Amigo timtim
Discordo:disappointed_relieved:, cordialmente

, com o Mário no caso da soldadura em barras de direcção por dois motivos:
1º Será preciso saber quem vai soldar e como o vai fazer. Barras de direcção não se soldam de ânimo leve. Não se soldam (ponto!). Tanto mais levando primordialmente calor apenas num lado. No caso de realmente se optar pela soldadura, a barra deveria ser reforçada no seu interior com um ferro desse diâmetro e comprimento (o comprimento não roscado, é óbvio:blush

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2º Um olhal soldado à barra impede/dificulta futuros ajustes na direcção, levando, em muitos casos, a ter que tirar e recolocar as ponteiras de direcção (às vezes um bico de obra:dizzy_face

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Para o problema de fixar um amortecedor a essa barra existem braçadeiras que facilmente se podem prestar a esse serviço (similares às usadas para fixar as barras às ponteiras de direcção, mas de maior tamanho). Alguns kits de amort. já trazem os diversos acessórios precisos para a sua montagem e algumas hipóteses alternativas.
Mesmo neste caso o reforço interno na zona da braçadeira deveria ser previsto para evitar o esmagamento da barra pela braçadeira.
Adaptar BEM um amort. de dir. "não é tarefa nada fácil"

, obrigando a que se estude e planeie muito bem a sua colocação de modo a visualizar "todo o seu movimento" em conjunto com a barra a que está agarrado. Todo o sistema deverá ser ensaiado e tornado a ensaiar até termos a certeza absoluta do seu perfeito funcionamento.
Todo esse movimento (de um extremo ao outro) deverá ser o mais paralelo e próximo possível dessa barra. Conjugar isso com o seu ponto de fixação ao chassis, não é fácil:angry:, tendo muitas vezes que vir a apoiar o amortecedor a acrescentos:dizzy_face: com algum tamanho soldados ao chassis . Devido à sua geral má concepção estão destinados à fractura:disappointed_relieved:.
Como muito bem o Mário lembra, se sente necessidade de um amort. de dir.? Timtim se a sua direcção não é assistida (e mesmo sendo), porque é que antes de começar a pensar num amort. não lhe faz (ou manda fazer) uma revisão completa

(ver folgas nas 4 ponteiras, nas 4 articulações das rodas, verificar os 4 rolamentos da frente e uma reparação geral na caixa de direcção)? Certamente que alguma coisa ainda se aproveitaria e matava uma série de coelhos com uma machadada (mais de quinhentos!)

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Basicamente o que me faz expor o problema desta maneira é ver alguns (muitos

) trabalhos deste tipo que em termos de segurança, concepção/realização e estéticos, são verdadeiros abortos:dizzy_face

n).
UMM abraço
João
"Conduza UMM pedaço da nossa história"