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Chiadeira descomunal

Dr_Lion

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18 Jan 2008
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Ora bem o meu UMM Alter andava a fazer uma chiadeira descomunal á cerca de uma semana, e eu pensava que era das correias, fui a ver e não parecem estar laças.

No então só chia em aceleração, qualquer que seja a velocidade, em desaceleração não chia. Ora com medo que fosse outra coisa, fui verificar debaixo do jipe e a cruzeta do veio de transmição traseiro está com uma folga bastante considerável.

De qualquer forma amanhã já queria tirar o veio fora, e já tive a ver no outro tópico a referência da cruzeta (U 100 com copo de lubrificação), agora a minha pergunta vai no sentido de saber se estas cruzetas são peças comuns, ou raras?

E qual o preço que costumam pedir por elas? já vi referências a valores entre 10 a 20€.

Têm conhecimento de alguma loja que venda, na zona centro? Aveiro, Coimbra, Figueira da foz?

Desde já agradecido pelas respostas.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

Abreu

UMM
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25 Mai 2009
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Boas;

Essas cruzetas são bastante comuns, uma loja na zona centro (Aveiro ou Coimbra) que tem de certeza é a Centrauto, os preços não me lembro bem mas é dentro daquilo que falas entre 10€ e 20€.

Vê no youtube tem videos para ensinar a montar.

cUMMprimentos;
 
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29 Abr 2012
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Boas, deves trocar a cruzeta se ela tem assim tanta folga mas se a chiadeira é tipo correia a patinar não me parece que seja da cruzeta, podem ser outras coisas piores , por exemplo embraiagem.As correias por não terem muita folga não quer dizer que não chiem, pode ser mesmo uma correia a fazer o barulho.Abre o capô e pede a alguem que acelere o carro e vês logo se é dai.Para ver se é da embraiagem faz um bocadinho de ponto de embraiagem com o carro travado até sentires o motor a atentar vencer o atrito, se chiar já sabes.Vê tambem os niveis dos diferenciais e lubrificação dos cubos.

Alcobaça

[email protected]
 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Ora bem, antes de chegar á parte da cruzeta, estou com dificuldade a tirar o veio de transmição. Dois parafusos saíram bem, mas os restantes parece que estão calcinados e nem mexem. Amanhã vou tentar arranjar um tubo para enfiar na ponta da chave e conseguir fazer mais força.

Outa coisa, que raio de medida têm os parafusos que prendem o veio de transmição, aquilo parece um 14.5 :S no caso de achar melhor trocar, quais são os que devo optar?

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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quote:Originally posted by Dr_Lion

Ora bem, antes de chegar á parte da cruzeta, estou com dificuldade a tirar o veio de transmição. Dois parafusos saíram bem, mas os restantes parece que estão calcinados e nem mexem. Amanhã vou tentar arranjar um tubo para enfiar na ponta da chave e conseguir fazer mais força.

Outa coisa, que raio de medida têm os parafusos que prendem o veio de transmição, aquilo parece um 14.5 :S no caso de achar melhor trocar, quais são os que devo optar?

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Esses parafusos são medidos em polgadas, se não estou em erro a medida da chave para esses parafusos é 9/16...
caso esteja errado aguem me irá corrigir.
 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Pois, ora nesse caso vou-me ver á rasca para arranjar chaves para isso, já para não falar nos parafusos..

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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os parafusos são fáceis de arranjar, o teu problema agosto é tirar os velhos mas isso podes resolver forçando-os com uma talhadeira...
 

Dr_Lion

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18 Jan 2008
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quote:Originally posted by MarioMachado

os parafusos são fáceis de arranjar, o teu problema agosto é tirar os velhos mas isso podes resolver forçando-os com uma talhadeira...

Ora bem, a chave afinal foi fácil de arranjar, os parafusos vou procurar também, pode ser que tenha a mesma sorte se dizes que é fácil.

A sugestão para os tirar é uma mas podes explicar melhor? Dás com a talhadeira na porca no sentido de desenroscar? ou dás perpendicular ao alinhamento do parafuso?

O que tinha em mente era enfiar um tubo, ou chave de luneta na chave de bocas para fazer de alavanca extensora.

Desde já agradecido pelas ajudas.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

MarioMachado

Mestre
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31 Out 2008
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O xor Dr. se já tem a chave tente tirar os parafusos com ela, caso eles se mantenham teimosos em não sair resta a solução da talhadeira que pode começar por tentar desapertar a porca e em último recurso corta-la... nada mais fácil;)
 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Nota mental, em vez de tentar desapertar as porcas, desapertar os parafusos. :p

Agora a próxima fase é trocar a cruzeta. A ver vamos como corre.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 

MarioMachado

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31 Out 2008
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A troca da cruzeta não é uma coisa muito difícil, ainda assim convém ter algumas noções básicas para que nada falhe uma vez que a cruzeta é uma peça de muita importância e onde um erro pode deitar muito a perder!
Segue as dicas do vídeo para não correres riscos...


 

Dr_Lion

UMM
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18 Jan 2008
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Parece que ficou resolvido, e a chiadeira vinha mesmo da cruzeta que já tinha uma perna com bastante folga.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.
 
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