• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Conselho

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Boas!

Tenho uma renault express de 91 que ja não passa na inspeção, por causa de problemas de chapa (muitos podres). Queria desfazer-me dela, mas para abate só me dão 50 euros por ela, quando de mecânica tem saúde para dar e vender! Ando com ideia de a desmanchar e vender algumas peças que consiga, mas disseram-me que irei continuar a ter que pagar o selo, para deixar de pagar, tenho que da-la para abate. Isso é verdade? Não posso cancelar a matrícula sem o certificado do abate? Será que consigo vender pela net as paças?

Desde já agradeço as respostas!

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Não precisas de ter o certificado de abate. Eu estou a abater um carro que já não existe à muitos anos e nem sequer tenho os documentos e até está a ser fácil, só não tenho é muita disponibilidade porque se perdem + ou - 2 dias.

Mas dou-te um conselho, não comeces a vender sem antes teres abatido a matricula.

Pedro
http://www.travian.pt/?uc=pt6_54143

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
com um Peugeot que o meu pai\mãe tinha,tivemos de entregar a "carcaça" ou seja eu desmanchei o carrinho todo e so levaram o chaçi e os documentos.
depois,a minha Mãe(proprietária do veiculo) só teve de ir assinar um papel no sitio do abate e de retorno recebeu um "vale de desconto" de 1000 euros para descontar na compra de um carro novo.
e pena nao estarmos a pensar em comprar um carro novo:dizzy_face:

Paulo Alves

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
bem, aproveito o topico, eu tou com ideias de ir a espanha buscar, um jipe pra retirar toda mecanica e mais algumas peças que me deem jeito...mas nao quero criar problemas a niguem e queria a abater....qual o procedimento com um caro estranjeiro, e querendo retirar toda mecanica e mais peças..deixando so mesmo a carroçaria..abraço

Orlando Sousa

Iniciado
Registo
15 Jan 2008
Ora então neste tópico falo com conhecimento de causa, por motivos profissionais, o abate de um veículo (cancelamento de matrícula) só é possível, actualmente por três meios:

1- Entrega do veículo a um centro autorizado para gestão de veículos em fim de vida (VFV), centro esse autorizado a efectuar todo o processo de valorização dos componentes do veículo e processo burocrático.
Esses centros estão disponíveis na "Lista de operadores de gestão de resíduos não urbanos" do Instituto dos Resíduos (já não se chama assim, mas na net continua a aparecer assim se o procurarem).
A entrega do VFV nesses centros garante a legalidade do processo e encaminhamento adequado dos resíduos, bem como a descontaminação do VFV, a responsabilidade do proprietário cessa aquando da recepção do veículo nesses centro de gestão.
O VFV deve ser entregue com os respectivos documentos e é no próprio centro que se efectua o preenchimento de toda a documentação.
Ao sair do centro o "antigo proprietário" não precisa de se preocupar com mais nada, o processo é depois concluido por aquela entidade credenciada.
Cada centro compensa de forma diferente as pessoas que ali entregam os VFV, pagando-lhes ou não em função dos componentes que o VFV contém.
A título de exemplo, a "Rio Metais" (um dos operadores credenciados pelo Ministério o Ambiente) recebe os VFVs e quando os mesmos vão completos (com mecânica) não paga nada ao seu proprietario, apenas efectua o processo de abate sem custos para o detentor do veículo, quando lhe é entregue, por exemplo, só a carroçaria (tem que ter ainda as gravações de n.º de chassis)o proprietário do veículo tem que pagar 100€para que o recebam e efectuem o processo de abate.
Tal como disse, cada centro tem a sua forma de compensar a entrega de VFVs.

2- Entrega do VFV a um "sucateiro" que o transporta para um centro autorizado a gerir ou destruir os veículos, depois esse centro emite um "Certificado de destruição" que deve ser entregue ao proprietário.
O proprietário dirige-se depois à ANSR (antiga DGV)e efectua o preenchimento da documentação, entregando o "certificado de destruição" e documentos do veículo.
Na prática difere da primeira opção, apenas por serem tratados os papéis pelo próprio.
Também pode acontecer que o sucateiro entregue o veículo directamente num desses centros autorizados e nesse caso, é tudo igual à primeira opção que expliquei.
Aconselho sempre a máxima prudência na entrega de veículos a sucateiros, especialmente na entrega dos documentos dos mesmos.

