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conselhos uteis para viagem de um mês!

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Mestre
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26 Mar 2006
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Boas pessoal,

sou novo por aqui. Este verão vou fazer uma viagem ate ao Burkina-Faso, a ideia aperecu um bocado em cima da hora e ainda nem carro tenho. Mas tava a pensar ir num UMM. O que eu vos queria perguntar é qual e a melhor versao? alter D ou TD? Acham que o animal se aguenta? Vou ter muitos problemas? Que cuidados a ter durante a viagem? e finalmente, que cuidados a ter na preparação? basicamente qualquer conselho que tiverem para me dar é bem-vindo! Nem que seja para dizer que a ideia é disparatada!

Muito obrigado, e (como se diz por aqui) cUMMprimentos!
 

maoscovy

UMM
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17 Fev 2010
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Olá Diogo.

Pelo que percebi Burquina-Faso fica em Africa, abaixo de Mali.
O ano passado dei a volta a Marrocos para perceber as dificuldades que tería levando um UMM. O meu carro com 2 meses veio de lá com o vidro partido e com um grande desgaste. O AC safou-me quando as temperaturas no exterior eram superiores a 50º. Foi uma aventura devido a ter ido apenas eu e a minha mulher, sem destino marcado, apenas com a ideia de conhecer muito no minimo espaço de tempo. (Não fosse um amigo que fiz Marroquino e tinha-me dado mal em diversas situações)

A ideia é louca mas não impossivel e para quem gosta de aventura uma maravilha de certeza.

Qual a melhor versão? De certeza que só ía para uma aventura dessas num turbo dos últimos e muito bem testado nas minhas mãos.
Faz falta teres alguns conhecimentos de mecânica e ir sempre em grupo, principalmente para a zona que vais, dinheiro e alguém que já conheça a zona.

Mas pelo que percebi ainda estas a pensar em comprar um UMM para a viagem e também entendo que está para breve. Aguarda por outras opniões, mas eu nunca faria uma viagem dessas num carro usado sem saber o estado dele. (Seja ele UMM ou outro qualquer).

1 AbraçUMM



Cummprimentos.

 

Benjamim

UMM
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28 Ago 2006
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Qualquer projecto do género e pegando na ideia que o maoscovy quis transmitir, qualquer que seja o veículo, tem de levar uma mega revisão! E é mesmo mega...não é a revisão para a inspecção ou a dos 100.000km...é uma revisão de ponta a ponta, ver todos os componentes, se possivel, partir para a viagem com muita coisa nova, tipo correias, filtros e demais peças que sofrem naturalmente desgaste e requerem substituições com alguma frequencia.

De resto há também o factor sorte...há histórias de malta que com carros praticamente novos, ficam enrascados e outros que com 'chassos' se safam! Tenho um amigo meu com um Range Rover Classic, o carro já pegou uma vez fogo, teve montes de problemas num espaço de 2 ou 3 anos, com voltinhas da treta aqui pela zona e já fez várias expedições a Marrocos e o RR chegou sempre ao fim pelo seu prórpio pé e pronto para outra!

O UMM, como alguns outros 4x4 mais antigos têm algumas vantagens, como a simplicidade de mecanica, a pouca electrónica, etc. Tem outras desvantagens...o conforto...a idade sobre as peças em geral...

Também estou a pensar fazer uma viagem do género no final do ano com UMM, mas como estou a restaurar o meu, vou tendo alguns pontos em atenção para reparar ou melhorar.

A aventura não começa quando se arranca, começa no ponto onde estás, no pensar e decidir fazer a viagem! Tudo é uma aventura e nem todos têm estofo para serem aventureiros (há quem os chame de malucos)! :D Um passo de cada vez e como o maoscovy referiu, convém primeiro conheceres o carro e o que tens entre mãos e depois então a viagem!

E depois do carro, não esquecer a extensa check list que convém cumprir...principalmente de material supelente para substituição durante a viagem!

Força com esse projecto e esperamos ver no futuro uma reportagem de mais um UMM...desta vez num Portugal - Burkina-Faso!

A propósito, passa pelo tópico das apresentações e apresenta-te! Mesmo não tendo UMM gostamos semrpe de saber por onde andam os adeptos UMM e quem sabe alguém da tua zona não te dá uma mãozinha nesta questão!

cUMMprimentos
Benjamim
 

Camponês

UMM
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18 Mar 2010
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Boas, eu ja fiz uma viagem "in loco" com um grupo de amigos em 2009 a marrocos de 10 dias. Na experiencia que tive e falando com varios marroquinos eles aconcelham motores atmosfericos porque o turbo aquece muito, no meu grupo foi um patrol 3300 atmosferico de 88 e uma nissan pick-up de 92 atmosferica e foram os que se portaram melhor, já o samurai 1.9TD e o Discovery 300 jesus a agua nem se aguentava lá dentro. Mas tudo é relativo depende da condução efectuada. DEve ser mais tranquila e a poupar o material, não se fez nem metade das loucuras que se fazem num passeio T.T. aqui.

