• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Calculo da relação ideal do diferencial

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Bom dia, ontem acidentalmente descobri o seguinte:

- quando se muda o tamanho dos pneus, deve-se alterar a relação dos diferenciais para que o comportamento do carro não seja afectado.

Ok, até aqui já sabia, a explicação toda a gente sabe, maior velocidade do que a indicada, etc, num carro automático pode ser um verdadeiro problema, bla bla bla.

O que não sabia era como calcular a relação adequada conforme o aumento dos pneus:

Relação ideal = tamanho pneus novos x relação existente / tamanho pneus antigos

Ora, assim sendo, num umm turbo, com relação 4,88 e pneus 29 de origem, se alterar para pneus 32 dá o seguinte:

32 x 4,88 / 29 = 5,38

Ou seja, na teoria, eu tenho relações atmosféricas, coloquei pneus 32 e tinha pneus 29. Pelas contas vou ficar com um comportamento semelhante a um umm turbo com pneus 29.

Na prática, alguém me pode confirmar isso?

Já alguém fez essa alteração? Já alguém andou num umm com relaçoes atmosféricas e pneus 32 e num umm relações turbo com pneus 29 e possa confirmar isso?

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
Boa! vou acompanhar isto, é pertinente e interessante.
Sou menino para quando tiver o turbo a circular com pneus 31, fazer umas trocas baldrocas com os pneus originais do atmosférico no turbo, e vice-versa, para sentir diferenças, pelo menos de velocímetro.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
O meu está com um andamento muito bom e ainda faltam os kits todos do terrax4. Quando levar isso, nem quero imaginar.

Estou a ponderar colocar eixos do turbo, mas tenho pena de tirar os meus. Quero alguma velocidade de ponta mas não quero perder a pica de andar nos caminhos da aldeia e os outros carros não me acompanharem. Espero opiniões dos conhecedores

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
Sim é mesmo assim. Eu tinha 32/11.5R15 com relações 5.38 e agora tenho os 235/75R15 com relação 4.88.

É praticamente a mesma coisa, não notei diferenças relevantes. Apenas tive a impressão que com o setup mais curto o carro ainda assim era ligeiramente mais nervoso, mas era uma coisa mínima mesmo, ao nível de uma ligeira impressão.

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006
quote:Originally posted by herrdoctor

O meu está com um andamento muito bom e ainda faltam os kits todos do terrax4. Quando levar isso, nem quero imaginar.

Estou a ponderar colocar eixos do turbo, mas tenho pena de tirar os meus. Quero alguma velocidade de ponta mas não quero perder a poça de andar nos caminhos da aldeia é os outros carris não me acompanharem. Espero opiniões dos conhecedores

Com os kits que lhe vais montar, pode bem com a 4.88. Contudo se não pretendes fazer viagens longas em auto-estrada deverias ter um pouco mais de calma antes de fazer essa alteração.

Vais ganhar (salvo erro) uns 8% de velocidade, é bastante não pela velocidade, mas pelo trabalhar do motor que fica mais suave. Contudo em contrapartida, o esforço sobre a transmissão em global (desde embraiagem até ao eixo) também é maior. O motor em subidas também tem um pouco mais de esforço e com o veneno que lhe vais aplicar tende a aquecer se não tens juízo.

A minha sugestão seria arranjar um diferencial turbo emprestado para montar atrás e experimentar durante 1 ou duas semanas. Assim tens uma noção realista de como fica o teu UMM. Não sei se o Bruno tem algum que te possa ceder, eu sei que tenha um em bom estado para os lados de Vila Real, como está a encarnar um UMM não deve necessitar dele, mas não sei se terás sorte, é conhecido por ter fraco feitio e não pagar as dividas à esposa.

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
quote:Originally posted by Aldeia

Estou a ponderar colocar eixos do turbo, mas tenho pena de tirar os meus. Quero alguma velocidade de ponta mas não quero perder a poça de andar nos caminhos da aldeia é os outros carris não me acompanharem. Espero opiniões dos conhecedores

Com os kits que lhe vais montar, pode bem com a 4.88. Contudo se não pretendes fazer viagens longas em auto-estrada deverias ter um pouco mais de calma antes de fazer essa alteração.