3- Tal com "PEDRUMM" disse, em alguns casos é dispensado o "certificado de destruição", no entanto esse processo, conhecido por "Processo paralelo" apenas é aplicavel aos veículos que deixaram de circular há já alguns anos (5/6 ou mais, penso eu), no entanto tudo depende da história contada aos funcionários da ANSR.
Neste processo cada caso é um caso.
E como é que a ANSR sabe há quanto tempo o veículo deixou de circular?
Essa informação vai ser considerada a partir da data da última IPO e último seguro.
Isso significa que o carro podia não circular, mas se a IPO estava válida, para efeitos de abate consideram que ainda estava em circulação.

Tal como o "Strex" disse,há ainda os incentivos ao abate de veículos antigos e respectivas compensações a receber ou descontar.

De uma forma geral é assim, mas há outras coisas a ter em conta:

- O desmantelamento da mecânica de um veículo, ou seja depená-lo todo e deixar só a carroçaria é uma operação apenas autorizada a detentores de Licença para esse efeito. Carece de licença uma vez que é considerada uma operação de gestão de resíduos (isto é sem me alongar mais).

- Quanto à dúvida do "Marquilhas" o que acontece se o veículo que pretendes trazer de Espanha já estiver abatido´, é que ele é considerado um VFV e logo um resíduo e com tal é enquadrável no âmbito do "transito transfronteiriço de resíduos", requer determinado tipo de Guias de acompanhamento de resíduos e declarações a serem efectuadas pelo seu detentor em Espanha.
Depois o desmantelamento do mesmo é proibido pelos factos que disse antes.
Se o veículo está matriculado transita para Portugal com um qualquer serviço de reboque (dentro da UE), depois quem se pode ver á rasca é o proprietário dele em Espanha.

Apenas para confirmar o receio do "Alex" actualmente o IUC (Imposto Automóvel) é devido sobre todos os veiculos matrículados, independentemente de se encontrarem na via pública ou não (como acontecia antes).

Esta informação é fidedigna e tem garantia porque eu trabalho com isto todos os dias.
Qualquer dúvida disponham, PM ou mail ou mesmo um tópico ssim cá no fórum, no que puder ajudar contem comigo.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Muito boa ajuda. Obrigado Orlando.

Em relação ao teu ponto 3, tens toda a razão, a funcionária da ANSR da Loja do Cidadão foi verificar a data da última inspecção e último seguro e disse-me que poderia abater, mas como não tenho os documentos do carro tenho de ir pedir um certificado que comprova que não existem dividas sobre o carro. Ou tb posso pedir uma 2ª via dos documentos, é mais simples mas tb mais caro.

Já agora deixo-te aqui uma questão. Temos na nossa pequena empresa familiar uma Mazda T3000 de 6,6 ton que já tem quase 26 anos. A camioneta está bastante boa de chapa e mecânica, não tem corrosão nem tão pouco tem mau aspecto, está nova e ainda nem fez 110 mil km. A minha questão é se podem proibir a circulação do veiculo devido à idade e tb por estar registado em nome de uma empresa?

Pedro
http://www.travian.pt/?uc=pt6_54143

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
mas a minha ideia e mesmo comprar um jipe que esta a rolar normalmente,so que pelo preço dele sai me mais barato que compras as peças em Portugal..agora e como disse nao quero arranjar porblemas a niguem, e se fosse possivel eu o abater depois em portugal um carro de outro pais..abraço

Orlando Sousa

Iniciado
Registo
15 Jan 2008
Marques, se compras um carro em espanha e dps o passas para teu nome em portugal ele fica com a matriculação portuguêsa, por isso dps de tirares o que quiseres o abate é tal e qual como descrevi.
Agora se compras o carro, mas os documentos ficam a nome do "espanhol" a bnível do abte e do imposto om problerma é exclusivamente dele em espanha.
Acho que isto responde ao que querias

Top Inferior