Mas sem duvida como a malta aqui diz, apanhar num jipe seja qual seja sem o experimentar a serio e ir é sempre complicado. No jipe que fui, um discovery, foi comprado 1 mês antes de ir, foi todo revisto de uma ponta a outra e foram 2 fins de semana a experimenta-lo em trabalhos de força, algumas coisas foram melhoradas e mesmo assim quando chegamos foi preciso uma caixa de tranferencias nova.

A nivel de material, posso arranjar-te uma descrição de tudo o que levamos a nivel de materal indispensavél para cada viatura. E concelhos para toda a viagem, assim como o diario de bordo a minha viagem.

Mecanica, como diz o benjamim troca todos os consumivéis do jipe, mas guarda os velhos e leva-os assim como os filtros, nunca se sabe quando tens um azar e precisas de trocar e não ter nada por perto. Sei que este ano os que foram abasteceram numas bombas em que o gasoleo estava com muitas impuresas em que os jipes mal andavam, a safa foi trocar filtros. SA tua viagem de 1 mês aconcelho até a levar mais algum material de sobra a nivel de correias, filtros e lubrificantes . São muitos km's e muitas das vezes irás abastecer em locais que nem lembra ao diabo e nem se sabe de onde vem os combustiveis, assim como um pequeno azar pode danificar algum material que se estiveres no meio do nada comvem ter.

Certo é que electronica é quase a basica nos UMM's o que é uma vantagem para povos africanos, mas tb não nos podemos esquecer que peugeot e dana são marcas que não se vê muito lá por baixo. O samurai partiu uma das molas e para dezenrrascar levou umas de uma BEDFORD adaptadas numa oficina em que a ferramenta mais evoluida que tinham era uma rebarbadora.

Mas acho que deves ir em frente, eu apenas fiz 10 dias e foi muito bom, 1 mês deve ser exelente! Eu estou a recuperar um UMM com a mesma intenção que tu, em 2011 ir até Dakar de UMM mas a rapaziada.

Desculpem o extenso testamento, mas quis aqui deixar um pouco a minha experiencia para que sirva de apoio à viagem. Do que precisares dispõe, conheco algum pessoal que ja la foi varias vezes e pode falar melhor que eu dos concelhos a dar-te.

 

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Mestre
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26 Mar 2006
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*******,

era mesmo esse raid que tava a pensar fazer. O ******* ja o fez alguma vez, ou sabe de alguma coisa? nesse caso o que é me aconselha? que genero de carros é que costumam ir?

ainda ontem fui a torres vedras ver um UMM que esta a um preço bastante acessivel e deixa-me uma margem para fazer uma boa revisao ao carro antes d ir. é um atmosférico de 91. mesmo se eu tiver o máximo cuidado com a temperatura, agua, não me armar em esperto e fazer umas avarias durante a viagem etc... acha que não chega lá um UMM?

queria também desde ja agrdecer a todos os companheiros que já me responderam.
 

Camponês

UMM
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18 Mar 2010
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Diogo, atravez do clube dos mercedistas sei de um portugues que vai, e leva um mercedes w123. É certo que fiavél é e peças arranjas com fartura!

O participante deixou la o mail para ser contactado, se o quiseres envio-te

 

Patrick

UMM
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16 Ago 2009
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Informa-te também com as seguradoras e pergunta dicas ao NunUMM que ele já lá foi com um cournil 86 e não teve qualquer problema, tirando levar um marroqui no tejadilho e numa duna o puto ser cuspido duna abaixo!
Pois é! tenta ver com quem sabe se umas aberturas no capot tipo Toyota Bj 40 ajuda a areefecer o motor, leva também manta térmica e agarras ao capot com a parte prateada para cima e vais ver as maravilhas que um pedaço de plástico que se compra na decathlon por menso de 5 € as maravilhas que faz! Seja para dia seja para noite.
Dicas de campismo poderei dar, de mecânica nem por isso.
Ah leva também sacas de sarapilheira que sempre é masi barato que uma prnacha de desatascamento mais leve e arruma-se melhor ahaha

Alter II Longo Lona
 
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