Como sacar os casquilhos/sinoblocos das molas/Longarinas ????
No ano passado necessitei de trocar os casquilhos das molas e longarinas, como não tinha ferramenta adquada optei por retirar o jogo de molas e desloquei-me á oficina para substituir os velhos pelos novos na prensa, até aqui tudo bem,... o maior problema foi para retirar os casquilhos das longarinas... após muita porrada e muito WD40 lá sairam, demorando APENAS uma tarde inteira para sacar 2 casquilhos e um dedo com pequenas escoriações.
No fim de semana passada comecei novamente a fazer a substituição dos casquilhos (têm uma vida muito curta no Cournil), ao lembrar-me do sacrificio que tinha passado no ano anterior optei por colocar os neurónios a trabalhar... assim que os neurónios começaram a fumegar ... Voilá .... surgiu a ideia de ir fumar um cigarro

.
Embora não seja novidade para alguns UMMistas vou apresentar uma chave/peça que facilita a remoção e colocação dos casquilhos com facilidade e sem andar-mos á pancada, se tiverem uma pneumática, que é o meu caso, a remoção e colocação dos casquilhos é como quem limpa o rabinho a meninos


Material necessário:
-Tubo de ferro ou galvanizado
-Barra roscada no minimo M12
- 2 porcas M12
- 2 anilhas
- 1 anilha + ou - 1cm com o diâmetro do casquilho/sinobloco
Tubo de ferro deve ser cortado com medida igual ou superior ao tamanho do casquilho
Como tinha uma poli velha em casa aproveitei para a cortar e soldar no tubo
Depois de soldado parte da poli ao tubo
colocação do varão roscado
anilhas e porcas
Assinalado a vermelho está a anilha que estará em contacto directo com o casquilho
Se eventualmente o varão roscado moer é só trocar por outro novo.
Espero que esta dica vos ajude na substituição destes componentes.
cUMMprimentos
Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...
Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal
www.ummnelodias.blogspot.com
http://www.youtube.com/user/DiasUMM
http://satao.no.sapo.pt
No ano passado necessitei de trocar os casquilhos das molas e longarinas, como não tinha ferramenta adquada optei por retirar o jogo de molas e desloquei-me á oficina para substituir os velhos pelos novos na prensa, até aqui tudo bem,... o maior problema foi para retirar os casquilhos das longarinas... após muita porrada e muito WD40 lá sairam, demorando APENAS uma tarde inteira para sacar 2 casquilhos e um dedo com pequenas escoriações.
No fim de semana passada comecei novamente a fazer a substituição dos casquilhos (têm uma vida muito curta no Cournil), ao lembrar-me do sacrificio que tinha passado no ano anterior optei por colocar os neurónios a trabalhar... assim que os neurónios começaram a fumegar ... Voilá .... surgiu a ideia de ir fumar um cigarro
Embora não seja novidade para alguns UMMistas vou apresentar uma chave/peça que facilita a remoção e colocação dos casquilhos com facilidade e sem andar-mos á pancada, se tiverem uma pneumática, que é o meu caso, a remoção e colocação dos casquilhos é como quem limpa o rabinho a meninos
Material necessário:
-Tubo de ferro ou galvanizado
-Barra roscada no minimo M12
- 2 porcas M12
- 2 anilhas
- 1 anilha + ou - 1cm com o diâmetro do casquilho/sinobloco
Tubo de ferro deve ser cortado com medida igual ou superior ao tamanho do casquilho


Como tinha uma poli velha em casa aproveitei para a cortar e soldar no tubo

Depois de soldado parte da poli ao tubo
colocação do varão roscado
anilhas e porcas
Assinalado a vermelho está a anilha que estará em contacto directo com o casquilho



Se eventualmente o varão roscado moer é só trocar por outro novo.
Espero que esta dica vos ajude na substituição destes componentes.
cUMMprimentos
Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...
Dias
UMM 4x4 Entrepreneur
Made in Portugal

www.ummnelodias.blogspot.com
http://www.youtube.com/user/DiasUMM
http://satao.no.sapo.pt