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Cournil, Alter ou Alter turbo?

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Mestre
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26 Mar 2006
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Ola a todos, venho solicitar a vossa ajuda na escolha do meu futuro UMM, desejo comprar um UMM, mas quando tentei informar-me melhor, atraves da net sobre os modeos disponiveis so consegui ficar um pouco mais confuso.
Solicito assim a vossa experiencia com estas maquinas, para que me esclerecam e me ajudem a escolher lol
Pois bem pretendo comprar um todo terreno que seja so para isso mesmo, não para andar dia a dia, e então decidi pelo UMM, pelo Alter turbo pensava eu, até que apos consulta de diversos sites, fique com a ideia de que os UMM mais antigos, tipo o Cournil, teria os eixos mais resistentes, e se calhar mais indicados para o todo terreno, a minha duvida, apesar de achar este modelo lindo, é que o motor 2.3 d, não sera muito pouco?
Pessoal dos 3 modelos que me aconcelham?
Muito obrigado.
 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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AmigUMM!

Seja qual for o modelo que escolhas, na generalidade terás sempre eixos dana 30 a frente e dana 44 atrás. Alguns (poucos) têm dana 44 a frente e menos (muito poucos) têm eixos reforçados (alguns dos antigos bombeiros e militares). A vantagem (pelo menos para mim) é que o cournil e os primeiros alter (os que têm caixa de ferro de 4 velocidades) têm relações de caixa mais curtas, logo têm mais força e menos velocidade. Eu estou no teu caso, quero um UMM para uso em TT e passeios, ainda para mais adoro a estética, a minha escolha é o Cournil (Quando houver t€mpo). O motor dá para tudo o que é necessário em tt, pois os obstáculos são transpostos a custa do binário e de relações curtas, não a "patroleiro" que é tudo em força e a bruta.

Se quiseres mais genica há quem mude o motor para o XD2S (2.3 turbo), alteração que dá sempre algum trabalho para ser bem feita, mas que tem muitos partidários. Podes ver aqui no forUMM as alterações feitas pelo filipUMM que meteu um dana 44 a frente e o XD2S com o respectivo radiador de óleo.

Seja como for, mesmo o alter turbo com as suas relações mais compridas também é uma escolha válida e concertza virá aí pessoal dizer que o' seu é melhor por isto ou por aquilo. O que te posso dizer é que gosto mais do cournil porque... sei lá! Porque gosto da minha mulher e não de outra? (se ela vem aqui ainda em vai bater...) Paixão, é exatamente isso que nos prende. O importante é que seja uma boa máquina com mecânica em bom estado. O resto vai se compondo.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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lol ok obrigadão pela ajuda, sim eu tb gosto mais do cournil,axo simplesmente lindo.
E sim é melhor k a ua mulher nao veja lol
Abraço.
 
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31 Mar 2009
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Ora falam na minha pessoa, tenho de me pronunciar... :blush: Alex, gostei particularmente das tuas razões de gostares da tua mulher... "Porque...sei lá!"? Nâo, não te vou bater... Prefiro pensar positivo e dizer que não sabes porque gostas da tua mulher porque eu tenho tantas qualidades que nem sabes as que escolher! :D:p

Ora, quanto a mecânica não te posso ajudar (Não pesco :dizzy_face:) mas na parte visual, ora se fosse eu, apesr do meu marido ser um adepto ferrenho do Cournil, eu prefiro o Alter II :p. Considero o modelo mais bonito :D Mas lá está, a escolha é tua, se tens possibilidade, escolhe o que preferes! Mas parece-me que temos aqui outro fã de Cournil :D

AbraçUMM's

Marta Martins ^^

UMM não é um passatempo, mas um Estilo de Vida
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Ola Marta obrigado pelo conselho, achei engraçadissimo teres respondido lol pensei k o Alexandre estivesse a brincar! lol
Muito bem ja vi k tambem gostas de UMM´s, optimo, mais um elo que vos liga, é lindo!
Sim, acho k o cournil tem nao sei, talvez o espirito, a essencia, nao me levem a mal os que preferem os Alter lool, mas é como vos digo o meu senão é simplesmente o motor se nao sera pouco para certas situações, se alguém que seja (felizardo) propietário de um me possa contar a sua experiencia, seria optimo.
cUMMprimentos
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Eu tenho um cournil. eheheh

É simplesmente o feeling de se ir a conduzir e saber com o que se conta.
Condutor e carro é tipo altamente.

Hoje conduzi um Alter 2, é mais confortavel etc mas nao o troco pelo meu.
Se comprasse um nao me sentia tao bem.

cUMMps
vê em
http://arquivumm.blogspot.com
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Tenho um Alter2 em restauro aspirante a Brutus, mas o que eu sempre gostei foi do estilo e condução de um Cournil. Um dia, quando for grande também terei um cournil.
Quanto à escolha.
Alter2 tem possibilidade de ter turbo, caso seja modelo turbo. Tem direcção assistida, caixa completamente sincronizada e travões com discos ventilados à frente. São várias as vantagens para uma condução mais prática. O cournil é o gosto pela condução, com uma caixa de velocidades ao para o durinho, direcção desassistida :) e travões de tambor às 4. Seja como for, já conduzi cournil e alter, o que me deu mais gozo foi o cournil, sem dúvida! Mas o alter é muito mais confortável.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
Tozé.

