• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

CB

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Bom dia pessoal,
Agora como tenho 2 carros a andar, mas so tenho CB num deles, alguem conhece uns Walkie Talkie que possam ser usados para falar na mesma frequancia dos CB?

Obrigado

MSantana

Iniciado
Registo
9 Mar 2020
Boas
Os ditos baofengs são baratos mas não trabalham na mesma faixas do cb, os 27mhz,
segundo já li em algum sitio, é possível que trabalhem nessa frequência mas apenas com modificações
internamente
No entanto tens um bom modelo da midland o alan 42 que se torna num cb portatil e que podes ligar também ao isqueiro e antena exterior do carro, porém não se encontram a valores muito barato, rodando os 150euros
Existirão provavelmente outras marcas mais baratas, mas para comunicar com o teu outro terá de ser sempre um rádio para banda do cidadão (CB) a trabalhar nos 27mhz
Procura no google por rádios cb portateis mas tem sempre em atenção a faixa de frequência que trabalha, os tais 27mhz
alan 42.jpg

MSantana

Iniciado
Registo
9 Mar 2020
Não não
Com esse conseguirias falar com os baofengs que já aqui falamos.
Esse rádio não comunica nos 27mhz por isso não te permite falares com o teu outro cb.

Já agora, que CB tens?

MSantana

Iniciado
Registo
9 Mar 2020
Se queres um bom cb portátil, aconselho o que te disse
Tens aqui o link na amazon a 139euros

Caso não queiras chegar a estes valores, é melhor seguires pelo que o markilhas disse
Fica mais em conta comprar um cb usado ou mesmo um novo mas fixo, porém tens de efetuar a montagem, o que fica mais fácil se ponderares usar uma antena exterior magnética

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Não não
Com esse conseguirias falar com os baofengs que já aqui falamos.
Esse rádio não comunica nos 27mhz por isso não te permite falares com o teu outro cb.

Já agora, que CB tens?

Boas, nem sei, tenho de ver o modelo, mas penso que seja um CB normal!
Pelo valor mais vale comprar um cb usado e assim ja fica logo resolvido

A questao é que tenho neste momento 4 UMM´s :unsure::unsure::unsure::unsure::unsure::unsure:

MSantana

Iniciado
Registo
9 Mar 2020
Na minha opinião que vale o que vale, tens 2 hipoteses:
-Ou optas por o alan 42, ou similar, o tal cb portatil que te permite também tornar-se num fixo alimentado pelo isqueiro e ligado a uma antena exterior montada no carro, porém tem sempre a vantagens de poderes usar e comunicar fora do carro com uma antena mais pequena que vem com o radio e alimentado por bateria ou pilhas (tudo isto vem com o rádio, eu tenho um), além de que é fácil andar com ele de um carro para outro.

-Ou então, investes num cb normal fixo mais barato e numa antena magnética, podes alimentar este fixo na mesma pelo isqueiro do carro se meteres uma entrada de isqueiro no fio de alimentação, isto permite-te um investimento mais barato por norma e também se torna facil trocar entre os carros

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Sinceramente não sei o que aconteceu em Marrocos o meu midland ou a antena iman estava a bater mal, não vale a pena inventar, antena fixa e um rádio está feito, gastas 1x e não te chateias mais.

Essa solução do rádio cb móvel é interessante mas não sei até que ponto funciona tão bem como um fixo.

vego

Diogo
Registo
25 Set 2018
O meu umm trazia este CB.. Já experimentei e funcionou bem, e o preço nem é dos mais caros (na Amazon é mais barato)..mas não percebendo nada,parece ser básico..

MSantana

Iniciado
Registo
9 Mar 2020
Sinceramente não sei o que aconteceu em Marrocos o meu midland ou a antena iman estava a bater mal, não vale a pena inventar, antena fixa e um rádio está feito, gastas 1x e não te chateias mais.

Essa solução do rádio cb móvel é interessante mas não sei até que ponto funciona tão bem como um fixo.

Percebo o que queres dizer e dou-te a razão
Instalação de rádio fixo e Antena num ponto fixo também é dinheiro gasto uma vez e sem mais chatices.
No entanto estou a opinar assim pela questão que o Miranda disse neste momento possuir 4 UMM's e segundo percebi preferia uma solução que lhe permitisse trocar rapidamente o sistema de uns carros para outros.

Quanto ao cb movel funcionar tão bem como um fixo, já entraríamos noutro campo, depende da potência de emissão entre outro fatores, no caso do cb que indiquei (Alan 42) possui 4w de potencia, o que o torna igual ao fixo que o miranda já tem montado num dos carros (Intek M-130 Plus), e aqui o alcance e qualidade de emissão de ambos os rádios, sendo a potência a mesma, já estaria mais dependente do conjunto de antena com que trabalham.

É claro que se compararmos o cb móvel Alan 42 com um cb fixo, por exemplo, um cobra 148GTL ou um President Jackson II, já nada tem a ver um com os outros.

gass

Luis Matos
Registo
7 Ago 2007
Obrigado também!
Também andava à procura de uma solução destas.
Dá para mais que um veiculo, dá para emprestar e não tem que se andar com instalações nos carros.

MarioMachado

Mestre
Registo
31 Out 2008
Um rádio CB fixo tem muito melhor cobertura do que as melhores opções móveis!
Se for para andar em caravana os rádios móveis servem sem grandes limitações, já para andar em grandes espaços abertos sem ninguém por perto o ideal é ter um CB fixo.
Por norma a antena de um CB fixo consegue uma melhor cobertura de sinal sem tantas limitações como as antenas dos móveis!
Com a quantidade de oferta e opções de compra de rádios CB fixos os preços estão tão baixos que nem vale a pena pensar em rádios móveis!
A não ser que se pense em comprar os famosos presidente Jackson 2, a compra desses faz rombo até na carteira do Elon Musk!

markilhas

UMM
Registo
29 Abr 2006
e porque não comprar 3 antenas, e 3 cabos, ja comprei uma altura numa lojita da terra e não era assim tao dispendioso, fazer a ligação elétrica, e sempre que for para utilizar aquele umm, e so apertar numa abraçadeira que fique tipo standard em todos os umm...assim certamente fica mais em conta para todos, que as vezes existem cb a venda por 50 paus, e com os 150 da para equipar todos os restantes umm.

MSantana

Iniciado
Registo
9 Mar 2020
Atenção que a opção móvel que referi permite a ligação da antena exterior a mesma que liga num cb fixo.
De facto se for um cb móvel com a antena também móvel a cobertura fica muito aquém da expetativa.

Na opção que o markilhas refere, nesse caso até pode comprar apenas uma antena, e sim 3 cabos e 3 bases ou fichas PL base antena, e usar a mesma antena que pode trocar de um jipe para outros

Top Inferior