Ninguem e' perfeito.
Mas quando vemos que em certos paises as coisas funcionam e em Portugal e' o que sabemos
Convem partilhar entao pormenores ou praticas que se fazem nos outros paises para que quem tem tempo e vontade possa tentar mudar o sistema.
A lei e' sempre possivel alterar se existirem propostas e fizermos ver aos governantes o caminho mais acertado e pratico.
Convinha era pedir-lhes parte do salario pois fazermos o trabalho por eles e' complicado...
Aqui vao uns formularios:
Caso 1 - e' o chamado "SORN" ou o V890 que se preenche e "ja esta" ficamos com a matricula/veiculo inibido de circular na via publica durante 12 meses e todas os direitos e obrigacoes relacionados com o preenchimento deste formulario, ver bem todos os pormenores e em certa maneira a simplicidade:
E' renovavel em cada 12 meses repetidamente e INFINITAMENTE!!!!
Caso 2 - A carta da entidade controladora dos veiculos (seja DGV, IMTT ou o raio que inventam em Portugal, em Inglaterra e' a DVLA durante anos, e o que poupam em nao ter que reemprimir FORMULARIOS, cambada de burros os que pariram a ideia de "renomear" agencias...enfim ha pessoal que fica satisfeito por ver "papeis novos", para alguns sinais de "MUDANCA"...isso e barcos!) acusando a recepcao do formulario "SORN" ou V890 anteriormente preenchido pelo proprietario.
Caso 3 - O prorietario MUDOU de ideias, ou acabou o restauro ou ganhou a lotaria ou trabalhou MUITO para colocar aquele carro de volta a circulacao na via publica, e' simples! ...dirige-se a um centro de inspeccoes e faz o "MOT" ao veiculo, o nosso "IPO", esta entidade emite o parecer, e a partir de ai ha que seguir TODAS as conformidades, emitir seguro para este veiculo e comprar o IMPOSTO de CIRCULACAO (por esta ordem)...e esta FEITO.
Queremos "PARAR" com tudo e suspender o veiculo de circulacao novamente voltamos ao CASO 1
E' tao simples...
para que complicar.
Somo umas BESTAS de CARGA em Portugal...carregamos com o fardo, lamentamos e continuamos...
P.S. tive o prazer de fazer ver a um ex secretario de estado que na area que ele tinha duvidas e afirmava nao existia "estatistica" acerca de uma determinada area ca em Inglaterra, em duas semanas lhe fiz ver e com o processo na mao que estava errado e informacao incorreta e/ou incompleta lhe tinha sido fornecido....andar a dormir ao volante e' complicado, e o problema e' quando nao se sabe que se esta a dormir ao volante! ou entao comemos logo a primeira palha que nos dao...
Desculpem este "off topic" e as imagens de grande dimensao, mas e' pela simples razao que pode aparecer ca uma alma caridosa e queira debrucar-se no assunto.
Caso precisem de mais info ou apoio
www.real-portugal.co.uk
Boa sorte Benjamim
Carlos Pires
EDIT: a possibilidade de cancelamento de matricula em Portugal e' bem recente e ainda bem, se segue ou nao os mesmos moldes que referi, nao tenho a certeza.