Boas,
Em primeiro lugar deixe-me que lhe diga que se não está a vontade para o fazer era preferivel dirigir-se a alguem com experiencia pois como sabe esta intervenção é de altissima responsabilidade, podendo danificar gravemente o motor no caso de ser mal feita.
Mesmo assim ai vai a receita:
Processo de afinação do ponto das válvulas
Desmontagem
Certifique-se de que o motor está em PMS do cilindro nº 1.
Bloqueie o tensor da corrente da distribuição e desmonte-o.
Tipo 1 Fig.11692.2:
Monte um grampo de fio.
Tipo 2 Fig.11692.3:
Rode a lingueta do tensor totalmente para a esquerda.
Alivie o parafuso do carreto-guia Fig.11692.4 a fim de desmontar a corrente da distribuição.
Montagem
Coloque a corrente da distribuição, certificando-se de que os elos marcados ficam alinhados:
Elo branco (nº 1) na marca de ponto do carreto da cambota Fig.11692.1.
Elo vermelho ou ranhura (elo nº 41) na marca de ponto do carreto da bomba injectora Fig.11692.5.
Elo vermelho ou ranhura (elo nº 67) na marca de ponto do carreto do veio de excêntricos Fig.11692.6.
Volte a montar o tensor da corrente da distribuição.
Rode o excêntrico do carreto-guia Fig.11692.7 para a esquerda, a fim de obter uma folga de 1-2 mm entre a calha e o corpo do tensor Fig.11692.8.
Aperte o parafuso do carreto-guia Fig.11692.4.
Bloqueie o tensor da corrente da distribuição:
Tipo 1:
Desmonte o grampo de fio Fig.11692.2.
Tipo 2:
Rode a lingueta do tensor totalmente para a direita Fig.11692.3.
Aplique composto de fixação de roscas na rosca do parafuso da polia da cambota.