• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Como Fazer uma descida em Marcha a Tras

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Quantas e quantas vezes temos que fazer descidas de colinas inteiras em marcha atras porque atacamos mal uma subida, perdemos aderencia, ficamos em cruzamento de eixo devido a covas etc.

Disseram-me no outro dia que nao deveria fazer as descidas em marcha-a-tras com a marcha-a-tras engatada mas sim com a primeira porque danificava a caixa.

Gostava de saber o que é que vozes mais sabias têm para dizer acerca disto.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Descer em marcha-atrás é complicado e perigoso. Quando tenho que o fazer engato sempre a marcha-atrás, para ter sempre o travão motor. O problema em usar o travão normal a descer de trazeira é que facilmente podes perder a direcção e o carro escorregar de lado, atravessar-se e lá vai tudo pó galheiro.

Não sou perito, nem conhecedor profundo, posso inclusivé estar enganado, mas (pelo menos de momento) para descer de trazeira vou sempre engatado com a marcha atrás e tracção com lentas metidas. Travo com o pé o menos possivel, e só não desço com o travão de mão a ajudar porque tenho discos atrás e o travão de mão é pouco eficaz.

Registo
26 Out 2007
Ola
A Mauro Mauro andas sempre a inventar entao descer uma descida de traseira com a 1.º posta isso tens de ir sempre com o pe na embraiagem, e erro vai tipo roda livre e arriscar a partir a caixa com um esticao e o desgaste da embraiagem etc etc.

Registo
23 Jan 2009
Boas
Tal como o Aldeia referiu, utilizo sempre a marcha atraz engatada para descer nas lentas, para que o carro va seguro e muito devagar, e utilizar o minimo possivel o travao de pe.

Registo
30 Mar 2006
Descer de marcha atrás de primeira engatada? Chiça isso é pra quê, pra partir tudo? Ou para perderes o controlo de vez? É que se te descuidas com a embraiagem, o bicho vai a baixo, perdes a direcção, que fica trancada, e os travões ficam afectados(porque deixas de ter bomba de vácuo para alimentar o servofreio.

Portanto deves fazer como já aqui disseram, marcha atrás e lentas. Só tenho um reparo a fazer no que toca ao "utilizar o mínimo possível o travão de pé". Não concordo, deve-se utilizar sempre que possível o travão de pé, mas não ficar a travar nem com demasiada força. Ir dando uns toques, sem bloquear as rodas, para impedir que o carro embale com a descida, pois as lentas ajudam mas não fazem milagres. Claro que estou a pensar numa subida de inclinação extrema, daquelas que metem respeito.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by SuperPilot

Só tenho um reparo a fazer no que toca ao "utilizar o mínimo possível o travão de pé". Não concordo, deve-se utilizar sempre que possível o travão de pé, mas não ficar a travar nem com demasiada força. Ir dando uns toques, sem bloquear as rodas, para impedir que o carro embale com a descida, pois as lentas ajudam mas não fazem milagres. Claro que estou a pensar numa subida de inclinação extrema, daquelas que metem respeito.

UMM abraço

Nuno André, o piloto do Raio Azul

O melhor de Portugal, é o orgulho em ser Português e ter UMM's

Era nessa perpectiva que estava a falar, mas assim fica melhor explicado.

mjcm

Marcelo Marques - Cournil «a vaca»
Registo
7 Set 2007
Boas Companheiros

Está tudo dito e bem!
Quem recomendou descer em marcha-a-trás com a 1.ª engatada deveria estar a apanhar sol na cabeça.. :D:D

Registo
8 Jun 2006
Amigo show_time:)

Descer para trás com a 1ª engrenada, é a mesma coisa que estar na cama com uma miúda excepcional e estar vestido com uma gabardine e botas de borracha. Também servirá;), mas para aquela situação é que é totalmente errado:disappointed_relieved: (a não ser que o quarto de hotel esteja a meter água).

Há, ou pelo menos diz-se que haverá, uma regra de ouro no TT que nos indica que se deverá descer com a mesma velocidade engrenada que teríamos que utilizar se quiséssemos fazer essa mesma subida.

Se a única velocidade que tem para trás é a MA (+redutoras), é com essas que deverá sempre descer. Planeie bem o trajecto que vai ter que percorrer, antes de começar a descida. Faça a correcções que tiver que fazer logo no primeiro metro (ou quando ainda estiver parado), depois desça com o carro o mais direito possível, e com calma.

Não nos esqueçamos que grande parte dos acidentes se dão porque: primeiro cometemos um erro simples e que não teria grandes consequências:angry:, o pior é que logo a seguir entramos em pânico:dizzy_face:. Aí está tudo estragado(n)

Pena é que apenas 2 ou 3 admitem isso:D !

snipers

UMM
Registo
5 Jan 2007
Já tudo foi dito, acrescento apenas que não se deve sair do carro a fazer marcha atrás e sobretudo não fazer o trajecto a pé, isso pode dar num grande trambolhão ;)

JPMacedo

UMM
Registo
25 Jun 2006
Boas

Tópico 5*****, conforme o amigo Mário frisou seria importante criar um tópico com dicas de TT, pois pelo menos para mim este topico foi muito importante e acredito que exista muita gente aqui nas mesma condições ou seja bué verdinhos, e para esses deixo aqui um conselhito, quando não tiverem a certeza do que estão a fazer não inventem, não vale a pena estragar a máquina e o mais importante o fato que os nossos paizinhos nos deram... palavra de bombeirito

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas!

Eu faço as descidas em marcha-a-tras com MA engatada mas um fulano que ia no outro jipe
é que quando entrou no meu me disse que estragava a caixa. E como eu nao sou nenhum perito em mecanica postei aqui esta duvida.
Obrigado a todos pela colaboração, aposto que muita gente que leu este tópico e fazia as descidas em marcha a tras tambem poderia ter ficado com essa duvida do fazer mal a caixa.

cUMMps

Registo
8 Jun 2006
Amigo show_time:)

Sendo assim nem nunca se descia, nem subia:blush:. Quem lhe deu a indicação(n) deverá andar sempre a empurrar o carro (para não estargar a cx. vel.(y)).

Ele, há cada um !!!😥.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Convém sempre relembrar "ou ensinar" já que os UMM's estão na moda e para não haver "percalços" assim já sabem como proceder quando quiserem aventurar se. ..!!!

Top Inferior