• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Circuito de arrefécimento - Tubos incham imenso

fredericosimoes

Iniciado
Registo
6 Nov 2006
Boa Noite,

Parece que estou com um problema ao nível do circuito de arrefécimento. Hoje o meu carro deu algum aquecimento, quando fui ver, foi o termoestato que não abriu. Retirei o mesmo e montei o sistema sem colocar o termoestato.

O carro já não dá aquecimento, acontece que agora, ganha uma pressão tremenda no circuito de arrefécimento, de tal maneira que os tubos de borracha ficam super rijos, e quando retiro a tampa do vaso de expansão solta-se uma grande pressão de ar.

Não sei o que é que está acontecer? Alguém já passou por situação semelhante e que possa ajudar?

UMM abraçumm
fred

Registo
29 Abr 2010
Boas,

No meu ponto de vista, deverá haver uma passagem de pressão do motor para o sistema de refrigeração, o que pode significar um problema não muito agradavel de resolver....
Aguarda as opiniões dos entendidos na materia e fala com um mecanico de confiança.

Abraço
Pedro Santa Bárbara

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Muito provavelmente tens a junta da culassa a deixar passar pressão para o circuito de água. Dependendo do mecânico podes pagar mais ou menos. Aconselho-te a tratar disso o quanto antes!
De que zona és? se fores perto de Famalicão posso aconselhar-te um que te trata disso sem queimar. Na semana passada o meu vermelho teve essa reparação,mas não te posso dar valores porque teve mais reparações a fazer e o método de pagamnto é um pouco "sui generis".

Para que compreendas para tratar disso há que desmontar a cabeça do motor, plainar a cabeça no torneiro mudar a junta (anda pelos 40€ senão estou enganado) e mdar os parafusos da cabeça por uns novos.

fredericosimoes

Iniciado
Registo
6 Nov 2006
Desde já agradeço as respostas, mas parece-me que as minhas piores suspeitas se confirmam.

Ainda me custa a acreditar que este motor já queimou a junta, pois o motor sofreu uma reparação integral não faz ainda 20.000 Kms, inclusivamente levou uma cabeça nova em folha. Agora com um "simples" aquecimentozito que nem sequer chegou ao vermelho na temperatura, pumba já deu o berro. E eu tinha uma ideia de resistência destes motores, que afinal não é assim tanta.

Desculpem o desabafo, mas estou deveras desiludido com o motor, depois do arranjo pensei: "agora tenho aquimotor para mais 200.000 Kms, afinal ficou-se pelos 17000Kms. Enfim...

Para Finalizar, dizer-vos que estou farto dos termoestatos nos carros, à cerca de 2 meses, também por causa da não abertura do termoestato num outro jipe que tenho (Lada Niva), também se queimou a junta da cabeça, agora este. Estou a pensar sériamente em nunca mais os colocar, bem sei que o motor não aquece rapidamente e que isso o estraga, mas ainda assim é preferivel, pois como termoestato cada vez que avaria lá se vai uma junta.

Já vai longo o post
UMM abraço

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Frederico tens um "truque" (bem na realidade não sei se o è...) que te ajuda nisso. Quando troquei o termostato do meu vermelho, reparei que o mesmo tinha um furo de 4mm de diametro na parede, de forma a que mesmo fechado permitia alguma passagem de água. Quando comprei o novo (material com referência Peugeot) reparei que já não trazia esse furo. Na dúvida, optei por fazê-lo eu.

O teu tinha esse furo?

Realmente 170000 km é pouco mas resta saber o resto. Os motores nos nosso meninos são bons e fiáveis, mas requerem sempre alguns cuidados. Não é nada normal que avariem assim os teus termostatos, algo se passa com o teu circuito de arrefecimento. Não tens isso cheio de "jorra"?

UMM abraçUMM

j.aldeia

Top Inferior