Boas Miranda!
Antes de mais, não te esqueças de te apresentares na devida secção.
Quanto à tua questão, há vários factores que devem responder a essa questão, entre eles, dois que considero relevantes...
Primeiro, o investimento inicial, ou seja, um UMM em bom estado, irão pedir-te um valor bem superior a um 'degradado'. Se tens fundo maneio inicial, poderás optar logo pelo em bom estado. Se pelo contrário, o fundo maneio é baixo, há sempre a hipotese do 'degradado' e depois investir nele gradualmente.
Segundo, se estás à vontade com chapa, mecanica e afins ou pretendes/tens curiosidade em aprender, um restauro é a melhor escola! Se não estás para te dar a esse trabalho, sai mais barato um UMM em condições do que um a precisar de intervenções e mete-lo em profissionais para o repararem...
Pessoalmente comprei um a precisar de alguns arranjos e digo-te que já aprendi muita coisa, ainda tenho muita para aprender. O UMM não é de todo complicado e para quem como eu, percebia praticamente ZERO de mecanica e outras areas, já tenho feito algumas intervenções que com a ajuda do ForUMM as consegui realizar com sucesso, sempre aprendendo mais um pouco! Acredito que agora me dá mais trabalho é certo mas que no futuro, mais que não seja, o conhecimento adquirido poderé ser-me util numa situação de intervenção forçada, a perceber origens de problemas, etc!
...just my opinion...
cUMMprimentos
Benjamim