esteticamente por fora, o topo da capota na capota do porta curta tem o canelado ate a frente no outro fica a meio, e altera a forma das janelas, que na capota da porta longa os vidros laterais são iguais as de chapa, já os de trás não:

Porta curta

Porta longa
Bem ambas as capotas nasceram para os courni's, como tenho ar do para brisas do Alter fiquei com 2 problemas que so um hoje, aquando de tirar as fotos po topico descobri a solução.

Como o Cournil tem as hastes do limpa vidros em baixo a capota assenta perfeito no aro, no alter a capota batia nas porcas ficando no ar, necessita de fazer umas covas ( e tapar para não entrar agua dentro da capota) para a mesma assentar bem.
Bem problemas e soluções:
Para mim esta capota tem 3 defeitos, e varias virtudes.
Vamos começar com as virtudes na minha ótica:
-A fibra não apodrece, e qualquer remendo e fácil de fazer;
-E bastante leve facilmente se retira ou coloca com 3 pessoas;
-Já traz acabamento interior, e permite colocar um teto de abrir universal dando um aspeto mais qualidade de vida a coisa:
-Se for no Cournil e fácil apertar a capota por ela toda.
Defeitos novamente na minha ótica:
-Não tem calhas nem resistência para colocar uma estrutura por cima, necessitando sempre de "imaginação" ( que já projetei solução);
-Em caso de capotamento, a capota de chapa e fraca, nem quero imaginar esta;
-A porta de elevação traseira não tem uma boa vedação entre a porta metálica ficando uma frincha onde entra agua;

-A apertar a capota por dentro, algumas fibras tendem a partir;
-Com o retirar e colocar os vidros a cama da fibra com a borracha fica degradada entrando agua;
-Só descobri hoje que afinal a capota a frente no aro, da para apertar( já me entrava agua e frio entre o aro e a capota), mas no caso do Cournil o acesso as porcas da capota e direto, no Alter tem de se retirar a chapa de apoio do motor do limpa vidros;

Em ultima analise, a capota de fibra e fantástica se conseguirmos solucionar o problema da porta traseira ( já projetei desde um vidro cortado e fazer igual a porta do alter, ou uma porta completa ou então como eu coloquei no tópico do meu Cournil idêntico ao Wrangler).
e manter a mesma com a borracha de vedação em bom estado e totalmente apertada a volta.
Para colocar uma grande exterior podemos criar uma estrutura tipo rolbar externo ou então um rolbar interno com passagem para fora para criar umas bases de perto exterior( ao estilo dos rolbares muito usados nos Defender).
Agora peço tb ajuda para enriquecer este tópico, gostava de ver o sistema de aperto da capota a frente no aro do para-brisas.
P.s. Quem não aproveitou ate a uns dias a minha capota perdeu a oportunidade...hehe