estava errado antes de ser desmontado, a única coisa q agora está a acontecer é acende a luz azul do tablier qd está em médios e apaga em máximos, antes com os fios ao contrario fazia o seguinte:
Rodava 1ªvez dava mínimos mas se puxa-se a alavanca para mim acendia os médios, ou seja comutava entre mínimos e médios, se voltasse a rodar 2ªvez passava a ter médios e máximos De resto está tudo a funcionar só anda lá um fio q sai do alternador e q está pendurado, segundo o esquema ele vai ligar ao regulador do alternador mas como esta tudo a funcionar e até parece estar a carregar bem a bateria vou ver isso a um electricista depois!

Para já é tudo deixo o Post em aberto para mais duvidas relacionadas com o assunto
cUMMprimentos.

nunumm

UMM
Registo
30 Mar 2006
"Rodava 1ªvez dava mínimos mas se puxa-se a alavanca para mim acendia os médios, ou seja comutava entre mínimos e médios, se voltasse a rodar 2ªvez passava a ter médios e máximos"

É mesmo assim... está correcto esse funcionamento.

Em relação ao regulador, ele é necessário com os alternadores originais dos Cournil, mas muita gente, quando os alternadores avariavam colocavam uns mais fortes dos Alter, e esses n necessitam do regulador, pois já o têm incorporado.

Top Inferior