• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Com estes, só a tiro...

vitorproa

UMM
Registo
10 Mai 2008
Com uma peuqena pesquisa no google podemos descobrir que por trás de umas caras feias e uns grunhidos estranhos jaz a ancestralidade de um povo e uma dança cerimonial que visa receber a equipa adversária mostrando que os respeitam, mas ao mesmo tempo visa tentar intimida-los mostrando que são fortes e por isso não os temem.

A meu ver qualquer equipa deve sentir-se honrada em ser recebida assim... Mas é a minha opinião, vale pelo que vale...

Não devemos menosprezar (muitas vezes só porque não conhecemos) a história e cultura de um povo assim como não devem menosprezar a nossa. Se pensarmos no quão chorosos são alguns dos nossos fados e ele fosse interpretado com olhar limitado também este nosso espólio nunca seria património da humanidade...

Haka
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Haka são todas as danças típicas do povo Maori em que os homens se colocam à frente das mulheres. Estas fazem o apoio das vozes nas costas dos homens. É uma dança que demonstra a paixão, o vigor masculino e a identificação com a raça. É usada tanto para dar boas vindas a visitantes quanto de tribos inimigas.
Segundo o povo Maori, Tama-nui-to-ra, o deus do sol, tinha duas mulheres, sendo uma delas Hine-raumati, a virgem do verão (perdendo este estatuto!), da qual nasceu Tane-rore, creditado pela origem da dança. Tane-rore representa o vento nos dias quentes de verão, na dança coreografado com o tremor de mãos.

Os All Blacks se preparando para a haka no jogo da final da Copa das Três Nações, contra a Austrália, de 2005
Actualmente o Haka é conhecido mundialmente pela performance de intimidação no início dos jogos de Rugby da seleção da Nova Zelândia (All Blacks), que costuma antes de seus jogos executar uma haka específica chamada Ka Mate.
Antés da dança, o chefe que conduz a dança grita aos companheiros um refrão de incitamento, coisa que no caso dos All Blacks é feita pelo jogador de sangue maori mais velho, não;o sendo este necessariamente capitão da equipe. As palavras são utilizadas não;o só para incitar quem está realizando a dança, mas também para recordar-se o comportamento correto durante a mesma. Muitas vezes o tom utilizado para gritar o refrão é o mesmo utilizado no curso de toda a exibição, ou seja, quanto mais agressivo, feroz e brutal, mais vai incentivar o grupo - e intimidar o adversário.

Performance
A "Ka Mate" começa com uma série de cinco instruções preparatórias, gritadas pelo líder:
"Ka Mate"
Líder:
Ringa pakia! Coloquem as mãos contra as coxas!
Uma tiraha! Estufem o peito!
Turi whatia! Dobrem os joelhos!
Hope whai ake! Façam o mesmo com o quadril!
Waewae takahia kia kino! Batam os pés o mais forte que puderem!
Líder:
Ka mate, ka mate É a morte, é a morte!
Time:
Ka ora É a vida! (ou "Eu vivo!")
Líder:
Ka mate, ka mate É a morte, é a morte!
Time:
Ka ora É a vida!
Todos:
Ténei;nei te tangata p#363;huruhuru Este é o homem peludo...
Nána i tiki mai whakawhiti te r#257; ...Que fez com que o sol brilhasse novamente para mim
Upane...Upane Suba a escada, suba a escada
Upane Kaupane" Suba até o topo
Whiti te rã;,! O sol brilha!

UMM Abraço a todos
Vitor Proa

batrakiu

UMM
Registo
11 Jun 2009
Sim, eu sei qual a origem da Haka!
Apenas coloquei o video por ter a particularidade de os Franceses tocarem quase no nariz dos Neozelandeses, e de louvar sempre o ar simpático com que o Chabal olha para os seus adversários!

André Santos
UMM Alter Turbo 91
Altura - Algarve

Top Inferior