• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Como ir à sucata

Registo
8 Jun 2006
Dicas para ir comprar a um sucateiro e relativos descontos ou agravamentos:

1- Nunca vá num carro bom, vá de Opel de 1974 ou Uno da 1ª série.(desconto de 5%)
2- Nunca vá ataviado como se fosse para a missa de Domingo. Vista roupa bem usada e levemente suja. NÃO PONHA PERFUME! (desconto de 5%)
3- Pessa sempre licença para visitar o “recinto de exposição” (!?), mas sem grandes delicadezas. Olhe quase sempre para o chão. Seja subserviente qb. (desconto de 10%). Preferencialmente não indique ao que vai, diga: Ó amigo posso dar uma voltinha? Se lhe perguntarem o que procura especificamente, não o diga de imediato, diga: Preciso de uns ferros… e gostava de ver se encontro (?!) alguma coisa… Somente à saída e levando um pequeno ferro na mão, é que pergunta qual o preço de tal-e-tal de um jipe que está ali no fundo.
4- Dirija-se sempre ao empregado mais novo (com ar de quem saiu de Pinheiro da Cruz na semana passada e volta para lá outra vez daqui a dois dias), talvez tenha um graaannnde desconto, se ele não lhe disser que tem que falar com o patrão.
5- NUNCA leve ferramentas escondidas! (perigo de cacetada na tola e de ser corrido com cães tinhosos).
6- Ao perguntar por determinada peça, faça-se esquecido da marca, por ex. Eu quero???, ora deixa cá ver … Eu quero????. É para aquela mer..a de jipe quadrado que estou a arranjar lá na “ofcina” ! Aquela mer..a que era feita cá, Tá a ver ! (desconto 15% porque dá lugar a que o sucateiro dê largas ao seu vasto conhecimento automobilístico).
7- Nunca dê ares de conhecedor didático ou de engenheiro desempregado. Eles sabem (ou pensam que sabem) sempre mais. (desconto 5%)
8- Se encontrar o que lhe faz falta, não comece aos saltos e gritos – ACHEI !!, ACHEI!!. Cale-se muito bem calado dirija-se ao tal empregado e em voz baixa pergunte o preço. Será de bom tom ir lá quando o tal patrão for para o almoço ou estiver constipado… (se a aparência, os modos e a altura forem correctas pode ter um desconto de 80% !).
9- Nunca pessa para eles tirarem nada, nadica de nada! Porque a primeira coisa que fazem é mandar um cosovar (kosovar?) com 2mt de altura equipado de maçarico de corte, proceder a uma delicada desmontagem. Eventualmente poderei lá ir eu a seguir e a peça que estava ao lado e que me fazia tanta falta, está negra e retorcida.
10- Após autorização (E COM FERRAMENTAS SUAS, pois nunca pense pedir chaves emprestadas) proceda à desmontagem do que combinou.(não tem qualquer influencia no preço). Não se arme em totó.
11- Nunca tire a mais do que combinou, mesmo que esteja no outro lado do morro eles sabem o que está a fazer e tudo vêem e registam. Eventualmente poderá levar umas pecitas que estejam à volta do que tirou NADA MAIS. Mostre sempre tudo, mesmo o saquito das ferramentas. (possível desconto por aparentar ser sério)
12- Ao ser informado do preço, diga de imediato uma das seguintes frases. (A) E por quanto é que eu vou vender isto ao dótor que tem o jipe? (B) Mais vale comprar novo (perigo de cacetada na tola). (C) Fod….-se (a última tem geralmente um desconto de 40%).
13- Embora deixe cheiro nos bolsos das calças, leve sempre consigo os restos do bife do almoço. É que no meio dos carros e presos à sucata, vivem uns cães que devem ter vindo do inferno. Essas feras peçonhentas, cheias de feridas e geralmente cegas de um olho, poderão, eventualmente, pensar que um bom bife é melhor que o musculo da perna (da sua!).
14- NUNCA diga que vai pagar com cheque, nem com cartões…NUNCA. Diga sempre: Ó meu amigo deixe cá ver quanto é que eu tenho. Tire e mostre cerca de 50% daquilo que foi pedido e diga de imediato “É o que eu tenho, nem com dinheiro fico para o tabaco”. Geralmente o acordo aparece, especialmente se houver, da sua parte um convite para um “Favaios”, na tasca ao lado.
15- Nunca se arme em malandreco/esperto/vivaço, a não ser que tenha cabedal suficiente, dois amigos com barras de ferro, a Avó de G3, e uma Chaimite com o motor a trabalhar e porta já aberta.
16- Se por um qualquer acaso o tal patrão simpatizar consigo, está garantido! Quando for lá uma 2ª vez encontra ali um verdadeiro amigo que é muito capaz de lhe dizer: Olhe lá, isso não tem importância, paga na próxima!

Estas são algumas dicas para nos orientarmos num sucateiro clássico. Apesar de parecer brincadeira, algo de verdade se pode encontrar no mísero texto. Hoje em dia com a evolução dos tempos e as normas da CE tudo está a mudar, mas de facto o que relatamos é resultado de contactos de há 40 anos para cá, em sucateiros de todo o tamanho e por todo o país. Frise-se que isto, por ser uma brincadeira, não é regra geral. Durante a minha vida lidei com “sucateiros” que tenho o prazer de dizer que são meus amigos e que nada ficam a dever a muita gente de fato e gravata.
Ainda um dia vamos sentir falta deles.

