• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Chiadeira descomunal

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Ora bem o meu UMM Alter andava a fazer uma chiadeira descomunal á cerca de uma semana, e eu pensava que era das correias, fui a ver e não parecem estar laças.

No então só chia em aceleração, qualquer que seja a velocidade, em desaceleração não chia. Ora com medo que fosse outra coisa, fui verificar debaixo do jipe e a cruzeta do veio de transmição traseiro está com uma folga bastante considerável.

De qualquer forma amanhã já queria tirar o veio fora, e já tive a ver no outro tópico a referência da cruzeta (U 100 com copo de lubrificação), agora a minha pergunta vai no sentido de saber se estas cruzetas são peças comuns, ou raras?

E qual o preço que costumam pedir por elas? já vi referências a valores entre 10 a 20€.

Têm conhecimento de alguma loja que venda, na zona centro? Aveiro, Coimbra, Figueira da foz?

Desde já agradecido pelas respostas.

Tudo o que tenha mamas ou rodas há-de vir a dar problemas.

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Boas;

Essas cruzetas são bastante comuns, uma loja na zona centro (Aveiro ou Coimbra) que tem de certeza é a Centrauto, os preços não me lembro bem mas é dentro daquilo que falas entre 10€ e 20€.

Vê no youtube tem videos para ensinar a montar.

cUMMprimentos;

Registo
29 Abr 2012
Boas, deves trocar a cruzeta se ela tem assim tanta folga mas se a chiadeira é tipo correia a patinar não me parece que seja da cruzeta, podem ser outras coisas piores , por exemplo embraiagem.As correias por não terem muita folga não quer dizer que não chiem, pode ser mesmo uma correia a fazer o barulho.Abre o capô e pede a alguem que acelere o carro e vês logo se é dai.Para ver se é da embraiagem faz um bocadinho de ponto de embraiagem com o carro travado até sentires o motor a atentar vencer o atrito, se chiar já sabes.Vê tambem os niveis dos diferenciais e lubrificação dos cubos.

Alcobaça

[email protected]

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Ora bem, antes de chegar á parte da cruzeta, estou com dificuldade a tirar o veio de transmição. Dois parafusos saíram bem, mas os restantes parece que estão calcinados e nem mexem. Amanhã vou tentar arranjar um tubo para enfiar na ponta da chave e conseguir fazer mais força.

Outa coisa, que raio de medida têm os parafusos que prendem o veio de transmição, aquilo parece um 14.5 :S no caso de achar melhor trocar, quais são os que devo optar?

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
quote:Originally posted by Dr_Lion

Ora bem, antes de chegar á parte da cruzeta, estou com dificuldade a tirar o veio de transmição. Dois parafusos saíram bem, mas os restantes parece que estão calcinados e nem mexem. Amanhã vou tentar arranjar um tubo para enfiar na ponta da chave e conseguir fazer mais força.

Outa coisa, que raio de medida têm os parafusos que prendem o veio de transmição, aquilo parece um 14.5 :S no caso de achar melhor trocar, quais são os que devo optar?

Esses parafusos são medidos em polgadas, se não estou em erro a medida da chave para esses parafusos é 9/16...
caso esteja errado aguem me irá corrigir.

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Pois, ora nesse caso vou-me ver á rasca para arranjar chaves para isso, já para não falar nos parafusos..

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
os parafusos são fáceis de arranjar, o teu problema agosto é tirar os velhos mas isso podes resolver forçando-os com uma talhadeira...

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
quote:Originally posted by MarioMachado

os parafusos são fáceis de arranjar, o teu problema agosto é tirar os velhos mas isso podes resolver forçando-os com uma talhadeira...

Ora bem, a chave afinal foi fácil de arranjar, os parafusos vou procurar também, pode ser que tenha a mesma sorte se dizes que é fácil.

A sugestão para os tirar é uma mas podes explicar melhor? Dás com a talhadeira na porca no sentido de desenroscar? ou dás perpendicular ao alinhamento do parafuso?

O que tinha em mente era enfiar um tubo, ou chave de luneta na chave de bocas para fazer de alavanca extensora.

Desde já agradecido pelas ajudas.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
O xor Dr. se já tem a chave tente tirar os parafusos com ela, caso eles se mantenham teimosos em não sair resta a solução da talhadeira que pode começar por tentar desapertar a porca e em último recurso corta-la... nada mais fácil;)

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Nota mental, em vez de tentar desapertar as porcas, desapertar os parafusos. :p

Agora a próxima fase é trocar a cruzeta. A ver vamos como corre.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
A troca da cruzeta não é uma coisa muito difícil, ainda assim convém ter algumas noções básicas para que nada falhe uma vez que a cruzeta é uma peça de muita importância e onde um erro pode deitar muito a perder!
Segue as dicas do vídeo para não correres riscos...

Dr_Lion

UMM
Registo
18 Jan 2008
Parece que ficou resolvido, e a chiadeira vinha mesmo da cruzeta que já tinha uma perna com bastante folga.

Top Inferior