• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Chumbo na IPO evita cancelamento matricula?

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Será que alguém me consegue responder a esta questão:

Tenho um UMM sem inspecção à mais de três anos. O veiculo está em restauro e portanto não é possível leva-lo à inspecção nem com "serviços mínimos". Se lá levar os documentos, me inscrever para inspeccionar o veiculo e no final pedir para mo chumbarem, será que o período sem inspecção para cancelamento da matricula é reiniciado, ou seja, ficarei novamente com um período de cinco anos para inspeccionar o veiculo?

É que não vejo outra forma legal de conseguir manter a matricula do veiculo, tendo-o parado em restauro...

cUMMprimentos
Benjamim

http://www.wildoutlander.comhttp://www.wildoutlander.com

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
O Passarinho diz felizmente e eu digo infelizmente... As matriculas agora não cancelam por falta de inspecção, infelizmente.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by PedroUMM

O Passarinho diz felizmente e eu digo infelizmente... As matriculas agora não cancelam por falta de inspecção, infelizmente.

De todas as sementes confiadas à terra, é o sangue derramado pelos mártires que faz levantar as mais copiosas searas

Pedro, explica melhor isso!
É que eu também penso o mesmo, mas será que é pelas mesmas razões!

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
Não devo portanto preocupar-me com a inspecção do meu UMM até terminar o restauro?...assim sendo, menos um gasto a ter! :)

Já agora, também fiquei curioso sobre o 'infelizmente' das matriculas não cancelarem com a falta de inspecção...que vantagens significativas se poderão retirar disso?

cUMMprimentos
Benjamim

Registo
14 Dez 2011
Quanto menos matriculas forem canceladas mais IUC se vai pagar.
Não cancela automaticamente para nao se deixar de pagar!!!!!

UMM ALTER "FENIX"
Os anos passam o UMM fica!!!!!!

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Ora aí está a minha razão do infelizmente!
Com o cancelamento de matrículas não se fica obrigado a fazer inspeção nem ao pagamento do IUC, esta medida foi uma mais valia para quem tinha muitos carros parados e não se queria desfazer deles, como estavam parados com matrículas canceladas ficavam isentos de impostos, agora com matrículas ativas pagam todos sem exceção e se não pagarem pode ficar muito mais caro do que requerer uma inspeção B de um carro com matrícula cancelada.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
A mesma razão.;)

Benjamim

UMM
Registo
28 Ago 2006
E não os podem cancelar pela "via administrativa" (solicitando cancelamento de matricula)?

No site do IMTT, sobre o assunto de cancelamento de matricula eles remetem para o artigo 119.º do Código da Estrada onde se pode ler:

quote:Artigo 119.º - Cancelamento da matrícula

(...)
4 — O proprietário que pretender deixar de utilizar o veículo na via pública pode requerer o cancelamento da matrícula desde que sobre o mesmo não recaiam quaisquer ónus ou encargos não cancelados ou caducados, a verificar oficiosamente.

Será que nos casos em que se quere guardar o veiculo e apenas não pagar IUC por este estar parado, esta via não é uma alternativa?...

cUMMprimentos
Benjamim

aloevera

UMMzão
Registo
2 Mai 2008
Ninguem e' perfeito.

Mas quando vemos que em certos paises as coisas funcionam e em Portugal e' o que sabemos
Convem partilhar entao pormenores ou praticas que se fazem nos outros paises para que quem tem tempo e vontade possa tentar mudar o sistema.

A lei e' sempre possivel alterar se existirem propostas e fizermos ver aos governantes o caminho mais acertado e pratico.
Convinha era pedir-lhes parte do salario pois fazermos o trabalho por eles e' complicado...

Aqui vao uns formularios:

Caso 1 - e' o chamado "SORN" ou o V890 que se preenche e "ja esta" ficamos com a matricula/veiculo inibido de circular na via publica durante 12 meses e todas os direitos e obrigacoes relacionados com o preenchimento deste formulario, ver bem todos os pormenores e em certa maneira a simplicidade:

E' renovavel em cada 12 meses repetidamente e INFINITAMENTE!!!!

Caso 2 - A carta da entidade controladora dos veiculos (seja DGV, IMTT ou o raio que inventam em Portugal, em Inglaterra e' a DVLA durante anos, e o que poupam em nao ter que reemprimir FORMULARIOS, cambada de burros os que pariram a ideia de "renomear" agencias...enfim ha pessoal que fica satisfeito por ver "papeis novos", para alguns sinais de "MUDANCA"...isso e barcos!) acusando a recepcao do formulario "SORN" ou V890 anteriormente preenchido pelo proprietario.

