• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

conselhos uteis para viagem de um mês!

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
Boas pessoal,

sou novo por aqui. Este verão vou fazer uma viagem ate ao Burkina-Faso, a ideia aperecu um bocado em cima da hora e ainda nem carro tenho. Mas tava a pensar ir num UMM. O que eu vos queria perguntar é qual e a melhor versao? alter D ou TD? Acham que o animal se aguenta? Vou ter muitos problemas? Que cuidados a ter durante a viagem? e finalmente, que cuidados a ter na preparação? basicamente qualquer conselho que tiverem para me dar é bem-vindo! Nem que seja para dizer que a ideia é disparatada!

Muito obrigado, e (como se diz por aqui) cUMMprimentos!

maoscovy

UMM
Registo
17 Fev 2010
Olá Diogo.

Pelo que percebi Burquina-Faso fica em Africa, abaixo de Mali.
O ano passado dei a volta a Marrocos para perceber as dificuldades que tería levando um UMM. O meu carro com 2 meses veio de lá com o vidro partido e com um grande desgaste. O AC safou-me quando as temperaturas no exterior eram superiores a 50º. Foi uma aventura devido a ter ido apenas eu e a minha mulher, sem destino marcado, apenas com a ideia de conhecer muito no minimo espaço de tempo. (Não fosse um amigo que fiz Marroquino e tinha-me dado mal em diversas situações)

A ideia é louca mas não impossivel e para quem gosta de aventura uma maravilha de certeza.

Qual a melhor versão? De certeza que só ía para uma aventura dessas num turbo dos últimos e muito bem testado nas minhas mãos.
Faz falta teres alguns conhecimentos de mecânica e ir sempre em grupo, principalmente para a zona que vais, dinheiro e alguém que já conheça a zona.

Mas pelo que percebi ainda estas a pensar em comprar um UMM para a viagem e também entendo que está para breve. Aguarda por outras opniões, mas eu nunca faria uma viagem dessas num carro usado sem saber o estado dele. (Seja ele UMM ou outro qualquer).

1 AbraçUMM

Cummprimentos.

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Qualquer projecto do género e pegando na ideia que o maoscovy quis transmitir, qualquer que seja o veículo, tem de levar uma mega revisão! E é mesmo mega...não é a revisão para a inspecção ou a dos 100.000km...é uma revisão de ponta a ponta, ver todos os componentes, se possivel, partir para a viagem com muita coisa nova, tipo correias, filtros e demais peças que sofrem naturalmente desgaste e requerem substituições com alguma frequencia.

De resto há também o factor sorte...há histórias de malta que com carros praticamente novos, ficam enrascados e outros que com 'chassos' se safam! Tenho um amigo meu com um Range Rover Classic, o carro já pegou uma vez fogo, teve montes de problemas num espaço de 2 ou 3 anos, com voltinhas da treta aqui pela zona e já fez várias expedições a Marrocos e o RR chegou sempre ao fim pelo seu prórpio pé e pronto para outra!

O UMM, como alguns outros 4x4 mais antigos têm algumas vantagens, como a simplicidade de mecanica, a pouca electrónica, etc. Tem outras desvantagens...o conforto...a idade sobre as peças em geral...

Também estou a pensar fazer uma viagem do género no final do ano com UMM, mas como estou a restaurar o meu, vou tendo alguns pontos em atenção para reparar ou melhorar.

A aventura não começa quando se arranca, começa no ponto onde estás, no pensar e decidir fazer a viagem! Tudo é uma aventura e nem todos têm estofo para serem aventureiros (há quem os chame de malucos)! :D Um passo de cada vez e como o maoscovy referiu, convém primeiro conheceres o carro e o que tens entre mãos e depois então a viagem!

E depois do carro, não esquecer a extensa check list que convém cumprir...principalmente de material supelente para substituição durante a viagem!

Força com esse projecto e esperamos ver no futuro uma reportagem de mais um UMM...desta vez num Portugal - Burkina-Faso!

A propósito, passa pelo tópico das apresentações e apresenta-te! Mesmo não tendo UMM gostamos semrpe de saber por onde andam os adeptos UMM e quem sabe alguém da tua zona não te dá uma mãozinha nesta questão!

cUMMprimentos
Benjamim

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Boas, eu ja fiz uma viagem "in loco" com um grupo de amigos em 2009 a marrocos de 10 dias. Na experiencia que tive e falando com varios marroquinos eles aconcelham motores atmosfericos porque o turbo aquece muito, no meu grupo foi um patrol 3300 atmosferico de 88 e uma nissan pick-up de 92 atmosferica e foram os que se portaram melhor, já o samurai 1.9TD e o Discovery 300 jesus a agua nem se aguentava lá dentro. Mas tudo é relativo depende da condução efectuada. DEve ser mais tranquila e a poupar o material, não se fez nem metade das loucuras que se fazem num passeio T.T. aqui.

