Apelo Público!
A pratica do Todo o Terreno tem sofrido com a constante caça à multa, originando que grande parte dos praticantes retirem dos seus veículos TT algum do equipamento que oferece condições ideais de socorro, nomeadamente:
Snorkel, também conhecido como respiro sobre-elevado.
Este equipamento que em nada influencia a segurança do carro serve para os veículos circularem em zonas de nível de água mais elevados sem danos para o motor ou paragens inesperadas em travessias.
Infelizmente muitos dos praticantes de todo o terreno e proprietários de veículos munidos deste equipamento já serviram para socorrer pessoas ou viaturas em zonas de inundação.
Guincho, se aplicado conforme as normas em nada influência a segurança quer dos passageiros, quer de terceiros, serve para reboque e segurança.
Já foi utilizado para retirar outros veículos em zonas de acidentes e em situações complicadas e de risco eminente. Muitas vezes por coincidência e porque já aconteceu, a passagem de um veículo destes num acidente, antes mesmo das forças de socorro chegarem prestar auxilio servindo de ponto de ancoragem.
Outro equipamento
Infelizmente o que tem acontecido em algumas zonas do país é o facto de não haver bom senso e começarem a multar, obrigando a este tipo de equipamento desaparecer.
Questiona-se, em caso de catástrofe, onde andam os meios de socorro civis, já percebemos que os meios de socorro públicos são escassos ou limitados, não chegam para os requisitos e se cortamos os meios civis que estão ao dispor, corremos o risco de em caso de catástrofe, não poder agir, não termos meios suficientes para acudir.
Circulação fora de estrada
Durante anos a fio, a limitação de circulação fora de estrada tem aumentado, questiona-se quantos incêndios foram conectados a este tipo de atividade?
A circulação de veículos fora de estrada, permite manter os caminhos abertos para uma posterior circulação de veículos de socorro, um caminho onde não passa ninguém, em dois anos fica inacessível!... continua a haver motivo para proibir em alguns casos a circulação fora de estrada?
Dando como exemplo, Leiria, zona Super-Protegida, mas, não tiveram a capacidade de a proteger dos incêndios, nem tão pouco permitiram que os praticantes e organizações fizessem parte de um projeto de prevenção aos incêndios!
Não será melhor utilizar os meios civis, de forma organizada com as associações nacionais da modalidade para que estes façam parte de um projeto de prevenção?, utilizar o conhecimento e os meios destes para um cadastro nacional de caminhos de forma a que os Bombeiros em socorro possa com alguma certeza circular fora de estrada em vez de mandarem bombeiros para zonas sem saída originando a morte destes?
Limpar Portugal, foi um projeto desenvolvido à uns anos a que as autarquias não tiveram capacidade de resposta às organizações e praticantes todo o terreno, isto de forma coordenada, há meios de o limpar Portugal funcionar o ano todo, é simples, é barato e há vontade por parte dos praticantes para que seja colocado em prática, só é necessário ter-mos a entidade que regula, promove e faz a ponte entre autarquias, sepna entre outras entidades com responsabilidade!
Não devem as organizações denunciar os caminhos que foram lavrados tornando os acessos inacessíveis e que muitas vezes limitas os acessos pelos meios de socorro???
Tudo isto são pontos que fazem parte do projeto que temos para colocar em prática e que tanta falta faria agora mas que estamos limitados pelos processos desencadeados que é do conhecimento público, no entanto é o que achamos que se pode esperar de uma Federação de Todo o Terreno Turístico!
Muito mais há a desenvolver, temos o apoio da maior parte das associações nacionais, vamos lutar por este e outros projetos.
Contamos com todos!