Boas companheiros
A cerâmica é umas das minhas áreas de formação, apaixonei-me pela cerâmica, precisamente depois de visitar o museu e fábrica Rafael Bordalo Pinheiro, do qual sou detentor de várias peças emblemáticas da sua autoria...
...vou só acrescentar um aspecto muitissimo importante relacionado com esse grande artista do final do sec.XIX.
Rafael Bordalo Pinheiro foi um dos artistas mais conceituados e reconhecidos do mundo ocidental, no seu tempo e foi o autor e mentor do projecto integral da decoração da primeira EXPO em Paris 1900, com umas peças cerâmicas gigantes de insectos e borboletas que ainda hoje existem em exposição num museu(não me recordo no momento do nome) em França.Um trabalho verdadeiramente impressionante.
Todo o seu legado é aliás, notável, desculpem a redundância.
No seu percurso conta com, as seguintes profissões, escritor, designer gráfico(inclui ilustrador,desenhador,fotógrafo,pintor), decorador, caricaturista politico, jornalista, ceramista e professor.
Nasceu em 1846 e morreu em 1906 e era irmão do também famoso pintor, Columbano Bordalo Pinheiro.
Quase toda a gente já viu pelo menos um peça, que é o zé povinho(1876) mas também as famosas taças cerâmicas em forma de couve, ou os sapos de cerâmica, enfim e vai por aí fora.
Muito mais há para descobrir sobre ele e a sua obra portanto sigam o conselho acima e visitem a fábrica de fainças das Caldas que não se vão arrepender.
Eu tenho para aí uns 50 destes se alguém precisar.
Abraços fortes
RaminiUMM