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Cournil 1982 "BadboY"

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas.

Este veio me parar ás mãos por mero acaso,
estranho é que inicialmente andava à procura de uma moto4,
dado os preços serem os mesmos de um jeep,
procurei então por um, e nada como um UMM,
robusto antigo e a minha cara:D

Por meros 800€ já se sabia que vinha em mau estado
e que tinha muito trabalho pela frente...

Por desanimo até já este para venda,
mas lá se pensou melhor, lembrando o modelo que é,
a sua idade e que já são poucos e lá se recomeçou
os trabalhos de restauro bem como a sua preparação
para entrar nas competições(TT/Trial/Orientação),
algo que os antigos donos na chegaram a concretizar.


Nome foi destinado logo no primeiro dia que o vi,
dado o seu aspecto, o meu e a matricula ser BB,
ficou logo como "Badboy"

Agora as fotos, na se assustem...




(até o oiço a pedir para lhe tirar os chinelos e lhe meter umas botas ;D)







Nesta altura tá tal e qual de quando chegou, as jantes e pneus,
foram só e apenas para não mo entregarem sem rodas!!
A lona estava no estofador para reparação e os bancos estava a monta-los.


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Açores-Angra do Heroismo
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Uns dos antigos donos já meteram barras ant-torce no eixo traseiro,
trocaram o motor, trocaram a parte eléctrica,
meteram rollcage, eixos por baixo das molas, lona adaptada,
direcção assistida, bateria para traz, retiraram solfagem,
partiram algumas folhas de mola...


Motor: daihatsu 2800, motor de uma bedford 3500kg

Tenho muito trabalho pela frente isso é certo...

Tenho parte eléctrica para reparar, radiador e retentor deste,
a bateria não carrega, falta de peças, conjunto do limpa pingas,
barra de direção tá torcida, bancos tenho que os montar como deve ser
que na altura na tinha ferramenta-ria nem maquinaria,
bancos pa trás tenho que os fazer, arranjar as molas,
muita coisa mesmo...

Mas de vagar vai andando;)


Este Natal teve como prenda conjunto de jantes 16"
que ainda tão por chegar,
Hi-Lift 120,
muita maquinaria para poder trabalhar no "menino",
e a que mais gostei...

4 Fedima Sirocco 285/75R16":D
Usados 2 vezes!!






E olhem só a pancada de andar à chuva a tirar fotos ao bicho com as prendinhas novas encostadas,
só pa ter uma ideia como ficam:cool:








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Mestre
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26 Mar 2006
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Dia 29 dado na ter o que fazer e insónias é o meu forte,
nada como sair a rua as duas da manhã e por me a desmontar o BadboY :devilish::D


Saquei o deposito retentor do radiador e o radiador,
eis o estado deles:



Local do reparo bem visível...




E o local a reparar que fica mesmo por debaixo do suporte:anger:



Para facilitar cortei o apoio central do radiador, que foi o que provocou a dessoldadura,
em vez de um apoio central vou por 2 laterais melhor posicionados.


O resultado:D





E o resultado do retentor do radiador ;D





(EDIT:
Boas.

Para quem não saiba e para não fazer a mesma asneira que eu,
que andei a comprar varetas de prata e pó desoxidante pa soldar o radiador...:anger:

Basta estanho normal de soldar circuitos electrónicos,
Um maçarico pequeno(isqueiro também dá se tiverem muito tempo livre:p,
E massa desoxidante pa estanho, tudo baratuxo:D

Atenção que só testei em radiadores ferro/latão, para os de cobre tambem dá,
alumínio é que na sei se o estanho agarra:thinking:



Aquecer bem, meter a massa pa limpar o metal a soldar, deixar os dois metais a soldar
bem próximos(marteladas de "carinho" pa junta-los ou alicate de pressão a forçar,
depende do local), aquecer de novo e mais massa e estanho pra cima, deixar arrefecer
com atenção à formação de bolhas/fugas.

No caso de buracos maiores, tentem colocar uma chapita para facilitar a soldadura e melhorar reforço.


Já agora deixo uma dica de como retirar as colas "tapa fugas" ou "soldaduras químicas".

Que tal como eu tinha e me vi lixado pa conseguir descobrir como tirar,
até me ter passado e espetei lhe com o maçarico, leva algum tempo até passar a carvão,
mas sai tudo e fica o metal bem limpo dessas colas:D


E no final acabamos por poupar 30 ou 50 euritos no reparo dum radiador:cool:


Espero ter ajudado;))





Dado ter espaço na caixa do motor aproveitei para reparar a
parte de a bateria não carregar, mas fiquei na mesma pois
na tenho saida de corrente do alternador e é algo que eu não entendo...

