• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Chave não roda

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Tou com um problema na minha máquina, e preciso de ajuda. Ultimamente a chave da ingnição fica presa e não roda. Agora ela sai mas não roda, não consigo por a trabalhar o motor. Aconselharam comprar um canhão universal e coloca-lo no tabelier desligando o original. Será esta a unica maneira? As casas cá em S. Miguel não tem ignições da UMM e dizem que já não se encontram. Agradeço soluções.
Abraço

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Boa noite

O meu Alter II - 1993 tem um canhão de ignição do Renault Clio / R19 / Traffic.
Qualquer sucateiro há de ter isso.

Cumps
VR

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Qual é o modelo e ano da tua máquina?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira

Registo
17 Nov 2007
O meu quando o comprei tb estava difícil de rodar por vezes.
, se tiveres jeito e com alguma paciencia consegues desmanchar o canhão.
e retiras o linguete que está a prendê-lo.
Foi o que fiz : custo : 0€

No entanto vais ter de conseguir colocar a chave e destrancar-lo para conseguires retirar o canhão, existe tambem um parafuso que o segura no síto.

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Ups, desculpem-me, realmente esqueci-me de dizer que tenho um AlterI de 85, aliás tou em falta com o forum porque ainda não meti fotos do maquinão. Tenho de resolver esta minha falta com rapidez. Quanto ao Nuno até tenho algum jeitinho e paciencia mas fico com receio de fazer asneira. Vou tentar desmonta-lo e logo vejo se consigo reparar ou trocar. Obrigado pela informação.
Abraço
Miguel Sousa

Registo
20 Abr 2008
Boas...
Axo que deves fazer isso...desmontar e tentar arranjar!
Vê as coisas por este prisma...pior não fica!!Ele está parado mesmo!!!
Caso as coisas não te corram bem de certeza alguém te arranja umm para substituir e manda para aí!
UMM abraço

PEDRO

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Boas, ainda não desmontei o canhão da ignição porque isto em tempo de festas tá dificil, lol. De qualquer modo tenho uma duvida, é preciso desbloquear a direcção para desmontar o canhão. É porque se assim for a coisa tá dificil porque como a chave não roda não consigo desbloquea-lo. Outra duvida é que disseram-me que o canhão de uma 4L servia no Alter1. Realmente por fora é igual, mesmo fabricante, mas de um a gasolina para montar em um a gazoleo?? Desculpem-me as minhas perguntas basicas, mas é o que faz não perceber muito de mecânica. Abraço

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Pois,da 4L não sei se será igual,mas os do 205,504,505,renault5,clios etc parecem todos iguais e há diferenças!Ou são mais compridos,ou as ligações não são as mesmas etc.
Como te disse os Alter até 90/91 o canhão é igual ao da peugeot 305(pelo menos o meu de 89 é),já não me recordo bem se tens que ter o canhão destrancado,mas acho que não,tens tb um parafuso a segurar o canhão...mas nada como tirar o volante e o plastico que envolve as manetes de pisca e limpa-vidros e tiras logo todas as duvidas:)

Registo
17 Nov 2007
Boas
Lamento trazer-te más notícias, mas tende de tirar um pequeno parafuso e desengatar um pino, que só anda....quando destrancado !
Pelo menos no meu alter II de 87 é assim (tb tive de o tirar uma vez)

Nuno Abreu

(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Olha aconteceu-me a mesma coisa , a minha chave à já algum tempo que não rodava muito bem, por vezes até tinha alguma dificuldade em tira-la, até que um belo dia!!! Deixou de rodar.
Conclusão, tive que fazer de Macgyver e brocar um pino metálico que tinha na parte de cima do canhão, é que se a chave não rodar este pino não desce e não há outra forma de tirar o canhão.
Pelo menos foi assim que tive de fazer e resultou na boa!
O meu UMM é um Alter de 90, não sei se no teu caso será a mesma coisa!!
Boa sorte com isso!

ummbarteam

UMMzito
Registo
5 Abr 2006
Boas.
Canhão de ignição de 305 = 505 = Alter I (já tive um 305 e agora tenho Alter I de 85 por substituição do que tinha de 87 - tenho que por fotos!), logo a oferta do Dias é de aceitar!... De facto vai ser preciso retirar o pino, com um berbequim é a única forma. Assim sendo, não vai dar para reparar o que tens, terás que substituir.
É a minha opinião.

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Problema resolvido, agradeço a todos as dicas e ao Dias por disponibilizar me um canhão da 505, de qualquer modo fica aqui a informação para casos futuros. Usei um canhão da 4L, é maior mas a ficha interior é a mesma, assim só substitui a parte da chave e do trinco para bloquear a direcção(que tive de cortar um pouco para caber) o resto foi do canhão antigo.

Obrigado a todos e um Bom Ano Novo, com muita lama nas nossas máquinas.

Top Inferior