• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Como identificar o modelo do meu UMM

rms

Iniciado
Registo
23 Jun 2013
Mensagens
20
Localização
Portugal
Bem,

Para muitos isto é provavelmente uma pergunta demasiado básica para ser respondida, mas a verdade é que ainda não conheço muito bem a família UMM.

Penso que o Cournill é relativamente fácil de identificar, mas já tenho algumas dúvidas no que toca ao Alter e Alter II.

Como comprei um Alter que já não está original gostaria de vos perguntar como posso ver ser é o Alter ou o Alter II. Estará esta indicação no livrete? Ou....?
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
As maiores dificuldades na identificação de um UMM Alter surgem quando falamos de unidades produzidas no ano de 1987 pois foi o ano em que se deu a transição do Alter-1 para Alter-2!
Se o teu jipe não for de desse ano tudo fica mais simples mas mesmo assim ainda há algumas características de ambos os modelos que se mantiveram por mais tempo muito embora em casos raros...
Para nos ajudar a identificar o jipe podias colocar algumas fotos pois ajudam bastante...
De que ano é o teu UMM?
A caixa de velocidades é de 4 ou 5 velocidades?
Têm travões de disco ou tambor no eixo da frente?
Têm direcção assistida?
Têm turbo?
Quantos amortecedores por toda pode levar?
Qual a largura das lâminas das molas?
... responde a estas questões, à partida chegam para descobrir que UMM tens...
Cumps
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Mais fácil e directo, eu diria que é olhar para as molas do eixo traseiro: se estiverem logo por baixo das longarinas é Alter 1; se estiverem ligadas a uns "alargadores da longarina" é alter 2.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83
 

rms

Iniciado
Registo
23 Jun 2013
Mensagens
20
Localização
Portugal
Obrigado pelas respostas.

MarioMachado

De que ano é o teu UMM?
R:1989

A caixa de velocidades é de 4 ou 5 velocidades?
R:4 velocidades

Têm travões de disco ou tambor no eixo da frente?
R: Parece mentira mas ainda não vi esse detalhe.... (quando estiver ao pé do UMM já vou tirar isso a limpo)

Têm direcção assistida?
R: Não

Têm turbo?
R:Não

Quantos amortecedores por toda pode levar?
R: Tenho que ir ver

Qual a largura das lâminas das molas?
R: Tenho que ir ver

Alex: "Se estiverem logo por baixo das longarinas é Alter 1; se estiverem ligadas a uns "alargadores da longarina" é alter 2."
R: Também tenho que ir ver...

 

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Mensagens
683
Localização
Portugal
Assim dessa perspectiva tens um Alter 1!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92
 

Samuel

UMM
Registo
28 Mar 2006
Mensagens
981
Localização
Portugal
OLá,

Se tiveres o engate de reboque apertado nas longarinas, tens um Alter 1.


UMM abraço
Samuel Sousa

 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
...De 1989 é caso para dizer que se trata de um Alter 2, mas pelo que estás a descrever do carro tenho quase a certeza que estás na posse de um Alter 1!!
Se tens um Alter 1 matriculado em 89, tens ai um caso raro e que merece alguma pesquisa a fim de perceber o porquê de só ter sido matriculo numa altura em que já não se produziam Alters 1s!!...estranho!
 

incufan

UMM
Registo
3 Mai 2009
Mensagens
683
Localização
Portugal
Realmente é bastante estranho...pelas caracteristicas alter1, pela matricula alter 2!

Miguel Guerreiro

UMM addicted...
UMM Alter Atm 89
UMM Alter Turbo92
 

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Mensagens
5.155
Localização
Portugal
Boas!

existes para ai uma fornada de Alter 1 registados posteriormente a 87. é preciso ver bem, acho que o ******* é que sabe bem isso, esses carros eram para ser exportados ou algo assim e estiveram guardados sendo mais tarde matriculados. Aqui no algarve ha pelo menos dois dessa fornada.

A marcha atras é ao lado da quarta ou da primeira?

 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
quote:Originally posted by rms

A marcha atrás é ao lado da quarta.

...está visto que tens um alter 1 com caixa de alumínio de 4 velocidades, é quase certo que as relações dos diferenciais são relações 4.88 iguais aos turbinados!
 
Registo
6 Nov 2009
Mensagens
416
Localização
Portugal
boas!
á vários alter´s 2 de caixa de 4 em alumínio anos 88 e 89, e travões de disco e direção assistida...mas também há alguns sem discos e direção assistida...depende das fornadas eheh...
até á alter ex GNR de 91 com as mesmas caracteristicas...
não creio que seja alter1 porque os alter1 tem caixa em ferro e marcha atraz é ao lado da 1ª a famosa caixa ZF



Paulo Abreu -962596372
[email protected]
Amares - Braga
 

TomHuli

UMM
Registo
2 Jan 2013
Mensagens
543
Localização
Portugal
boas noites caros amigos, o meu UMM é alter 1 e tem a marcha atrás ao lado da primeira, tem a caixa de 4 (a dita ZF), tem o ferro onde leva a bola do reboque apertado as longarinas e tem tambor nas quatro rodas, e é de 87, tem as molas estão logo por baixo das longarinas, e tem direcção assistida, mas iso julgo ter sido adaptada.
Depois do que já li aqui, já estou a começar a ter dúvidas :D


Tomás Palma

tomhuli - Instagram

Orgulhoso pertence aos Bubedanas, e dono de um UMM, para que havia de ir chatear o Aladino?
 

rms

Iniciado
Registo
23 Jun 2013
Mensagens
20
Localização
Portugal
Ora bem completando alguma informação:

De que ano é o teu UMM?
R:1989

A caixa de velocidades é de 4 ou 5 velocidades?
R:4 velocidades com a marcha-atrás ao lado da 4ª

Têm travões de disco ou tambor no eixo da frente?
R: Travões de tambor às 4 ... por enquanto :)

Têm direcção assistida?
R: Ainda não

Têm turbo?
R:Não .... para já...

Quantos amortecedores por toda pode levar?
R: Tem 4 amortecedore, um por cada roda e não vejo que possa levar mais.

Qual a largura das lâminas das molas?
R: Esqueci de tirar a medida....

Se tiver as molas logo por baixo das longarinas é Alter 1; se estiverem ligadas a uns "alargadores da longarina" é alter 2.
R: No eixo dianteiro estão logo por baixo da longarina, no eixo traseiro estão ligadas a uns "alargadores da longarina".

A estrutura do engate de reboque está apertada nas longarinas?
R: Sim, está.
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.543
Localização
Cortegaça
Ora muito bem, o teu UMM é sem dúvida alguma um daqueles casos (não muito raros) onde se encontram características dos dois modelos Alter!
A avaliar pelo ano de fabrico, pelas molas e pela caixa de velocidade (apesar de ser de 4) tens sem dúvida um Alter-2, mas só por isto mesmo, porque tudo o resto é típico de encontrar nos Alter-1, excepto um amortecedor por roda que também acontece em muitos Alter-2...
...Assim sendo sou da opinião que tens um UMM Alter-2.
Cumps
 

rms

Iniciado
Registo
23 Jun 2013
Mensagens
20
Localização
Portugal
ok vou tirar umas fotos.
Uma outra questão relacionada com este tema, no DU temos um nº de modelo, não é possível identificar por este número? Existe alguma tabela que relacione estes números de modelo com o ser Alter ou Alter II ou... ?
 
Top Inferior