Mas sem duvida como a malta aqui diz, apanhar num jipe seja qual seja sem o experimentar a serio e ir é sempre complicado. No jipe que fui, um discovery, foi comprado 1 mês antes de ir, foi todo revisto de uma ponta a outra e foram 2 fins de semana a experimenta-lo em trabalhos de força, algumas coisas foram melhoradas e mesmo assim quando chegamos foi preciso uma caixa de tranferencias nova.

A nivel de material, posso arranjar-te uma descrição de tudo o que levamos a nivel de materal indispensavél para cada viatura. E concelhos para toda a viagem, assim como o diario de bordo a minha viagem.

Mecanica, como diz o benjamim troca todos os consumivéis do jipe, mas guarda os velhos e leva-os assim como os filtros, nunca se sabe quando tens um azar e precisas de trocar e não ter nada por perto. Sei que este ano os que foram abasteceram numas bombas em que o gasoleo estava com muitas impuresas em que os jipes mal andavam, a safa foi trocar filtros. SA tua viagem de 1 mês aconcelho até a levar mais algum material de sobra a nivel de correias, filtros e lubrificantes . São muitos km's e muitas das vezes irás abastecer em locais que nem lembra ao diabo e nem se sabe de onde vem os combustiveis, assim como um pequeno azar pode danificar algum material que se estiveres no meio do nada comvem ter.

Certo é que electronica é quase a basica nos UMM's o que é uma vantagem para povos africanos, mas tb não nos podemos esquecer que peugeot e dana são marcas que não se vê muito lá por baixo. O samurai partiu uma das molas e para dezenrrascar levou umas de uma BEDFORD adaptadas numa oficina em que a ferramenta mais evoluida que tinham era uma rebarbadora.

Mas acho que deves ir em frente, eu apenas fiz 10 dias e foi muito bom, 1 mês deve ser exelente! Eu estou a recuperar um UMM com a mesma intenção que tu, em 2011 ir até Dakar de UMM mas a rapaziada.

Desculpem o extenso testamento, mas quis aqui deixar um pouco a minha experiencia para que sirva de apoio à viagem. Do que precisares dispõe, conheco algum pessoal que ja la foi varias vezes e pode falar melhor que eu dos concelhos a dar-te.

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
*******,

era mesmo esse raid que tava a pensar fazer. O ******* ja o fez alguma vez, ou sabe de alguma coisa? nesse caso o que é me aconselha? que genero de carros é que costumam ir?

ainda ontem fui a torres vedras ver um UMM que esta a um preço bastante acessivel e deixa-me uma margem para fazer uma boa revisao ao carro antes d ir. é um atmosférico de 91. mesmo se eu tiver o máximo cuidado com a temperatura, agua, não me armar em esperto e fazer umas avarias durante a viagem etc... acha que não chega lá um UMM?

queria também desde ja agrdecer a todos os companheiros que já me responderam.

Camponês

UMM
Registo
18 Mar 2010
Diogo, atravez do clube dos mercedistas sei de um portugues que vai, e leva um mercedes w123. É certo que fiavél é e peças arranjas com fartura!

O participante deixou la o mail para ser contactado, se o quiseres envio-te

Patrick

UMM
Registo
16 Ago 2009
Informa-te também com as seguradoras e pergunta dicas ao NunUMM que ele já lá foi com um cournil 86 e não teve qualquer problema, tirando levar um marroqui no tejadilho e numa duna o puto ser cuspido duna abaixo!
Pois é! tenta ver com quem sabe se umas aberturas no capot tipo Toyota Bj 40 ajuda a areefecer o motor, leva também manta térmica e agarras ao capot com a parte prateada para cima e vais ver as maravilhas que um pedaço de plástico que se compra na decathlon por menso de 5 € as maravilhas que faz! Seja para dia seja para noite.
Dicas de campismo poderei dar, de mecânica nem por isso.
Ah leva também sacas de sarapilheira que sempre é masi barato que uma prnacha de desatascamento mais leve e arruma-se melhor ahaha

Alter II Longo Lona

Top Inferior