Vais ganhar (salvo erro) uns 8% de velocidade, é bastante não pela velocidade, mas pelo trabalhar do motor que fica mais suave. Contudo em contrapartida, o esforço sobre a transmissão em global (desde embraiagem até ao eixo) também é maior. O motor em subidas também tem um pouco mais de esforço e com o veneno que lhe vais aplicar tende a aquecer se não tens juízo.

A minha sugestão seria arranjar um diferencial turbo emprestado para montar atrás e experimentar durante 1 ou duas semanas. Assim tens uma noção realista de como fica o teu UMM. Não sei se o Bruno tem algum que te possa ceder, eu sei que tenha um em bom estado para os lados de Vila Real, como está a encarnar um UMM não deve necessitar dele, mas não sei se terás sorte, é conhecido por ter fraco feitio e não pagar as dividas à esposa.

Mau feitio é o senhor que rouba cilindrado às viaturas!
Se forre há uns 2 ou 3 meses atrás emprestava sem problema nenhum, pois a mobilização era escassa ou nenhuma.
Neste momento está prestes a ir para a pintura, e depois da pintura em poucos dias deve estar pronto para ir ao IPO.

Quanto às dividas, serão pagas a seu tempo. :p

NMoutinho

UMM
Registo
23 Ago 2016
quote:Originally posted by NMoutinho

Mau feitio é o senhor que rouba cilindrada às viaturas!
Se forre há uns 2 ou 3 meses atrás emprestava sem problema nenhum, pois a mobilização era escassa ou nenhuma.
Neste momento está prestes a ir para a pintura, e depois da pintura em poucos dias deve estar pronto para ir ao IPO.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Vou seguir o teu conselho. Acho que consigo um eixo traseiro para trás turbo. O problema é que tenho que substituir as bases e os Us porque os meus eixos são GKN. E depois voltar a lixar e a pintar tudo. E rezar para que no minimo venha igual ao meu.

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016

Nuno, és tu o tipo de vila real? Nunca chegava lá.......

Aldeia

Administrator
Staff
Registo
31 Jul 2006

Aproveita enquanto te deixa pagar com o corpo....:D

Registo
29 Abr 2014
Tudo certíssimo até à data.

E baralhando ainda mais as ideias.... pode-se chegar a um bom compromisso com a escolha de um volante de motor.

Tudo depende do objetivo final.

Podes ter um UMM com relações longas e pneus 33 e estar super rápido a subir de rotação mas a perder binário em alta rotação.

Se quiseres viajar, é volante pesado e rodas grandes. O motor vai aguentar e consumir bem menos a rotação alta. Vais é ficar com o dito mais molengão a subir rotação.

Por exemplo eu tenho pneus 31, relações atm e volante atm.

rjoina

UMM
Registo
18 Fev 2011
Então e quem me ajuda a fazer as contas para o meu cournil
Pneus 33
Motor 2.1td com volante do xm mais pequeno que do 605
Com caixa de 5

Aveiras a concelho

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
quote:Originally posted by LuisPSilva

Tudo certíssimo até à data.

E baralhando ainda mais as ideias.... pode-se chegar a um bom compromisso com a escolha de um volante de motor.

Tudo depende do objetivo final.

Podes ter um UMM com relações longas e pneus 33 e estar super rápido a subir de rotação mas a perder binário em alta rotação.

Se quiseres viajar, é volante pesado e rodas grandes. O motor vai aguentar e consumir bem menos a rotação alta. Vais é ficar com o dito mais molengão a subir rotação.

Por exemplo eu tenho pneus 31, relações atm e volante atm.

Aí ja estamos a falar de coisas muito avançadas. Estas contas são principalmente para os carros automáticos, porque se alterares os pneus e não alterares as relações corres o risco de para a mesma velocidade de cruzeiro ires numa faixa de rotação mais baixa e que coincide com a troca de mudança e o carro anda sempre a meter e a tirar mudanças mal toque no acelerador.

Eu achava a minha velocidade de cruzeiro baixa, a partir de 90km é desagradável de conduzir. Troquei os pneus 29 por uns 32 e em termos de velocidade essa troca é quase equivalente a trocar a relação atmosférica pela do turbo. Assim fico com a velocidade de ponta do turbo sem ter que trocar a relação.

