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Candidatura Federação Portuguesa Todo O Terreno

ummfly

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Achei por bem partilhar convosco, algo que se tem vindo a passar relativamente ao todo terreno nacional em concreto com aquela entidade que deveria reunir os interesses de toda as associações e clubes a FPTT. E algo que a meu ver também ter interesse para esta nossa comunidade.

Criei este tópico, por forma a podermos ir acompanhando a evolução desta candidatura e de alguns pontos interessantes que têm vindo a ser debatidos.

Para quem quiser ficar a saber muito mais, aconselho a seguir o link abaixo e ficar a saber quem são os candidatos.

https://www.google.pt/url?sa=t&rct;...4354956164/&usg;=AOvVaw0arFwhKiaFUKFF1_KBCkG5https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjnrZGLuvvWAhUH0hoKHdkWBi4QFggnMAA&url=https%3A%2F%2Fpt-pt.facebook.com%2FCandidatura-Federa%25C3%25A7%25C3%25A3o-Portuguesa-Todo-O-Terreno-1819674354956164%2F&usg=AOvVaw0arFwhKiaFUKFF1_KBCkG5

Dentro do possível irei partilhar algumas publicações deles aqui neste nosso cantinhos nos próximos posts.


 

ummfly

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"Comunicado"

Associações Nacionais.

Temos estado em contacto direto com todos os filiados da FPTT, no entanto, consideramos que o Novo Projeto Federação não passará somente por estes, terão de ser criadas condições especiais e abertura para todas as associações.

Assim sendo, lançamos o desafio a todos, identifiquem em resposta a esta mensagem todas as associações / organizações que conhecem, faremos uma lista única de associações que poderão ser parte integrante deste e outros projetos.

É simples, é uma grande ajuda e um princípio para unir a modalidade.

 

ummfly

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Apelo Público!

A pratica do Todo o Terreno tem sofrido com a constante “caça à multa”, originando que grande parte dos praticantes retirem dos seus veículos TT algum do equipamento que oferece condições ideais de socorro, nomeadamente:

Snorkel, também conhecido como respiro sobre-elevado.

Este equipamento que em nada influencia a segurança do carro serve para os veículos circularem em zonas de nível de água mais elevados sem danos para o motor ou paragens inesperadas em travessias.
Infelizmente muitos dos praticantes de todo o terreno e proprietários de veículos munidos deste equipamento já serviram para socorrer pessoas ou viaturas em zonas de inundação.

Guincho, se aplicado conforme as normas em nada influência a segurança quer dos passageiros, quer de terceiros, serve para reboque e segurança.
Já foi utilizado para retirar outros veículos em zonas de acidentes e em situações complicadas e de risco eminente. Muitas vezes por coincidência e porque já aconteceu, a passagem de um veículo destes num acidente, antes mesmo das forças de socorro chegarem prestar auxilio servindo de ponto de ancoragem.

Outro equipamento

Infelizmente o que tem acontecido em algumas zonas do país é o facto de não haver bom senso e começarem a multar, obrigando a este tipo de equipamento desaparecer.

Questiona-se, em caso de catástrofe, onde andam os meios de socorro civis, já percebemos que os meios de socorro públicos são escassos ou limitados, não chegam para os requisitos e se cortamos os meios civis que estão ao dispor, corremos o risco de em caso de catástrofe, não poder agir, não termos meios suficientes para acudir.

Circulação fora de estrada
Durante anos a fio, a limitação de circulação fora de estrada tem aumentado, questiona-se quantos incêndios foram conectados a este tipo de atividade?

A circulação de veículos fora de estrada, permite manter os caminhos abertos para uma posterior circulação de veículos de socorro, um caminho onde não passa ninguém, em dois anos fica inacessível!... continua a haver motivo para proibir em alguns casos a circulação fora de estrada?

Dando como exemplo, Leiria, zona “Super-Protegida”, mas, não tiveram a capacidade de a proteger dos incêndios, nem tão pouco permitiram que os praticantes e organizações fizessem parte de um projeto de prevenção aos incêndios!

