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Como retirar cavilhões eixo dianteiro

Dr_Lion

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18 Jan 2008
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Ora bem, tenho de sacar os semi-eixos fora para trocar as cruzetas... Como é que se tiram os cavilhões? desapertei a primeira porca de cima, mas agora pensava que isto saía á pancada e depois de um olhar mais atento parece-me que não e deve existir algum truque....

Alguma ajuda?



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toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boa tarde.
A rótula sai com um saca ou se for para trocar, sai à pancada e com calor (LUME nisso!!!).
Mas não precisas de tirar isso para tirar os semi-eixos. Eles saem sem tirar o knuckle.

Espero ter percebido e ter explicado bem.

Cumprimentos.
Tozé.

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MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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Cortegaça
Se precisas apenas de mexer nos semi-eixos não hà necessidade de desmontar essa parte do eixo!
Mas se precisares de desmontar as ròtulas teràs de fazer uso de uma boa maceta ou marreta e dar umas boas pancadas nisso, normalmente com umas marretadas o problema fica resolvido mas se elas estiverem teimosas segue a dica do Tozè e usa calor para facilitar o trabalho.
Boa sorte.

 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Agradecido a todos pela ajuda.

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toz

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31 Mar 2006
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E aproveita para fazer uma limpeza às pinças e ver se não precisam de uma reparação.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

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Dr_Lion

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18 Jan 2008
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A reparação creio que não, têm menos de 500kms ainda desde que foram montadas.. Mas uma limpeza é sempre bom, as pastilhas ainda estão praticamente novas, faz-me mais falta um motor em condições do que os travões :p

Mas agradeço a lembraça.

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Dias

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16 Mai 2007
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Boas
Caso pretenda tirar essas rótulas falta tirar a porca interior, pelo que vejo na imagem só tiras-te a cavilha e a primeira porca, para desapertar essa porca tens de ter ou fazer uma chefe tipo castelo, depois de desapertar essa porca sai com pancadinhas.

cUMMprimentos

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Dias
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Dr_Lion

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18 Jan 2008
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Boas, pois é que estou á volta disto, já lhe mandei umas 40 marretadas com a marreta de 10kgs e ainda não soltou... Aquela porca inteior com a cabeça em castelo tem mesmo que sair para o resto sair?

É que não tenho nenhuma chave dessas, e nem sei onde vou arranjar disso, e o mais provável é se o arranjar a porca interior já estar calcinada e não ir lá com a chava ou partir a chave..

E mesmo que consiga tirar a de cima, a de baixo como é? É que a debaixo não vejo porca nenhuma interior e também me pareceu não querer sair..

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toz

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31 Mar 2006
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Dá-lhe calor com um maçarico e umas marretadas. Normalmente dou calor e com um saca faço força. Se não houver saca é com marreta de kilo. Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

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filipeumm

UMMzão
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29 Mar 2006
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Tens de tirar as 2 ao mesmo tempo,a de cima e a de baixo, portanto porrada numa e outra,o que pode ajudar e muito é bater lateralmente (na "argola" onde ela entra)
A porca em castelo sai no fim e depois tem de ser afinada depois de a rótula de baixo estar apertada
 

toz

UMM
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31 Mar 2006
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Eu normalmente tiro o freio da de baixo e assim fica presa na ponte e faz menos resistência para tirar a de cima. Depois de sair a de cima, com um ferro maciço a servir de ponteiro dou porrada na de baixo através do furo da de cima.

Boa sorte.

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11 Dez 2010
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Já tive essa trabalheira para mudar a rótula superior e tal como tu, tive que pedir ajuda aqui.
No meu caso, e como o pessoal indica, desapertei a rótula inferior e depois retirei a porca em forma de castelo da rótula superior. Depois de umas boas pancadas o conjunto lá saiu e no torno foi só bater a rótula para cima e voilá. Assunto arrumado. Espreita aqui: https://for-umm.pt/oldthreads/25360/1

Mas se vais só aceder ao semi-eixo, não precisas de fazer festas ás rótulas :cool:
 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Ora vamos cá a esclarecer uma situação, afinal há freios ou não há freios?

É que eu apenas tirei a porca de cima, do parafuso de cima, junto com o troço que passa no furo do parafuso e tranca essa mesma porca. No parafuso de baixo só tem uma porca normal sem troço. O parafuso tem umas borrachas por fora entre os C, e eu não tirei essas borrachas, há alguma coisa lá de baixo que me esteja a escapar?

Há mais algum freio para tirar?

Queria mesmo tirar isto porque as rótulas estão com folga e queria troca-las, mas isto já me está a dar tanta dor de cabeça, que qualquer dia volto a montar tudo e é andar até partir, que pelo trabalho que já deu, acho que "parto" eu primeiro..

Já agora alguém tem mais fotos, destas rótulas? Mesmo que sejam novas, umas fotos de vários ângulos das rótulas cá fora ajudavam a perceber como funciona a coisa, mas se houver fotos queria destas rótulas e não de outras... porque há sempre diferenças, e se forem outras só vão baralhar mais..

Desde já agradeço a paciência que têm tido comigo..

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toz

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31 Mar 2006
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Bom dia.
Atenção que utilizo fotografias de 3os. Quem se sentir lesado por favor diga e trato de arranjar outra, acho que é por um bom fim.

As rótulas de suspensão têm freios. Olhas para a parte debaixo do knuckle (http://passarinho.com.sapo.pt/rotulas montadas.jpg)e vês que as rótulas passam de um lado ao outro e na extremidade inferior tem lá o freio ou o local para ele.
Um exemplo de uma rótula de suspensão nova por aplicar (https://img.olx.pt/images_olxpt/833...m-alter-e-cournil-montemor-o-velho_rev001.jpg) tem freio!

Quando há dificuldade em tirar a rótula, para arranjar mais espaço retiro o knuckle e depois trato de "assapar" com força na dita. Normalmente dou calor na parte calcinada para ajudar a descolar.

Para retirar o knuckle e deixar ficar as rótulas no eixo, retiram-se os freios e aplicam-se umas pancadas no knuckle. Normalmente só utilizo essa técnica em casos mais extremos, porque dessa maneira, às vezes a rótula debaixo até sai junto com o knuckle e fica só a de cima. Depois com um saca ou então à força bruta acaba por sair a de cima (dou preferência ao saca, com à falta de melhor...).

Na Figueira deve haver UMMistas com vontade de dar uma ajuda, é um pouco longe e não estou a planear passar por essas bandas.

Qualquer questão ligas para o contato que enviei por PM e pode ser que a ajuda por telefone seja precisa.

Boa sorte.

Cumprimentos.
Tozé.

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Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Ora bem, a primeira parte já está, o knuckle já saiu fora. Mas com muita pena minha veio com as rótulas agarradas lá dentro. E a julgar pela cacetada que teve que levar só para sair o rebordo... Então tirar as rótulas do knuckle vai ser tipo missão impossível.. Soluções? cheira-me que marretada não vai resultar, prensa também tenho algumas dúvidas...

Calor e prensa? ou tentar furar/cortar com um berbequim ou rebarbadora? Não estou a ver muitas soluções...

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toz

UMM
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31 Mar 2006
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Boa noite.
Comigo saiu sempre só com prensa. Retiras os freios e apoias os rebordos do knuckle na base da prensa. Eu costumo utilizar uma capa de rolamento. Nunca faças a força na estrutura do knuckle mas no rebordo junto à rótula!!! Senão podes empenar ou partir o knuckle. Espero ter-me feito entender...

Cumprimentos.
Tozé.

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