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Como sacar casquilhos/Sinoblocos das molas ????

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Como sacar os casquilhos/sinoblocos das molas/Longarinas ????


No ano passado necessitei de trocar os casquilhos das molas e longarinas, como não tinha ferramenta adquada optei por retirar o jogo de molas e desloquei-me á oficina para substituir os velhos pelos novos na prensa, até aqui tudo bem,... o maior problema foi para retirar os casquilhos das longarinas... após muita porrada e muito WD40 lá sairam, demorando APENAS uma tarde inteira para sacar 2 casquilhos e um dedo com pequenas escoriações.

No fim de semana passada comecei novamente a fazer a substituição dos casquilhos (têm uma vida muito curta no Cournil), ao lembrar-me do sacrificio que tinha passado no ano anterior optei por colocar os neurónios a trabalhar... assim que os neurónios começaram a fumegar ... Voilá .... surgiu a ideia de ir fumar um cigarro :D:D:D.

Embora não seja novidade para alguns UMMistas vou apresentar uma chave/peça que facilita a remoção e colocação dos casquilhos com facilidade e sem andar-mos á pancada, se tiverem uma pneumática, que é o meu caso, a remoção e colocação dos casquilhos é como quem limpa o rabinho a meninos :D:D:D

Material necessário:
-Tubo de ferro ou galvanizado
-Barra roscada no minimo M12
- 2 porcas M12
- 2 anilhas
- 1 anilha + ou - 1cm com o diâmetro do casquilho/sinobloco

Tubo de ferro deve ser cortado com medida igual ou superior ao tamanho do casquilho




Como tinha uma poli velha em casa aproveitei para a cortar e soldar no tubo



Depois de soldado parte da poli ao tubo
colocação do varão roscado
anilhas e porcas

Assinalado a vermelho está a anilha que estará em contacto directo com o casquilho







Se eventualmente o varão roscado moer é só trocar por outro novo.

Espero que esta dica vos ajude na substituição destes componentes.



cUMMprimentos

Tempo de Aceleração no meu Cournil (0-100 Km/h) em....5 Minutos... mas... com estilo...


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filipeumm

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29 Mar 2006
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Mais um grande trabalho do Dias;)
Eu tambem uso o mesmo sistema,não tão avançado...:D
Mas já que fizeste a ferramenta,podes fazer um upgrade,que é usar em vez de um varão M12 um varão mas com rosca mais fina e aço mais duro,aí sim fica no meu ver perfeito;)
 

Dias

UMM
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16 Mai 2007
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Boas Filipe
Utilizei o M12 porque era o que ainda existia em stock na garagem, mas deixei no tubo espaço para levar um varão roscado até 14.
Mas a tua dica é melhor não vai moer o roscado com tanta facilidade.
obrigado Filipe

cUMMprimentos

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show_time

UMMzão
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9 Dez 2008
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Boas!

O varao roscado aguenta a força exercida? eu comprei varao roscado e moeu logo, tive que optar por parafusos para a instalação. A remoçao foi feita a base de chama, serra e martelo

 

alex

UMMzão
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7 Dez 2006
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Bom trabalho! No entanto, quando o sinobloco a retirar se encontra em tal estado que a borracha entre as duas partes metálicas é inexistente, teremos sempre que recorrer ao corte e porrada, não?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
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Dias

UMM
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16 Mai 2007
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quote:Originally posted by alex

Bom trabalho! No entanto, quando o sinobloco a retirar se encontra em tal estado que a borracha entre as duas partes metálicas é inexistente, teremos sempre que recorrer ao corte e porrada, não?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
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Alex, eu tinha um sinibloco sem a parte interior e saiu bem.
Se a parte interna estiver desfeita ou sair temos que alinhar bem o varão e a anilha que está em contacto direto com o sinobloco, caso contrário irá empenar o varão, dificultando a remoção do sinobloco.

Nas molas da frente experimentei da seguinte forma:

- Ao sacar o sinobloco velho entrou ao mesmo tempo o novo.
Em vez de ter colocado a anilha que encosta directamente no sinobloco, coloquei o sinobloco novo, ao dar aperto com a pneumática o sinobloco novo ia empurrando o velho (sacou o velho ficando o novo).

Para se efectuar esta substituição o ideal é a utilização de uma pneumática, esta faz um aperto por impacto, desta forma aumenta a durabilidade o varão e facilita a remoção, quando esta operação é efectuada com chaves de bocas/luneta o esforço fisico é maior e o varão moi com mais facilidade, se os sinoblocos estiverem calcinados será ainda mais dificil.

cUMMprimentos

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Fante

UMM
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5 Out 2008
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Das melhores dicas que aqui foi postado! O dificil foi encontrar o material todo. Mas depois de tudo pronto foi um apice!


Carripana on the way ...
 
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