Não será melhor utilizar os meios civis, de forma organizada com as associações nacionais da modalidade para que estes façam parte de um projeto de prevenção?, utilizar o conhecimento e os meios destes para um cadastro nacional de caminhos de forma a que os Bombeiros em socorro possa com alguma certeza circular fora de estrada em vez de mandarem bombeiros para zonas sem saída originando a morte destes?

Limpar Portugal, foi um projeto desenvolvido à uns anos a que as autarquias não tiveram capacidade de resposta às organizações e praticantes todo o terreno, isto de forma coordenada, há meios de o limpar Portugal funcionar o ano todo, é simples, é barato e há vontade por parte dos praticantes para que seja colocado em prática, só é necessário ter-mos a entidade que regula, promove e faz a ponte entre autarquias, sepna entre outras entidades com responsabilidade!

Não devem as organizações denunciar os caminhos que foram lavrados tornando os acessos inacessíveis e que muitas vezes limitas os acessos pelos meios de socorro???

Tudo isto são pontos que fazem parte do projeto que temos para colocar em prática e que tanta falta faria agora mas que estamos limitados pelos processos desencadeados que é do conhecimento público, no entanto é o que achamos que se pode esperar de uma Federação de Todo o Terreno Turístico!

Muito mais há a desenvolver, temos o apoio da maior parte das associações nacionais, vamos lutar por este e outros projetos.
Contamos com todos!


 

ummfly

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Informação Extra-Processos!

Tem-nos chegado alguns pedidos de ajuda no intuito promover a união de praticantes e associações com vista à integração destes no plano nacional de reforma de ordenamento florestal, meios de combate a incêndios e prevenção, limpeza, coordenação, apoios às populações afectadas, apoio de entidades públicas quer no que diz respeito ao combate, quer no que diz respeito à prevenção.

Tudo isto faz parte do nosso projeto para a FPTT, no entanto e infelizmente pelo que se tem visto, não tem sido tarefa fácil nem tem sido com a rapidez que pretendíamos!

Face ao exposto, quase somos obrigados a lançar o "plano B" em paralelo com o actual processo.

Primeiro, obrigatoriamente temos de ter uma relação comum, neste caso seria a FPTT que está praticamente resolvido, se temos tempo para esperar pela justiça??? não sabemos!

Será esta entidade comum às associações e praticantes que lhes dará voz, que terá o poder negociar junto das entidades públicas, por sua vez a responsabilidade de fazer um levantamento das necessidade nesta situação bem como em futuras e reorganizar de forma a que possamos ser uma mais valia e conseguir-mos apoiar as populações cadenciadas mais afetadas, isto pode passar pelo pedido de apoios que fácilmente são conseguidos quando uma entidade credível dá a cara!

Dia 20 deste mês vamos ter uma reunião que pode dar um novo rumo a todo este processo, faltam apenas dois dias.

Sabemos pelos milhares de comentários que temos lido que os praticantes estão muito solidários e sensibilizados para com este tipo de situações, só temos de estar juntos para levar um projeto destes a bom porto, juntos seremos fortes, aceitamos sugestões, ideias... colocaremos em prática o que for necessário, criaremos os movimentos se assim for entendido.

Pensamos que o primeiro passo será uma conferência nacional com todas as associações, são estas que devem encabeçar porque têm a capacidade de chegar aos seus filiados e praticantes.

Seguidamente, chegaremos ao SEPNA/GNR/Protecção Civil e outras entidades públicas para uma autorização especial de colaboração.

4º - Faz-se um levantamento de todas as necessidades e elabora-se um Plano Nacional de desenvolvimento de apoio que será ativado sempre que tenhamos situações de catástrofes.

5º - Coloca-se em prática.

Alguns pontos podem não fazer sentido, no entanto aos olhos da lei, a reflorestação das zonas ardidas não é livre e não pode ser feita a belo prazer de cada um!

Neste caso, terá de ser apresentado um plano de zona(s).

Concluindo, em resposta aos vários pedidos de ajuda para criar um movimento e embora faça parte do nosso projeto FPTT, podemos a qualquer momento começar a trabalhar no assunto.

O prazo de decisão final poderá ser no final deste mês após reunião com a equipa que encabeça este projeto.


 
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