Acho que as contas só se referem mesmo à relação velocidade/rpm.

Agora existem inumeras alterações que afectam outras variantes. E aí o melhor é abrir outro tópico

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
Relação de diferencial: você sabe como funciona?

Para toda velocidade é necessária uma certa quantia de potência do motor, que é definido pela resistência do arrasto aerodinâmico do carro e do atrito com o solo. Em termos off-road contamos também com a resistência ou os desníveis do terreno. O que define o desempenho do Jeep em off-road, além da potência do motor é, principalmente, a relação do diferencial do jipe. Por exemplo: um diferencial com uma relação "longa", em trilha, muitas vezes requer mais potência e torque para locomover o veículo do que outro com uma relação "curta". Por outro lado, em deslocamentos em rodovias, um jipe com uma relação mais longa roda mais e com o motor em baixo giro, enquanto outro com relação curta precisa manter o motor em alto giro para manter a mesma velocidade. Qual então é a relação certa? Sempre vai depender do uso que você vai dar ao seu carro. Um jipe que desenvolve mais ou um que 'sobe em coqueiro'.

As expressões 'relação curta' e 'longa' se referem às relações de transmissão dos diferenciais. Uma relação de transmissão alta, que transforma muita rotação em poucas é chamada de 'curta' é dá ao carro mais força nas arrancadas e subidas. Já uma relação baixa, é chamada de longa e deixa o carro mais 'fraco' mas com desenvolvimento de velocidade final maior.

Para exemplificar, vamos citar o diferencial Dana 44 do Jeep Willys. Uma das relações mais comuns é a relação 43:8 que significa que a coroa tem 43 dentes e o pinhão 8. A relação desta combinação também é expressa pela divisão matemática de 43/8 - número de dentes da coroa dividido pelo número de dentes do pinhão - o que neste caso é 5.375. Podemos dizer com este número que o pinhão tem que girar 5,375 vezes para que a coroa complete uma volta. Como o valor 5,38 é alto, esta relação é chamada de 'curta'. Uma das relações do diferencial da F-1000 é a 46:13 que resulta em uma relação de transmissão de 3,54, uma relação longa.

No caso do diferencial Dana 44, existem no Brasil oito relações de transmissão diferentes que equipam de jipes a F-1000. A razão de tantas relações diferentes está na necessidade das montadoras em adequar uma relação específica para cada veículo. Isto acaba possibilitando também a mudança da relação do diferencial original. Mas porque alterar a relação do jipe?

Atualmente, são poucos os jipes que rodam com os pneus originais e a maioria dos 'jipeiros' opta por usar pneus maiores. No caso do Jeep por exemplo, quase não se vê os pneus originais, o militar 6.00 x 16. A grande maioria usa pneus com tamanho 7.50 x 16. O que acontece é que se altera a relação de transmissão desde o cardã até o solo. A relação diferencial não mudou mas mesmo assim a relação total ficou mais longa. Isto se deve ao fato de que o perímetro do pneu ser maior. Trocando em miúdos, com a mesma quantidade de voltas do cardã, o Jeep andou um espaço maior. No caso dos pneus 7.50 x 16, a diferença só é sensível logo após a troca dos pneus pois logo se acostuma com o novo desempenho do Jeep, que caiu devido à necessidade de maior torque. Quanto maior o pneu, maior será a queda. Com certeza, com um pneu 35x12,5 esta queda vai se tornar preocupante. O Jeep simplesmente não tem mais força para arrancar em terreno acidentado, sendo necessário o uso da reduzida. E está aí a solução: é preciso reduzir mais a relação coroa - pinhão para conseguir reduzir a relação de transmissão final. Quem usa a relação 44:9 pode experimentar a relação 43:8 ou 53:9.

Existe ainda outra possibilidade em que a mudança da relação é necessária: substituição do motor. É comum a troca de motores originais por modelos mais potentes e neste casos, quando o novo conjunto motor / caixa fica muito reduzido é indicada a mudança na relação do diferencial. Vale lembrar também, que estas duas modificações - motor mais potente e pneus maiores -, muito comum quando o assunto é adaptações, pode não comprometer a relação final do carro já que o novo motor deixa o carro mais reduzido mas o pneu maior compensa a diferença deixando a relação próxima à original.

