• Bem-vindo/a Convidado

    O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

    Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

    Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

    Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

    A Administração, ForUMM.

Carta Aberta aos Finlandeses.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
16.712
Localização
Júpiter
Carta aberta aos Finlandeses

Português escreve aos finlandeses: «Já vos ajudámos»

Hélder Fernandes é jornalista e correspondente da TSF nos países nórdico e «deu uma lição» de história a muitos
Por: Patrícia Pires | 21- 4- 2011 17: 0

O mundo tem destas coisas e a vida dá muitas voltas. Há 70 anos Portugal ajudou a Finlândia «com víveres e agasalhos», o país vivia dias difíceis durante a «Guerra do Inverno com a Rússia». E foi essa «ironia do destino traçada pela História» que levou o jornalista português, Hélder Fernandes a escrever uma carta ao povo, explicou ao tvi24.pt. Para lhes relembrar o passado.

Recorde-se que no passado dia 17 de Abril, a Finlândia foi a votos e a extrema-direita finlandesa, Verdadeiros Finlandeses, tornou-se na terceira força política do país. Durante a campanha, este partido defendeu que o seu país não deveria participar no resgate financeiro da União Europeia e «ajudar Portugal».

Pegando no discurso «nacionalista» dos Verdadeiros Finlandeses, Hélder escreveu, ele próprio, uma crónica em «tom um pouco irónico e igualmente nacionalista».

Chegar ao povo e aos políticos era um dos objectivos para «acordar a consciência dos finlandeses de memória curta». Até porque o jornal eleito para a divulgação da carta, o «Helsingin Sanomat», «vende mais numa manhã, que todos os jornais portugueses numa semana», revela o seu autor.

Hélder também garantiu ao tvi24.pt que nunca foi sua intenção «salvar a honra ou imagem da classe política e governativa portuguesa» porque «essa fez, nas últimas décadas, um trabalho desastroso que se salda pela situação em que o país está. E, por isso, metê-la-ia num barco sem bilhete de retorno, se pudesse».

A sua motivação foi sobretudo «o sofrimento, a falta de alegria e confiança no futuro, o desalento e o desespero dos portugueses e portuguesas que genuinamente se esforçam para fazerem de Portugal um bom país para se viver. Esses são as vítimas inocentes do destino para que foram jogados pela irresponsável governação de uma classe política que há 25 anos anda a trazer para o nosso país mundos e sobretudo fundos comunitários de ajuda».

E se, por enquanto, a classe política da Finlândia não reagiu às suas palavras, dois diplomatas portugueses «estacionados no Norte da Europa» já telefonaram ao autor da crónica para o felicitar.

Mas aqui, mais do que conhecer intenções ou motivações, interessa ler o que os finlandeses leram e, talvez, sentir orgulho no que o povo português tem de melhor.





 
Registo
14 Ago 2008
Mensagens
272
Localização
Portugal
é assim mesmo


Caracol: https://for-umm.pt/oldthreads/5259
 
Top Inferior