• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Correntes de neve

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Caros UMMistas

Para os meus próximos tempos (todo o inverno), vou andar por caminhos da serra da estrela (seia-covilhã). Nada disto seria anormal se o único carro que tenho não fosse um corsa de 96 calçado com uns 165/70r13.

Como o seguro morreu de velho, gostaria que o pessoal me desse uns conselhos sobre a condução em neve (a caixa está encravada, tração as 4 e redutoras não disponíveis:clown:) e onde comprar umas correntes, preços, relatos de experiencias, afins, etc, e por aí a fora!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
8 Jun 2006
Amigo Alexandre

1º Agasalhe-se, ou prepare-se para essa eventualidade. Goro para a cabeça, cachecol à volta do pescoço, um bom blusão de cor vermelha ou amarela, um bom par de botas e umas calças daquelas usadas nas obras em plástico grosso amarelo. Mesmo que não esteja a usar estas peças, tenha-as sempre à mão na mala da carripana. As calças de plástico servem para evitar o encharcamento das que tem já vestidas. Andar na neve (se tiver que o fazer!) deixa-o encharcado em poucos minutos...

2º Se tem a certeza de que vai apanhar muita neve, leve sempre um termo com café/chá quente (muito quente), porque na neve (como na lama) sabe-se quando se entra, mas raramente se sabe quando se sai:astonished:, e pode ter que ficar um bom par de horas à espera de um UMM:blush: dos bombeiros.

3º A neve, para um 4x2, é muito parecida com a lama/barro que teria que atravessar dando-lhe por 1/3 do pneu. O carro pura e simplesmente não tem tracção:angry::dizzy_face:, ou tem muito pouca. O mesmo se passa com a direcção:dizzy_face:, chega ao ponto de ser aflitivo. Uma coisa em que é diferente é que a neve tem tendência a acumular-se nas cavas das rodas ao ponto de lhe impossibilitar virar o volante:astonished:.

Tenha, sobretudo, muita atenção às zonas de estrada com sombras, a formação de gelo é pronunciada nesses sítios.

4º Tudo isso resolve-se, mais ou menos bem, com a utilização das tais correntes. Comparando com a situação de lama, é como se passasse a ter um 4x2 com pneus bem cardados nas rodas motoras.

Compre as correntes aí na região da Covilhã, são fáceis de encontrar. Mais uma coisa, aliás duas coisas, melhor dito 3: tenha sempre a bateria bem carregada (evita o seu rebentamento), use apenas anticongelante no radiador, compre uma pá daquelas pequenas desdobráveis.

E... não se apoquente muito, afinal não vai para a Sibéria (e ainda bem!;))

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Acrescento só mais uma coisa. Na neve o deposito deve de andar sempre atestado, no caso de ficares preso não queiras passar uma noite sem aquecimento.

Pedro
For every piece to fall in place
Forever gone without a trace
you'll rise it takes its shape
No turning back, don't turn that page
Come now im leavin here tonight
Come now lets leave it all behind
Is that the price you pay?
Runnin through hell, heaven can wait

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Obrigado pelos conselhos, a roupa quente já tem estado comigo nos ultimos dias(y)

A pá é que nunca tinha pensado e realmente pode ser uma ferramenta muito útil.

Na terça passada fui apanhado de surpresa no primeiro nevão. E tive a radical (pelo menos para mim) experiência do gelo a entrada de uma curva. Muita sorte e sangue frio pouparam o pior e não passou do susto. Dicas de condução, haverá?

quote:Originally posted by verdes radios

E... não se apoquente muito, afinal não vai para a Sibéria (e ainda bem!;))

Nem de prepósito, dentro de um mesito vou andar por esses lados (não tão extremo, mas já me prometeram 20 negativos - estónia letónia e lituânia) a trabalhar!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
8 Jun 2006
Amigo Alex

Quanto à condução, é tudo muito simples:p; imagine que tem que passar por uma estrada pavimentada de ovos e que não pode partir nenhum!!! Se o conseguir;), está garantido:cool:. Tudo terá que ser feito com a ponta dos dedos e NENHUMA, digo, "NENHUMA" violência.

Bem, meu amigo, dos três históricos e martirizados, estados bálticos até à Sibéria ainda tinha muuuuuito que andar, aí coisa para mais de 10 dias:D.

Boa sorte

UMM abraço
João

"Conduza UMM pedaço da nossa história"

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Obrigado joão.

Estive a ver no mapa a estrada que me disseste, dá para ligar a Vide, Ponde das três entradas e Venda de Galizes (N17). Visto que eu venho das próximidades da Barragem da Aguieira, talvez seja outra opção viável. Eu não conheço a estrada. Que te parece?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
O circuito será maioritariamente São Paio de Mondego (a sta terrinha junto a barragem), Covilhã, Fundão, Penamacor, São Paio de Mondego. Aceitam-se sugestões!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Muito obrigado! Na próxima esperimento a estrada. Abraço.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Caro João,

Venho agora de passar por aí, e concordo plenamente com a descrição da estrada. O troço Pedras Lavras / Unhais da Serra parece ter sido retirado do rally da Catalunha... Há muita curva, mas é certamente melhor opção do que passar pela torre e ficar preso ou dançar no gelo...

Obrigado!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Brummble

UMM
Registo
28 Out 2008
Caro Alex
Sou da Covilhã, e apesar da neve nos tempos que correm ser "ave rara" mesmo lá no cimo, há algumas precauções que devem ser tomadas. Correntes são sempre um bom seguro. Na falta delas as velhas cordas podem desenrascar.É preciso saberem-se colocar. Sem pneus apropriados, os mais estreitos safam-se melhor. Nos meus vinte e poucos vivi dois anos na serra (quando a neve ainda era neve) e o Fiat 600 que o meu pai me deu raramente me deixou mal. Quanto ao aquecimento, Quem ficar atascado no meio de um nevão deve ser EXTREMAMENTE cauteloso com o motor ligado. A maioria da mortes que se verificaram até hoje foram devidas á entrada de MONÓXIDO DE CARBONO no interior do veículo em consequência da neve ter isolado o exterior, incluinto o tubo de escape. Portanto em caso de tal desventura ter em atenção a ventilação do interior do veículo.

Cumprimentos
P Farmer
Brummble

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Um aviso que faz todo o sentido. Muito obrigado.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Ainda bem que a neve anda rara... Hoje, a vinte e em 3ª, bastava um toque no acelerador para patinar. Em pedras lavradas por pouco não parou... Muita neve e muito vento.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Top Inferior