Será que isto ajuda em alguma coisa...!!!

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Fogo, eu só queria uma desculpa para não mudar os diferenciais e vou acabar com um curso de engenharia.

Ok, eu mudei os pneus de 29 para 32. Mas mudei o motor de atmosférico para turbo e ainda vai levar muita vitamina.

O uso vai ser 60% estradas secundárias, 20% monte é 20% autoestrada.

O melhor é ter calma e testar.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010
E como mais ninguém comentou, o que é o normal, acho que as dúvidas ficaram todas tiradas...!!!
Afinal Pedro em que é que a coisa vai ficar, "tiro ou não tiro"...!!!

herrdoctor

Pedro Faria
Registo
4 Out 2016
Vou seguir o conselho do aldeia. Primeiro vou experimentar. Se gostar, mantenho, se achar que esgota rapido, mudo.

O "problema" é que estou a fazer muitas alterações ao mesmo tempo, por isso nao sei qual vai ser o resultado final.

Troquei de pneus 29 para 32 e ao mesmo tempo coloquei motor turbo. Ainda só fiz cerca de 500km depois de retificar o motor e cada vez que ando com ele, parece que anda mais.

A ultima vez que andei com ele, estava com um andamento muito bom. Neste momento está no terraX4 para levar bomba stage 3, injectores stage 3 e turbo stage 2. Por isso não faço mesmo a minima ideia como vai ficar o carro.

Eduardo Filipe

SupremUMM
Registo
5 Dez 2010

Vou seguir o conselho do aldeia. Primeiro vou experimentar. Se gostar, mantenho, se achar que esgota rapido, mudo.

O "problema" é que estou a fazer muitas alterações ao mesmo tempo, por isso nao sei qual vai ser o resultado final.

Troquei de pneus 29 para 32 e ao mesmo tempo coloquei motor turbo. Ainda só fiz cerca de 500km depois de retificar o motor e cada vez que ando com ele, parece que anda mais.

A ultima vez que andei com ele, estava com um andamento muito bom. Neste momento está no terraX4 para levar bomba stage 3, injectores stage 3 e turbo stage 2. Por isso não faço mesmo a minima ideia como vai ficar o carro.

Vai ficar uma "Bomba" de certeza absoluta, vamos a ver se as "travadeiras" depois o conseguem segurar...!!!:D:D:D:D:D

MIRANDA

UMM
Registo
19 Abr 2010
Boa tarde!

Precisava de uma ajuda no que diz respeito ás velocidades/rpm com 2 relações diferentes:

Ás 2500 RPM a que velocidade vou com os seguintes pressupostos (pneus 255/85/16):

Relação 4,626

Relação 3,9

Obrigado

StreetGT

Tiago Cardoso
Staff
Registo
22 Jan 2019
Vamos lá usar o ChatGPT, temos de ter em conta a caixa de velocidades (e provavelmente até a da caixa de transferências, vamos assumir que é 1:1), fazendo os cálculos só com a caixa de velocidades (5º a relação é 0.79 de uma BA10/5),

1745515879292.png

🧮 Fórmula ajustada com relação de 5ª (0.79):​

1745515722309.png

• Circunferência = 2,72 m
  • RPM = 2500
  • Relação 5ª = 0.79
  • Relações diferenciais: 4.626 e 3.9

1745515748569.png

✅ Resultado atualizado:​

Relação finalVelocidade a 2500 RPM (5ª a 0.79)
4,626~112 km/h
3,9~132 km/h

Continuado... recorrendo aos meus apontamentos, a caixa de transferencias não é 1:1

1745516173947.png

Logo vamos ter de atualizar os calclos:

⚙️ Relações agora envolvidas:​

• Relação 5ª marcha: 0,79
  • Caixa de transferências (alta): 0,966
  • Relações de diferenciais: 4,626 e 3,9
  • Pneus: 255/85 R16 → circunferência ≈ 2,72 metros
  • RPM: 2500
1745516253541.png

📊 Tabela atualizada:​

Relação finalVelocidade a 2500 RPM (5ª a 0,79 + transf. 0,966)
4,626~116 km/h
3,9~137 km/h

Última edição:
Top Inferior