• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Chave não roda

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Mensagens
32
Localização
Portugal
Tou com um problema na minha máquina, e preciso de ajuda. Ultimamente a chave da ingnição fica presa e não roda. Agora ela sai mas não roda, não consigo por a trabalhar o motor. Aconselharam comprar um canhão universal e coloca-lo no tabelier desligando o original. Será esta a unica maneira? As casas cá em S. Miguel não tem ignições da UMM e dizem que já não se encontram. Agradeço soluções.
Abraço
 

vpmrato

UMM
Registo
26 Out 2008
Mensagens
678
Localização
Portugal
Boa noite

O meu Alter II - 1993 tem um canhão de ignição do Renault Clio / R19 / Traffic.
Qualquer sucateiro há de ter isso.

Cumps
VR
 

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Mensagens
2.944
Localização
Portugal
Qual é o modelo e ano da tua máquina?

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
O meu quando o comprei tb estava difícil de rodar por vezes.
, se tiveres jeito e com alguma paciencia consegues desmanchar o canhão.
e retiras o linguete que está a prendê-lo.
Foi o que fiz : custo : 0€

No entanto vais ter de conseguir colocar a chave e destrancar-lo para conseguires retirar o canhão, existe tambem um parafuso que o segura no síto.


Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Mensagens
32
Localização
Portugal
Ups, desculpem-me, realmente esqueci-me de dizer que tenho um AlterI de 85, aliás tou em falta com o forum porque ainda não meti fotos do maquinão. Tenho de resolver esta minha falta com rapidez. Quanto ao Nuno até tenho algum jeitinho e paciencia mas fico com receio de fazer asneira. Vou tentar desmonta-lo e logo vejo se consigo reparar ou trocar. Obrigado pela informação.
Abraço
Miguel Sousa
 
Registo
20 Abr 2008
Mensagens
495
Localização
Portugal
Boas...
Axo que deves fazer isso...desmontar e tentar arranjar!
Vê as coisas por este prisma...pior não fica!!Ele está parado mesmo!!!
Caso as coisas não te corram bem de certeza alguém te arranja umm para substituir e manda para aí!
UMM abraço


PEDRO
 

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Mensagens
32
Localização
Portugal
Boas, ainda não desmontei o canhão da ignição porque isto em tempo de festas tá dificil, lol. De qualquer modo tenho uma duvida, é preciso desbloquear a direcção para desmontar o canhão. É porque se assim for a coisa tá dificil porque como a chave não roda não consigo desbloquea-lo. Outra duvida é que disseram-me que o canhão de uma 4L servia no Alter1. Realmente por fora é igual, mesmo fabricante, mas de um a gasolina para montar em um a gazoleo?? Desculpem-me as minhas perguntas basicas, mas é o que faz não perceber muito de mecânica. Abraço
 

filipeumm

UMMzão
Registo
29 Mar 2006
Mensagens
2.788
Localização
Portugal
Pois,da 4L não sei se será igual,mas os do 205,504,505,renault5,clios etc parecem todos iguais e há diferenças!Ou são mais compridos,ou as ligações não são as mesmas etc.
Como te disse os Alter até 90/91 o canhão é igual ao da peugeot 305(pelo menos o meu de 89 é),já não me recordo bem se tens que ter o canhão destrancado,mas acho que não,tens tb um parafuso a segurar o canhão...mas nada como tirar o volante e o plastico que envolve as manetes de pisca e limpa-vidros e tiras logo todas as duvidas:)
 
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
267
Localização
Portugal
Boas
Lamento trazer-te más notícias, mas tende de tirar um pequeno parafuso e desengatar um pino, que só anda....quando destrancado !
Pelo menos no meu alter II de 87 é assim (tb tive de o tirar uma vez)

Nuno Abreu


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar.
Miguel Torga
 

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Mensagens
6.467
Localização
Cortegaça
Olha aconteceu-me a mesma coisa , a minha chave à já algum tempo que não rodava muito bem, por vezes até tinha alguma dificuldade em tira-la, até que um belo dia!!! Deixou de rodar.
Conclusão, tive que fazer de Macgyver e brocar um pino metálico que tinha na parte de cima do canhão, é que se a chave não rodar este pino não desce e não há outra forma de tirar o canhão.
Pelo menos foi assim que tive de fazer e resultou na boa!
O meu UMM é um Alter de 90, não sei se no teu caso será a mesma coisa!!
Boa sorte com isso!
 

ummbarteam

UMMzito
Registo
5 Abr 2006
Mensagens
133
Localização
Portugal
Boas.
Canhão de ignição de 305 = 505 = Alter I (já tive um 305 e agora tenho Alter I de 85 por substituição do que tinha de 87 - tenho que por fotos!), logo a oferta do Dias é de aceitar!... De facto vai ser preciso retirar o pino, com um berbequim é a única forma. Assim sendo, não vai dar para reparar o que tens, terás que substituir.
É a minha opinião.

AbraçUMM, B.Ceriz

"Empinar é arte. Raspar faz parte..."
 

MSousa

Iniciado
Registo
1 Out 2007
Mensagens
32
Localização
Portugal
Problema resolvido, agradeço a todos as dicas e ao Dias por disponibilizar me um canhão da 505, de qualquer modo fica aqui a informação para casos futuros. Usei um canhão da 4L, é maior mas a ficha interior é a mesma, assim só substitui a parte da chave e do trinco para bloquear a direcção(que tive de cortar um pouco para caber) o resto foi do canhão antigo.

Obrigado a todos e um Bom Ano Novo, com muita lama nas nossas máquinas.
 
Top Inferior