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Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Pois o meu conselho vai mais com cabeça do que com coração:D
Para TT AlterII turbo,tens motor para tudo até para te deslocares até um passeio mais longe.Em TT quanto menos tambores de travões tiveres melhor:D,DA é quase imprescindivel,e ao fim do dia nota-se a diferença das molas do Cournil para um AlterII(no lombo:D)
Agora se for para um TT á porta de casa sem muita dureza e sem grandes trialadas(excluindo picadas a precisar de 2ªlentas logo no arranque(y) e areia) ficas muito bem servido com um Cournil ou AlterI.
Quem te está a falar é quem já teve o UMM atmosferico e agora esta turbo com relações curtas e mesmo assim...não me sinto á vontade para pôr uns 35:blush:mas está quase:D:Do maior uso que dou é TT.
Ainda há outro aspecto,os Cournil começam a merecer o seu "descanso"(sem ofensa!!)uns passeios turisticos para se passear era o serviço mais duro que daria a um cournil:)
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boas!
Só não concordo com a areia para cournil e Alter1. Areia exige potência. De resto concordo com tudo :D

Cumprimentos.
Tozé.

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Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...
 

filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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quote:Originally posted by toz

Boas!
Só não concordo com a areia para cournil e Alter1. Areia exige potência. De resto concordo com tudo :D

Cumprimentos.
Tozé.

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Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...
Tambem concordo contigo:DEu é que me enganei e escrevi incluindo em vez de excluindo:blush::blush:,já emendei...
 

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
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7 Set 2007
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Boas Companheiros

Concordo com a generalidade do que aqui já foi dito.

Há diferenças notórias entre Cournil, Alter Atmosférico e Alter Turbo.
São motores diferentes, com prestações diferentes e niveis de conforto também diferentes.

O Cournil é muito simples, robusto, fiável, mas com limitações a nivel de conforto, no entanto, é para mim incomparável com os modelos Alter.
Concordo que em areia o Cournil não é a melhor opcção.

cUMMprimenTTos

Marcelo Marques
Sócio CLUBE UMM N.º 186
UMM Cournil 84 - UMM Alter II 89
Aveiro/Viseu

 
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22 Ago 2007
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Com isto tudo deves ter ficado na mesma:p, a única certeza é que há-de ser um UMM, quer seja o Cournil para o passeio turistico (embora se comporte igualmente bem noutros pisos) quer seja um Alter, para aventuras mais radicais.

Apenas (LOL) tens que decidir, são UMM´s distintos...

Boa sorte na escolha

Inté
Carina
 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

So para dar um exemplo.

Neste forUMM deve haver poucos alter que fizerem tantas viagens porto faro como ja fez o meu cournil.

Nao é agora, era há 15anos mas mesmo assim ja existiam os alter 2.

Mutuamente deve haver poucos Alter que ja fizeram tantos km em areia como o meu cournil, este ainda é do tempo em que se podia andar na praia de jipe, este jipe nunca andou com lama, mas areia andava todos os fins de semana desde que foi comprado
Na votaçao do mes tenho la uma foto para verem na semana em que o jipe foi comprado novo, e ja andava na praia de Arvore em Vila do Conde.

O jipe nao se fica atras de nada mas, tem que ser ao seu tempo, se vais para a areia é com calma.
Tou a falar em TT de lazer nao em trialeiras, alias se eu quisesse andar em areia a abrir comprava um samurai que é sem duvida o ferrari da praia e no monte tinha teria um jipe com um motor 4200cc como por exemplo o land cruiser quem sabe todo adaptado.

Sao opinioes

cUMMps
 

jarbas

UMM
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16 Mai 2007
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e pa
eu por acaso nunca andei em nenhum alter!!! presumo k seja mais confortavel etc etc etc
agora é como ja alguns membros disseram aqui ( e eu falo por mim) quem tem prazer por uma boa conduçao(pesada), quem gosta de chegar com o lombo todo amassado a casa, quem gosta de andar devagar e subir tudo, sem duvida alguma o cournil é fenomenal.
é claro com um cournil tas limitado a mt coisa!!!!
principalmente s quiseres ir a um passeio TT mais longe (tens k arrancar 15 dias antes) eh eh eh eh!!!
o cournil transmite aquela essencia de " maquina de guerra", aquele aspecto bruto e atabalhoado, o que a mim m seduziu!!!
mas é como diz a ESTRUNPHYNA o que é certo é que é UMM o resto é musica de violino!!

abraçumm's




Subi ao monte para ver o meu UMM passar,depois de ele ter passado....... desci!!!!!!!!!


 

show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

Ja andei no UMM do pedroalcanena, Alter II Turbo e sim senhor, força, velocidade e conforto não tem comparaçao com o Cournil, só para dar um exemplo a minha renault kangoo quase nao acompanhava o jipe dele na ida para o jantar em Alcanena hehehhe, a fome dele também é sempre a mesma coisa... da-lhe sempre pé pesado, fica bruto hehehehhe

Conduzi este domingo que passou um Alter II atmosférico numas picadas aqui em baixo e realmente é outra essência... tipo mais confortavel, menos barulhento, direcçao assistida, blablabla... são tudo coisinhas que fazem muita diferença.

Mas quem olha para um cournil sem a sofagem, vê aqueles manómetros e vê aquele bichUMM imagina-se dentro duma maquina diferente, aquilo é tipo um Serie 1, um Whillys, Mahindra ou samurai 1ªsérie.

São carros unicos.
Eu tive o prazer de conduzir um Série 1 restaurado e esse é que digo que não o queria nem dado, é duro que não cavalos.
Direcçao exageradamente pesada na areia, em asfalto nem se fala.
Quando saí dele senti-me feliz por ter tido a sorte de conduzi-lo mas pensei, bem haja ao meu cournil com a folga na direcçao de 1/4 de volta.

cUMMps
 
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