• Bem-vindo/a Convidado

O ForUMM/For-UMM é um espaço público on-line de debate de temas ligados aos veículos da marca UMM, aberto a todos os interessados que nele queiram participar de acordo com as condições especificadas em Termos e Regras – ver no fim da página.

Sem registo, não terá acesso à totalidade da informação que consta nesta plataforma!

Após o registo deverá apresentar-se à comunidade, seguindo as regras apresentadas no momento de se apresentar. Após a aprovação da apresentação estará pronto para participar no ForUMM/For-UMM em toda a sua plenitude.

Junte-se a nós! Esta comunidade recebe com gosto quem quer participar.

A Administração, ForUMM.

Caixa ZF Alter 1

Registo
30 Mar 2006
Boas, alguem sabe como se faz nesta caixa para poder engrenar as lentas sem ter que ligar as 4x4, na minha pantera tem uma segurança, não consigo por em lentas sem 4x4:blush:
Já ouvi dizer que existe um segredo para eliminar esta segurança.

alex

UMMzão
Registo
7 Dez 2006
Penso que haja um batente entre as manetes que impede tal movimento, mas amanhã já vejo isso, caso ninguém confirme primeiro.

cUMMprimenTTos

Alexandre Madeira
Sócio Club UMM nº236
UMM Cournil 04/83

JummP

UMM
Registo
9 Jan 2007
eu consigo engrenar as lentas só com tração traseira, mas acho que a alteração é dentro
da caixa de transferencias
o meu mecânico é que fez isso e como tenho que lá ir :) na 2ª feira, se não me esquecer
pergunto-lhe como fez

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Boas;

Tem um pino de interdição entre os veios que são accionados pelas alavancas. Esse pino faz com que as alavancas tenham que estar sempre em sentido contrario uma da outra.

Se se forçar um bocado dá para ligar as baixas só com a tracção traseira, mas isso também não dá saúde nenhuma ao diferencial.

cUMMprimentos;

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Boas!
Tem que se abrir a caixa. É uma esfera que faz isso e tem que se tirar.

Eu ando no monte sempre em baixas e ligo o diferencial da frente sempre que preciso. É maneira de poupar as altas para a estrada... :) Desde que não se exagere... nunca tive problema algum. Dana 44 rules... :)

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

Registo
1 Out 2008
Olá Pessoal.Pelo que dizem os entendidos , esse procedimento não nada aconselhavel ou saudavel , pois deve-se engrenar as baixas com as 4 a puxar , conheço um sr. que fez isso ,num passeio so a puxar atras e com as redutoras ligadas , e la se foi o 44 para a sucata.

cUMMprimentos J.Silva

Registo
30 Mar 2006
Ora Boas,
Eu sei que não se deve esforçar o Dif de traz em lentas, mas por vezes para manobras apertadas principalmente com o atrelado dá jeito as lentas sem ter as 4x4 ligadas, porque certas manobras em altas esforça a embraiagem, pensei que fosse fácil, mas se tenho que abrir a caixa, assim não vale a pena.
Agradeço a ajuda ;)

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

Isso e só mitos... lentas ou altas sempre a fundo. Tira fora a peça que impede isso e vai curtir.

Se partiu de marcha a trás e não ia a rebocar e porque algo não estava bom

Cummps

toz

UMM
Registo
31 Mar 2006
Sou da opinião do Mauro.
Se estiver em condições, não parte com duas tretas. Já subi muita treta só com tracção atrás e nunca parti nada no diferencial detrás!

Se é para puxar reboque, basta desligar os cubos. É mais simples. :)

Cumprimentos.
Tozé.

www.UMMistas.com
Sócio nº 3

Deus é bom, mas o vinho...

ummendes

UMM
Registo
27 Ago 2007
o meu cournil já tem muito monte na chapa só em redutoras
com pneus á "home" e sem stresse.
é só retirar um pino que fica dentro entre as duas alavancas
é fácil fazer com a caixa no lugar,basta tirar a parte das alavancas fora.

cUMMprimenTTos
Carlos Mendes

www.UMMistas.com

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Nao se trata de mito. Em baixas o binario a roda sera muito superior (e para isso que servem as baixas), esse binario passa todo pelos dentes do diferencial. Se imaginarmos as forcas aplicadas no dente do diferencial; temos de um lado a forca que vem da caixa de transferencias e do outro o forca resultante do binario resistente na roda (que depende do peso do carro, inercia, obstaculos, etc). Com traccao ligada (4 rodas com traccao) dividimos por dois o binario resistente e na mesma proporcao os esforcos aplicados no dente.

Nao querendo ofender ninguem, estas caixas foram pensadas e calculadas por quem sabe e nao por "curiosos". As segurancas existem para proteger a mecanica.

cUMMprimentos

show_time

UMMzão
Registo
9 Dez 2008
Boas

Acredita que a nossa mecânica aguenta bem isso. Nas caixas de transferência de alumínio ligas o que quiseres a vontade.

A maior parte do fórum não tem a noção do que um Dana 44 aguenta. Não e com um indenor em redutoras e um eixo em perfeito estado de conservação e um bom condutor que o deitas

Cummps

Abreu

UMM
Registo
25 Mai 2009
Existe na mecânica um fenómeno que se chama "fadiga". Quando um órgão ou componente é dimensionado, o numero de ciclos de resistência à fadiga mecânica é tido em consideração e é esse numero que vai indicar "mais ou menos" quando se dará a rotura.

Não digo que o diferencial ou algum carreto da caixa vai partir com uma utilização desse tipo, ou duas ou três,no entanto podemos ter a certeza que vai partir muito mais cedo do que seria suposto.

É também importante ter em conta que o a equação de forças com o binário resistente não existe só no diferencial, existe também nos carretos (ou correntes) da caixa de transferências.

cUMMprimentos;

Registo
29 Abr 2012
Amigo abreu eu tambem tive física I e II , resistencia de materiais e tecnologia mecânica e lido com problemas deses todos os dias .Tenho a certeza que os projectistas da ZF previram tudo isso , as tabelas de resistencia são feitas com valores muitos superiores aos ensaios de rotura com os devidos ceficientes aplicados .É justamanete pelos conhecimentos de engenharia mecânica que opino desta forma ,obviamete que quanto maior o momento a que o componente está sujeito e um maior numero de ciclos ,menor será a esperança de vida do mesmo mas isso aplica-se a tudo .Dessa forma o melhor é nunca fazermos subidas com o UMM pois o aumento do Angulo aumenta a força aplicada e como a massa é constante aumenta desta forma o momento a que se sujeitam todos os componentes rotativos.

Alcobaça

[email protected]

Registo
30 Mar 2006
Èpá...o que eu já fui aqui arranjar...:blush::D
E tenho consciência que a força exercida sobre o D44 traseiro com redutoras é elevado e não se deve abusar, isso eu sei;) mas obrigado na mesma com a dica.
O que eu quero por vezes é reduzir a velocidade em manobras mais complicadas com o atrelado, senão ando sempre a ter que esforçar a embraiagem.

Registo
30 Mar 2006
Jeropiga não tenho, castanhas arranjam-se:De agua pé:p
Mas para isso tb não é preciso estar a dar trabalho a ti, basta avisares e aparecer:D:D e explicar-me como se faz, era mesmo isso que eu queria saber para com calma meter mãos á obra.
Mas se isso implicar desmontar a cx, também não vale a pena o trabalho.

Top Inferior