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Como e onde ligar um corta corrente

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
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Boa noite a todos,

Comprei um corta corrente tipo torneira que queria aplicar na minha máquina, mas quando “tentei” a montagem, surgiram algumas dúvidas, complementadas pelo facto de já ter lido, algures por aqui, que é desaconselhado um cabo da massa muito comprido. Daí o meu pedido de ajuda ao fórum:

1. Qual o melhor local para fixar/ligar o corta corrente?
2. Será de comprimento exagerado um cabo de massa (penso ser nas duas extremidades da massa que deve ser ligado o corta corrente, certo?) que permita montar o corta corrente por baixo do tablier, na zona do condutor, estando a bateria no habitáculo do motor, do lado contrário?
3. Da minha bateria sai, além do cabo normal da massa (negativo) um fio, com menos espessura portanto, que embora não seguindo o dito cabo, é ligado ao chassis do carro. Eu pergunto, este fio também deve ser ligado ao corta corrente?
4. E por último será que alguém pode disponibilizar fotos de como ligar e onde ligar o corta corrente?

UMM abraço e UMM bem haja a todos,
Hélder Gonçalves
 

UMMOCA

UMM
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28 Out 2006
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Azores
O corta corrente deve cortar a massa, pelo que da bateria não deverá sair mais fio nenhum, senão aquele que vai ao corta corrente.
O cabo deverá ser o mais curto possível, até para evitar que possa com o uso danificar o isolamento e assim anular a função do corta corrente.
Esse fio de massa a mais que falas, podes ligá-lo à saída do corta corrente.
Porque não poês mesmo no tablier perto do pendura, passa só um cabo curto para dentro vindo da bateria, perto do sítio aonde já passam fios e o outro para fora unindo aos que actualmente ligam na bateria. Não te esqueças de colocar umas borrachas nos furos que fizeres para que a chapa não estrague o isolamento do cabo.

Penso eu de quê!!!:p

Cps,
Paulo Brás

TT nos Açores em: http://www.tt-terceirense.com
 

nunumm

UMM
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30 Mar 2006
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Portugal
Os dois cabos que tens a sair da bateria, devem ser:
1- a massa da bateria à chapa.
2- a massa do motor à bateria.

O motor não deve fazer apenas massa ao chassis, como é habitual, pois se um dia o cabo parte por alguma razão, e n te apercebes, o q acontece é que ele vai buscar massa onde conseguir, e geralmente é através da bicha do conta quilómetros, o que vai fazer queimar todos os manómetros.

Os melhores cortes de corrente, são aqueles de alavanca que tem dois terminais. Num terminal ligas o da bateria, e no outro dois cabos, um ao chassis e outro ao motor. Quando rodas a alavanca ela estabelece o contacto entre os cabos e fica a massa feita.

O que tens de torneira apenas corta a bateria, e n consegues ligar lá o cabo de massa do motor à bateria.
Mas se já tens esse, que era o que eu tinha, podes sempre fazer como eu... tinha o motor com duas massas ligadas a pontos diferentes, e o corte apenas servia a bateria. Assim é mais difícil teres surpresas.

Mas atenção ao que o Paulo referiu... não deixes mais fios ligados à bateria, além do de massa, senão o corte deixa de fazer efeito.
 

heldergoncalves

UMMzito
Registo
24 Nov 2006
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Obrigado pela ajuda,

Parece que me enganei no tipo de corta corrente (torneira), pq na realidade o q comprei tem os dois terminais que o Nuno fala e uma alavanca q encaixa e aperta. Vou fazer como recomendou o Nuno, num terminal ligar à bateria e no outro um cabo ao chassis e outro ao motor.

UMMM abraço,
Hélder Gonçalves
 

Inactive

Mestre
Registo
26 Mar 2006
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Isto bem jogado, era mesmo com um esquema a acompanhar...
É que há pessoal só lá vai se lhe fizerem um desenho...(eu por exemplo :blush:)

Uma Máquina Maravilhosa!!
 
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