Caso 3 - O prorietario MUDOU de ideias, ou acabou o restauro ou ganhou a lotaria ou trabalhou MUITO para colocar aquele carro de volta a circulacao na via publica, e' simples! ...dirige-se a um centro de inspeccoes e faz o "MOT" ao veiculo, o nosso "IPO", esta entidade emite o parecer, e a partir de ai ha que seguir TODAS as conformidades, emitir seguro para este veiculo e comprar o IMPOSTO de CIRCULACAO (por esta ordem)...e esta FEITO.

Queremos "PARAR" com tudo e suspender o veiculo de circulacao novamente voltamos ao CASO 1

E' tao simples...
para que complicar.

Somo umas BESTAS de CARGA em Portugal...carregamos com o fardo, lamentamos e continuamos...

P.S. tive o prazer de fazer ver a um ex secretario de estado que na area que ele tinha duvidas e afirmava nao existia "estatistica" acerca de uma determinada area ca em Inglaterra, em duas semanas lhe fiz ver e com o processo na mao que estava errado e informacao incorreta e/ou incompleta lhe tinha sido fornecido....andar a dormir ao volante e' complicado, e o problema e' quando nao se sabe que se esta a dormir ao volante! ou entao comemos logo a primeira palha que nos dao...

Desculpem este "off topic" e as imagens de grande dimensao, mas e' pela simples razao que pode aparecer ca uma alma caridosa e queira debrucar-se no assunto.
Caso precisem de mais info ou apoio www.real-portugal.co.uk

Boa sorte Benjamim
Carlos Pires

EDIT: a possibilidade de cancelamento de matricula em Portugal e' bem recente e ainda bem, se segue ou nao os mesmos moldes que referi, nao tenho a certeza.

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by Benjamim

E não os podem cancelar pela "via administrativa" (solicitando cancelamento de matricula)?

No site do IMTT, sobre o assunto de cancelamento de matricula eles remetem para o artigo 119.º do Código da Estrada onde se pode ler:

quote:Artigo 119.º - Cancelamento da matrícula

(...)
4 — O proprietário que pretender deixar de utilizar o veículo na via pública pode requerer o cancelamento da matrícula desde que sobre o mesmo não recaiam quaisquer ónus ou encargos não cancelados ou caducados, a verificar oficiosamente.

Será que nos casos em que se quere guardar o veiculo e apenas não pagar IUC por este estar parado, esta via não é uma alternativa?...

cUMMprimentos
Benjamim

Pelo que sei, esta situação não isenta completamente o pagamento de impostos e também, pelo que me foi dado a entender, o artigo aplica-se a veiculos ligeiros de passageiros(não confirmei nem tenho parecer juridico).

Nós cá por casa estamos numa situação complicada em relação a um veiculo pesado que fará 31 anos. Como tem mais de 30 já não precisa de ir à inspecção a cada 6 meses mas ainda assim a preparação para a IPO custa-nos anualmente mais de mil euros e com a modernização do parque automovel, a parameterização de segurança impede que veiculos como o meu continuem a circular sem colocar pessoas e bens em risco e consequentemente as intervenções que faz para poder ser aprovado não vão chegar no futuro. Mas este veiculo ainda tem um motor e uma mecânica muito jovem e encontra-se completamente recuperado e nada justifica que vá parar às mãos de um sucateiro, para isso fica por cá para trabalho interno até morrer. O problema é que manter este veiculo custa-nos cento e tal euros em impostos anuais e até podiamos aguentar isso 5 anos, agora o resto da vida é que não...

Registo
30 Mar 2006
Pedro se o veiculo em questão não é para circular vai ao IMTT e aperta com eles pois podes cancelar/suspender/abater a matricula mesmo não sendo ligeiro, agora se queres que ele continue a poder circular as regras são claras.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

PedroUMM

UMMzão
Registo
31 Mar 2006
quote:Originally posted by streetpreacher

Pedro se o veiculo em questão não é para circular vai ao IMTT e aperta com eles pois podes cancelar/suspender/abater a matricula mesmo não sendo ligeiro, agora se queres que ele continue a poder circular as regras são claras.

Valter Ferreira
Clube UMM

Socio nº 0058

Cria a tua DropBox em http://db.tt/MHrCvxnW

Top Inferior