Já agora mais umas fotos do "estrago":








Vamos ver se depois monto como deve ser o "Lego":p:D




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Açores-Angra do Heroismo
 

eunema

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22 Mai 2008
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Boas companheiro

Parabens pelo teu UMM.

Digamos que está um pouco diferente:D:D:D:D:D

Vê lá se arranjas o menino como ele deve ser.



Cumprimentos
Hernani
 

ummendes

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27 Ago 2007
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boas
e eu que penssava que ja tinha visto de tudo:astonished::D
agora sim pneus a homen(y)
boa sorte para a recuperação da maquina



cUMMprimentos
Carlos Mendes

www.UMMistas.com
 

Aldeia

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31 Jul 2006
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Esses pneus ficam bem, mas são terriveis para os diferenciais. Vais manter os diferenciais de origem ou vais aplicar outros?

De resto o BB está diferente, mas quem sabe até não fique muito porreiro? De momento só não apreciei o SPOA e os sapatos.

Vais manter a caixa original ou vais aplicar outra? Estou curioso para ver como montas o teu "puzzle"!

UMM abraçUMM

j.aldeia


 

MarioMachado

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31 Out 2008
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Cortegaça
...Tadinho do "cournelinho"..! mas quem é que foi capáz de tamanho mao gosto:dizzy_face::dizzy_face:.

Vais ter muito trabalho pela frente, mas não te preocupes muito com isso... quanto mais trabalho tiveres com o teu menino... mais vais gostar dele..!
A prova disso é que já andas a ter insónias só para o andares a paparicar..!:p

Mas olha que tens que ter cuidado com essas saídas nocturnas, senão a namorada ainda começa a ficar com ciúmes.!!! Hi...Hi...Hi...:D
Boa sorte .
Cumprimentos
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas.


Aldeia, sinceramente na sei se os eixos ou caixa são os de origem:anger:

Os eixos parecem bem robustos e enquanto durarem estarão lá isso
é certo!!

A caixa ainda é algo que tenho de ver pois até agora ainda na consegui
colocar nem em redutoras nem em tracção ás 4,
mas também nem insisti muito pois tinha pneus de tamanhos diferentes,
e ou ligar em 4x4 ainda lixava algo...

Quanto ou SPO é para reforçar quando meter molas novas e verificar os ângulos dos eixos(que até parecem tar bem);)



MarioMachado, na culpo muito o ultimo dono,
pois ele como outros na acabou o que tinha começado,
mas já deixou mais de metade da electrónica feita de novo e
meteu as barras anti-torce...

Tudo o resto já foi "muitos a meter a mão" uns sabiam outros era
apenas mais um brinquedo...:anger:

E Mario tenho a sorte de noite sim noite não ter só para mim,
aproveitando para meter mão no BB (gostei da abreviatura:D)ou
meter mão no meu outro Hobby alem do TT/Restauros,
que é o Radio-Control/Aero-modelismo,
pois a "Maria" trabalha noite sim noite não numa Associação de Acolhimento de Raparigas:cool:

Ao resto do pessoal só tenho a agradecer o apoio:D



Ainda hoje tive a fazer a limpeza possível do motor com o meu produto
milagroso, "Desengordurante Cepsa" diluído em agua aquilo arranca tudo!!

Hoje já na deu que quando acabei já tinha escurecido e
já acabei a meter a lona à chuva, mas amanhã tiro umas fotos da diferença;)


Abraço.

UMM for Life!

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UMMAIA

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28 Mai 2007
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Bem fixe o cournil!

Se fosse meu gastava esses pneus no asfalto até rebentar :D:D

Depois uns 31 10.5 R15 e mais nada! Antes de começares a desmonta-lo, dá umas voltas para te gozares dele porque começando a restaurar vais ficar muito tempo sem conduzi-lo.