João

joaquim santana

UMMzão
Registo
4 Jan 2007
AMIGO JOÃO
o estede é sempre aquela malha!
atão e se umm gajo for de fato de macaco todo "cagado" de oleo para parecer mecanico será que dá desconto?
abraços e boas festas!

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
Geralmente vou com roupa rota e badalhoca, despenteado e de cabelo solto, sem relógio e aliança e sempre com um cigarro nos queixos. Vou sempre a olhar para o chão e inicialmente desprezo quem me vem atender e olho para tudo sem dar cavaca a ninguém. Quando me dizem um preço digo sempre FOD....-SE bem alto e na hora de pagar saco o guito de dentro de um lenço de pano ranhoso.

Até agora tem funcionado.

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

stretx

UMM
Registo
31 Mar 2006
hehehe:D:D:D
e verdade Sr João...esta bem esclarecido.sim senhor
eu tambem costumo la ir mas como nao sou muito de labias e eles esticao-se muito,gosto mais de ir com o meu pai ele conhece algums e ja tem mais labia.mas mesmo assim por vezes tenho de dizer que prefiro ir comprar novo que fica mais barato:D:cool:
mas e sempre complicado...

a roupa e a da "bricolage".calças de ganga todas cagadas e rotas t-shirt com publicidade ranhosa camizola com bocados de poliurtano agarrado que ja nao sai com nada deste mundo e um casaco penado(so de nome que as penas ja fugirao quase todas:D) com bolsos cuzindos para nao perder as coisas que la meto.etc...:D:D:D
Paulo Alves

Registo
30 Mar 2006
Tá um texto verdadeiramente delicioso, mas eu cá tenho uma técnica muito menos ortodoxa, mas da única vez que precisei ir a um sucateiro foi a que funcionou.

A técnica é a seguinte... fui lá à noite e tive 100% de desconto LOL

Eu sei que é feio, é crime, e por aí fora, mas o que podia eu fazer quando fui lá de dia e ao falar com o "senhor" que tinha mais ar de cão que os cães de guarda,e com a pior educação do mundo e arredores, me disse insistindo à descarada que não tinha o que eu queria e que eu estava a ver ali mesmo à minha frente???

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

anonymumm

Iniciado
Registo
17 Dez 2007
Contas por Alto

Sem duvida que as dicas do João são preciosas mas mesmo com muita astúcia e muito bluff o nosso amigo sucateiro inflaciona sempre de forma que, no meu caso, decidi despir o dito fato de macaco e fui bater a porta dos fornecedores e claro, dos nossos amigos da Peugeot que em muitas cidades continuam a vender peças para o nosso TT favorito. A palavra desconto pode variar em função do jeito de cada um, mas insistir com argumentos consistentes tais como : « Estou a reconstruir uma frota de UMM para criar uma empresa de eventos Radicais, ou de passeios TT com uma firma em nome individual, BLA, BLA BLA, leva o nosso interlocutor a pensar duas vezes. Acabei por conseguir entre 20 e 40 % de desconto em peças novas. Se comparado com os 60% de bónus do nosso estimado sucateiro, claro que fico a perder 30 . Mas, fazendo contas por Alto aos tranquilizantes e outro xanax que vou tomar quando, mais uma vez, vou esperar pelo o reboque numa noite de Inverno numa freguesia onde a luz publica esta ligada há meia dúzia de anos e onde o GPS indica uma seta a cortar mato (!) Prefiro andar mais uns anos com peças novas do que saltar de sucata em sucata, sobretudo quando se trata de componentes mecânicos… ;)

PS : Diz-me tu "Superpilot" não andaste ultimamente na zona de Viana a procura de um para brisas da frente ? :devilish:

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by SuperPilot

A técnica é a seguinte... fui lá à noite e tive 100% de desconto LOL

"Ladrão que rouba Ladrão tem 100 anos de perdão"

Pedro
I say no matter how i try, i realise there's no reply

Registo
30 Mar 2006
quote:Originally posted by anonymumm

PS : Diz-me tu "Superpilot" não andaste ultimamente na zona de Viana a procura de um para brisas da frente ? :devilish:

Não, até porque daqui até aí são para aí uns 500 km, não dava muito jeito... Em 2004 parti o meu pára-brisas no restauro do meUMM e paguei 124 euros por um novo com montagem, sorte a de quem agora arranja por 65.
Mais, também repudio qualquer tipo de acto de roubo ou vandalismo, e o que fiz naquela altura não me orgulho lá muito, mas também não lesei ninguém nem sequer desvalorizei ou afectei o UMM donde tirei os dois párachoques pois já estava tão torcido que dali só sairia para a prensa mesmo. Até pagava os párachoques mas a criatura não quis receber o dinheiro, vá-se lá entender porquê... Talvez por ser uma besta mesmo, e não sou só eu que o digo, mais pessoas que eu conheço e conhecem a peça acham o mesmo ou pior, chegando ao cúmulo de alguns "amigos" dele irem lá, cumprimentarem-no, tirarem o que querem, dizerem adeus e porem-se a andar.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Top Inferior