• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Como soldar nova chapa?

Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1.270
Localização
Sintra
Boas,
Gostava de tirar uns podres mais afundo do bicho, mas para isso vou ter de colocar nova chapa, gostava de saber como a soldo sem marcar, e que tipo de chapa hei de utilizar.

cUMMps
Mogo
 

Martins

UMM
Registo
12 Fev 2007
Mensagens
575
Localização
Portugal
Boas

Não sou técnico de soldadura mas já troquei chapa podre em motorizadas, carros e no UMM, o melhor é a semi-automática
mas é uma máquina que pouca gente tem; eu para chapa de até 1mm utilizo um maçarico para os 2mm do UMM electodos de 2mm
e soldo com vários pontos, o maçarico precisa de muito calor para derreter a chapa de 2mm e os paineis a soldar empenam.
Colocar fibra de vidro é uma solução para 2/3 anos no máximo trocar a chapa podre isso sim é trabalho.

utilizei chapa normal de 2mm, igual á das laterais do UMM







Aqui cortei e substitui por cantoneira em L pensso que de 20x30x2mm


Mas em pontos mais visiveis é melhor entregar o trabalho a um bate chapas habituado a faze-lo e com os utensilios indicados!
cUMMprimentos
Rui Martins
 
Registo
26 Out 2007
Mensagens
2.348
Localização
-
Ola

Olha nos podres corta sempre onde apanhar chapa sã porque se apanhares menos boa quando e a soldar e um pincel nem te conto ve o restauro do meu RF e logo ves com a semiautomatica e bom mas como nao tenho nada disso sodei com eletrodos de 2,5 e solda que e uma maravilha .
Pedro Marques

Contacto: 966489745
 
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1.270
Localização
Sintra
Boas,
Obrigado pelas dicas, apos aplicar a nova chapa com a soldadura, para tirar o relevo da soldadura passo com uma rebarbadora?

cUMMps
Mogo
 

sagrolico

Iniciado
Registo
4 Jul 2007
Mensagens
11
Localização
Portugal
Boas,
Sim, após a solda deves passar uma rebarbadora mas tens de ter cuidado para não cortares a solda toda se não a junção fica fraca.
O ideal é deixares uma diferença entre o buraco que abriste e a chapa nova de 1 a 1,5mm para que essa parte seja cheia com solda e aí sim, já podes rebarbar até as superficies ficarem completamente planas.
Se fores soldar a electrodo revestido usa electrodos de 2mm, os mais finos, antes havia de 1,5mm agora só há de 2mm para cima, porque senão vais abrir mais buracos do que já tens.
O ideal é soldar a Mig ou Mag ou melhor ainda a Tig, mas isso são outros quinhentos.

Abraço e boas soldaduras

Cumprimentos,

Paulo Teixeira
 
Registo
23 Jan 2009
Mensagens
1.270
Localização
Sintra
Boas Sagrolico,

O ideal é soldar a Mig ou Mag ou melhor ainda a Tig, mas isso são outros quinhentos.

Isso do Mig, Mag e Tig podes-me explicar melhor o que é? É que eu em soldaduras pouco peguei ainda..(n)

cUMMps
Mogo

 
Registo
4 Mai 2009
Mensagens
154
Localização
Portugal
Retirado da wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Soldagem

O processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) é definido como o processo de soldagem a arco elétrico estabelecido entre um eletrodo não consumível a base de tungstênio e a peça a ser soldada. A poça de fusão é protegida por um fluxo de gás inerte.


Vantagens
Soldas de excelente qualidade
Acabamento do cordão de solda
Menor aquecimento da peça soldada
Baixa sensibilização à corrosão intergranular
Ausência de respingos
Pode ser automatizado
Leva certa vantagem em alguns casos sobre a soldagem Mig/Mag

Limitações
Dificuldade de utilização em presença de corrente de ar
Inadequado para soldagem de chapas de mais de 6 mm.
Produtividade baixa devido à taxa de deposição
Custo do equipamento
Processo depende da habilidade do soldador, quando não automatizado

No processo de soldagem MIG/MAG (Metal Inert Gas/Metal Active Gas) o arco elétrico é aberto entre um arame alimentado contínuamente e o metal de base. A região fundida é protegida por um ou mais gases (argônio, CO2, hélio ou O2), que podem ser inertes (MIG) ou ativos (MAG).


Vantagens
Facilidade de operação
Alta produtividade
Processo automatizável
Baixo custo
Não forma escória
Cordão de solda com bom acabamento
Gera pouca quantidade de fumos
Soldas de excelente qualidade
Mais fáceis de serem conduzidas

Limitações
Regulagem do processo bastante complexa
Não deve ser utilizado em presença de corrente de ar
Posição de soldagem limitada
Probabilidade elevada de gerar porosidade no cordão de solda
Produção de respingos
Manutenção mais trabalhosa

\o Bruno Rodrigues o/
 
Top Inferior