 

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Mestre
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26 Mar 2006
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UMMAIA ele já tava de forma que na dava pa andar,:rolleyes:
folhas de molas partidas,
barra de direcção torcida,
alternador marado,
jantes e pneus, só pa na dizer que não tinha!...:anger:


Já agora 15" na posso pois no livrete tenho 16",
e estes pneus de Tractor, como a "Maria" chama,
são só pa provas e passeios, os dele mesmo
(750R16" pa andar legal) ainda tão pa chegar junto com as 16" e
ainda falta arranjar outro conjunto de jantes pa meter os 750.;)


Adoro este belo animal:D
Só o gozo que deu de o meter a trabalhar para o por pa o lado de cá da rua(junto há porta!), pois a mangueira na chegava até au outro lado,
e "Se Maomé na vai à montanha, vai a montanha a Maomé!!":D


Uma dica em relação à cor ou algo que a combinar
pra que na fique tão feio com aquele azul.
Tipo, cor pa jantes, pára-choques e rollcage, faixa na parte de baixo
ou chapa de alumínio em algum local...

Umas ideias, pode ser em baze de imagem pa exemplo
que é mais fácil entender;)



Abraço.


UMM for Life!

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brunomx

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6 Out 2008
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boas , nao sei se vi bem ou mal mas nao encontrei o local de onde es , nao es das serradas ou perto?? ja vi esse umm por esses lados ou entao era um que tem a cor e capota igual

abraçumm...
BRUNO XAVIER

 

Mimoso84

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20 Jul 2009
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Força aí no restauro do BB.
Reparei que soldas te o deposito radiador. O meu tbm tinha um (fuinho) o que resolvi com um ferro de solda e um cadinho de estanho !!

Continuação de um bom restauro!!

Á, não esqueças do documentário (fotos)

Cumprimentos e boa sorte !!

Mário Oliveira
 

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26 Mar 2006
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Mimoso por baixo das fotos do radiador e do retentor do mesmo explico lá como fiz, maçarico pequeno e estanho e massa de soldar estanho,
ficou 5*;), este na era só um furinho, a tampa do radiador dessoldou
um espaço com quase um palmo:astonished:e o retentor tinha um rasgo de 1cm,
mesmo pro baixo do apoio:anger:

Bruno lê aqui por baixo do "TODO TERRENO":D;)


Amanhã a ver se resolvo de vez o problema do alternador pa voltar a montar tudo de novo e passar a outra secção;)

UMM for Life!

Açores-Angra do Heroismo
 

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Mestre
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26 Mar 2006
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Bem, depois de testado o alternador por um profissional de electrónica auto e
ter pago 5€ pa apenas lhe ligar uns fios e mo entregar de novo dizendo:

"-Ta a trabalhar, mete-o no lugar!"


Pelos vistos tava era a testa-lo de forma errada, depois da limpeza, que foi a única coisa
de que precisou, tá como novo:D


Resumindo, óleos e carvão a mais entre as escovas e os bronzes.

Agora é colocar de novo no sitio e montar tudo de novo,
aproveitando para dar uma boa limpeza no material e motor antes.




E em relação á cor, não há umas dicas por ai????



Abraço.


UMM for Life!

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ToMiX

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17 Mai 2008
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Côr? (ALGUEM MI CHAMÔ?)

Bom, eu gostei do azul com o preto. Mas o Branco aonde está preto e nas jantes, condiz com o cromo da porta... Digo eu!

 

brunomx

UMMzão
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6 Out 2008
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quote:Originally posted by TemDias84



Mimoso por baixo das fotos do radiador e do retentor do mesmo explico lá como fiz, maçarico pequeno e estanho e massa de soldar estanho,
ficou 5*;), este na era só um furinho, a tampa do radiador dessoldou
um espaço com quase um palmo:astonished:e o retentor tinha um rasgo de 1cm,
mesmo pro baixo do apoio:anger:

Bruno lê aqui por baixo do "TODO TERRENO":D;)


mois ja vi:dizzy_face: sorry

mas olha que tens um muito pareci dom esse , ha um irmao no continente:D


Amanhã a ver se resolvo de vez o problema do alternador pa voltar a montar tudo de novo e passar a outra secção;)

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Açores-Angra do Heroismo

abraçumm...
BRUNO XAVIER

 

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26 Mar 2006
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quote:Originally posted by ToMiX

Côr? (ALGUEM MI CHAMÔ?)

Bom, eu gostei do azul com o preto. Mas o Branco aonde está preto e nas jantes, condiz com o cromo da porta... Digo eu!



Aquele azul com o preto na gosto, se fosse mais escuro porreiro, mas na é:anger:

O autocolante da porta é pa tirar, mas é para por um ainda maior
com a imagem do "BadboY" em branco(símbolo da maquina e meu:D),
onde também já tinha pensado passar o que está em preto para branco,
onde aquele azul já ficaria melhor.


Mais alguém apoia a ideia?!

Ou tem mais ideias a dar, agradeço;)


Abraço.



UMM for Life!

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